segunda-feira, 14 de maio de 2012

Battleship: Você afundou minha boa vontade!

Existem ocasiões em que uma boa direção, um bom roteiro ou uma bela cenografia conseguem salvar até a pior das premissas. Alguns filmes se destacam como obras de qualidade, mesmo com um roteiro pífio, ou um visual fraco, por que algum elemento se destaca de tal maneira que o espectador consegue ignorar a ausência do resto. Mas quando o que tenta salvar a fita são os efeitos especiais, são raros os sucessos, e Battleship: Batalha dos Mares definitivamente não é um dos casos que escapa da mediocridade.



Com uma trama quase inexistente, personagens entre “descartáveis” e “irritantes”, um protagonista insuportável, e uma completa falta daquilo que mentes racionais chamariam de “nexo”, “coerência”, ou “sentido”, Battleship não passa de um espetáculo de explosões digno do diretor Michael Bay, e é de se surpreender que ele não seja o responsável por este fiasco. Não, quem assina essa “obra prima” é Peter Berg, de outros dois filmes que esqueceram de ser algo além de pipoca: O Reino (2007) e Hancock (2008).

O nosso “herói” é Alex Hopper (Taylor Kitsch), um jovem irresponsável, impulsivo, e arrogante. Um completo oposto do irmão, Stone Hopper (Alexander Skarsgard ), um bem sucedido oficial da marinha. Depois que Alex invade uma loja de conveniência para roubar um burrito de frango e impressionar Sam (Brooklyn Decker), a filha do almirante Shane (Liam Neeson, que deve ter recebido uma fortuna por esse filme), Stone obriga o irmão a entrar para a marinha junto com ele. Cinco anos depois, Alex não mudou nada, e esta a beira da expulsão depois de agredir o capitão Nagata (Tadanobu Asano), quando alienígenas atacam durante um exercício simulado.

Qualquer detalhe além desse em termos de roteiro é só para o filme não parecer tão desmiolado. De certa maneira Battleship é um filme grandioso: definitivamente não em qualidade, mas em escala, em volume, e no nível de descaso que tem com o intelecto da audiência. Tem algo profundamente errado em um filme onde o protagonista é o personagem mais irritante, em meio à uma horda de personagens insuportáveis, e que cruza a linha do intolerável em sua primeira cena. E algo ainda mais errado quando a atuação menos horrível é da cantora Rihanna (não estou brincando, ela está nesse fiasco, porque alguém achou que era uma boa ideia).

Em ponto algum as motivações dos antagonistas são exploradas. O máximo que há de "porque" para o ataque alienígena (com apenas cinco embarcações!) é uma cena no começo do filme onde mandam um sinal de rádio para um planeta no sistema Gliese 621, e só. Não que fosse crível esperar um filme profundo partindo de um material de origem como...batalha naval. Talvez a única coisa realmente digna de nota no trabalho do Berg tenha sido construir uma cena inteira em cima das mecânicas do jogo. Pena que não salva o resto do filme, e nem desculpa basear um filme em batalha naval sem nunca proferir a frase “Você afundou meu navio de guerra”!

Se for assistir Battleship, deixe seu cérebro em casa. Sim, é um filme bonito, e algumas das cenas de batalha são muito bem montadas. Mas isso nem chega perto de perdoar o resto. Battleship é um filme de uma estupidez de proporções oceânicas, e que em minha opinião conseguiu fazer o improvável: ser pior do que a Vingança dos Derrotados. Se realmente quer ver isso, assista o trailer: ele tem tudo que o filme tem de "bom", os efeitos especiais e as explosões. O resto... ignorável.


5 comentários:

  1. Ok.... já vi que é um filme merdoso...
    LOL
    :D

    ResponderExcluir
  2. Consegue ser pior que "Vingança dos derrotados"? Sim!!! Tem Rihanna atuando nele!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom só vou assistir o filme quando sair em DVD.

    Sendo ruim aí que eu fico sem pressa de assistir.

    ResponderExcluir
  4. Desde Jurassic Park efeitos especiais são OBRIGAÇÃO pra qualquer filme. Antigamente você aguentava qualquer m! em nome de uma cena bem elaborada.

    Larga essa joça no limbo e, pior, coitado de quem baixar, locar ou "pegar" essa parada num canal a cabo da vida.

    E, Victor, faço das tuas palavras as minhas. :D

    ResponderExcluir