terça-feira, 29 de maio de 2012

Critica: Homens de Preto 3

Não é necessário procurar muito para ver evidências claras da falência criativa de Hollywood, e talvez não haja sinal mais claro do que a onda gigantesca de remakes, adaptações de séries velhas e releituras que tem assolado o cinema americano nos últimos cinco anos. Mas nada chega a um nível tão óbvio quanto fazer uma terceira iteração de um filme de 14 anos atrás - e cuja sequência foi "mais do mesmo" há precisos DEZ anos. E este é o caso de Homens de Preto 3: total falência criativa.

Não que o filme seja ruim, é apenas dolorosamente derivativo - e certamente, de forma alguma é bom. São poucos os filmes que conseguem ficar tão insipidos quanto MiB3 e serem completamente "medianos", começando pelos personagens. Por um lado pouco tempo de cena de Tommy Lee Jones (o agente K) consegue dar finalmente um pouco de emoção ao sisudo e veterano agente, e de maneira convincente, e Josh Brolin ficou impressionante como um jovem K (e deixaram ele igual ao Tommy Lee Jones).

Por outro... Will Smith já cansou como o agente J, e era de se esperar que após 14 anos ele tivesse amadurecido ao menos um pouco. O vilão, Boris o Animal (Jemaine Clement), até seria interessante para a série de animação de MiB - mas para um filme de duas horas, ele é simplesmente unidimensional demais. Mas o ponto incomodo de MiB3 é Griff, o Arcaniano (Michael Stuhlbarg): um personagem que se destaca por dizer o que vai acontecer logo antes do evento. Se ele fosse um personagem de uma cena, tudo bem... Mas não, ele é uma figura central, e muito cansativa.

E é lamentável que o filme use de viagem no tempo apenas para explorar o passado do K, quando haviam tantas coisas nessa época que servem de material para MiB. O filme até tem boas sacadas - tanto no centro das cenas, como o Agente W (vulgo Andy Warhol), infiltrado no mundo da moda nos anos 60, quanto no fundo ("o proprietário da cabine policial azul, queira por favor comparecer a recepção" foi uma delas). E ainda por cima aproveitou mal o gancho da questão racial nos anos 60, isso depois de levantar o problema antes do salto temporal. Outro problema é a quantidade imensa de "lembrem-se do cara novo", com personagens como a agente O (Emma Thompson), e o falecido pai do agente J, nunca antes mencionados, enquanto personagens icônicos da franquia, como Frank o Pug e os gêmeos Bob e *coisa impronunciável* sumiram quase completamente.

Mas o ponto que mais me desapontou foi a questão visual. Enquanto o primeiro filme se destacava pelo excelente design de criaturas, esse terceiro parece ter economizado profundamente nesse aspecto. Foi uma jogada esperta os aliens estilo "máscara de latex" nos anos 60? Certamente que sim. Isso desculpa o vilão ter menos de dez segundos da sua forma verdadeira? Definitivamente não. Os únicos bons designs estão no começo do filme, e ainda assim teve alguns que me irritaram pela cara de pau - um dos aliens do restaurante do Wu tem a mesma maquiagem dos vampiros de Buffy, e isso é simplesmente preguiçoso.
Mas de forma geral, MiB 3 não é um filme ruim. Só não tem nada de excepcionalmente bom. É um filme divertido, nad mais. Certamente não justifica reviver a franquia.


6 comentários:

  1. Estou com ideias de ir ver, não a pensar que será um grande filme, não o é de certeza (e já me tiraste algumas dúvidas), mas apenas por diversão e desculpa para dar uma saída com a minha mulher!
    Jantar fora, beber umas "fresquinhas" e a seguir um pouco de cinema pipoca!
    :D

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você em tudo, principalmente no alienígena "Buffy" da cena do restaurante, TRÁGICO. e quer saber? Esse filme "Sessão da Tarde" já bateu os Vingadores...rs Em tempo: eu sou de uma minoria na face da Terra que detesta o Will Smith, nunca vou no cinema porque ele está em um filme, muito pelo contrário. Ah, e por favor, parece que estão desesperadamente querendo ganhar dinheiro desonesto com franquias antigas antes que seus atores morram de velhice...vide também o caso do Indyana Jones...parece que vai ter outro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista um maluco no pedaço que você vai começar a gostar do will smith

      Excluir
  3. MIB que vale é só o primeiro.

    Esse para ser sincero só vou ver quando sair em DVD.

    ResponderExcluir
  4. São bons atores em situações que para muita gente parecem novas:) TAlvez valha muito a pena para um novo público não habituado a viagens temporais:)

    ResponderExcluir
  5. Nossa, pessoal... Os efeitos e os atores podem ser ótimos, mas este filme nunca me agradou... Não sei pq...

    ResponderExcluir