domingo, 27 de maio de 2012

Argumentos ocos: "Beltrano é mais forte, portanto X é uma série melhor"

Mais uma série sem periodicidade (mas que eu já tenho dois outros em mente), argumentos ocos, desconstruindo o tipo de "argumentação" vazia que surge constantemente no meio nerd, e começando em "grande estilo" com o que eu chamo do Argumento DBZ: "O Goku daria uma surra em *insira personagem aqui*, portanto DBZ é melhor".

Não importa qual a série em questão. Não importa sequer se é uma série de ação, ou se as premissas estão certas, em algum lugar da Web - ou as vezes em uma conversa direta - alguém vai alegar que a série X é melhor que a série Y porque o protagonista da primeira é "mais forte". Eu também chamo isso de o argumento God of War - porque a fanbase do Kratos tinha uma época que adorava dizer que o Kratos é mais foda, portanto GoW é melhor que *insira jogo aqui*.

Em uma situação normal eu não precisaria entrar em detalhes de porque esse tipo de detalhe não influência em nada na qualidade do material discutido, mas a prevalência dessa sandice me força a entrar nesse aspecto antes de todos os outros. Eu realmente gostaria que alguém me explicasse como "o Vegeta poder destruir planetas" (em um filler) faz de DBZ uma obra melhor escrita do que, digamos, Hokuto no Ken (para se manter no mesmo gênero). Ou como o Strike Freedom (de Gundam SEED Destiny) ser uma máquina de destruição intocável faz de GSD uma série melhor do que 0080, ou como o Superman é um personagem melhor que o Aquaman só por ter mais poderes.

O que torna uma história boa? Certamente não é "o protagonista ser invencível", mas sim personagens interessantes, uma boa cadência, uma trama cativante, desenvolvimento de personagem... Coisas que faltam muito para certas "histórias". De uma certa maneira, essa argumentação é uma muleta: quando acabam os pontos para afirmar superioridade da sua franquia preferida, se apela para "meu protagonista bate no seu". É quase como criança pequena com "meu pai é mais *insira adjetivo* que o seu". Talvez por isso seja tão predominante em certas fanbases.

arte por aruvinu.deviantart.com
Vide Gundam SEED Destiny: tem personagens mais interessantes que outras séries de Gundam? Não, tem um monte de personagens unidimensionais, e nada mais. Tem uma trama boa? Outro zero, tem uma tentativa muito mal feita de recriar Zeta Gundam, e um protagonista que é abandonado pela trama no meio, dando lugar ao protagonista anterior. Tem cenas de ação boas? Durante a primeira metade da série, sim - depois disso, é "olhem como o Strike Freedom é awesome". E confrontados com o fato de que tem numerosas séries de Gundam melhores por aí, para não mencionar outros mechas, qual a reação dos fans de SEED Destiny? "Mas o Kira derrotava todos eles". ( e como notado abaixo, raramente é uma afirmação verdadeira).

O raciocínio vazio se torna ainda mais "hã?!" quando se nota que uma crítica comum a certos personagens é que eles são "poderosos demais". E muitas vezes, esse outro argumento é usado pelos mesmos que alegam que DBZ é o melhor anime do mundo porque o Goku pode explodir planetas.

Mas há um outro ponto em que esse discurso se torna insuportável: quando ele se torna completamente desconectado da "realidade" ficcional da qual está tratando. Em si, já não é uma resposta válida, mas se torna quase cômico quando tem manifestações dementes como alegar que qualquer personagem de DBZ venceria, digamos, Tengen Toppa Gurren Lagann - uma máquina grande o bastante para usar GALÁXIAS como Shurikens. Por isso que eu chamo de argumento DBZ: a fanbase de Dragon Ball é a primeira a saltar nesse trem, especialmente quando a afirmação estaria errada.

E aí se veem tentativas de justificar como o elenco de Dragon Ball é melhor que *insira coisa aqui* por que são mais fortes - mesmo não sendo. E DBZ definitivamente ganha o troféu "não tenho com o que argumentar": os personagens são superficiais, tem dois que são interessantes e tem desenvolvimento (embora sejam o mesmo arquétipo). A trama é vazia, os vilões são maus por serem maus, e o andamento da série original é vagaroso. Não que seja RUIM, não me levem a mau: mas não é de forma alguma uma série profunda, ou bem escrita.



Se depender da fanbase de DBZ, personagens de fato divinos como Asura, o Destruidor, War God Demonbane, e o mencionado TTGL se movem a menos que a velocidade do som, e não conseguiriam destruir uma montanha - mesmo sendo demonstrados destruindo planetas e estrelas sem muito esforço - enquanto o Kuririn é capaz de explodir o sistema solar com um peido. E essa é a pior parte desse tipo de discussão: ela envolve fãs irracionais inventando poderes do nada, e apagando habilidades da oposição para que o seu personagem ganhe. Já vi muitas discussões de Superman vs Goku que colocam um hipotético (e nunca demonstrado) Goku pós DBGT contra um Superman pós-crise - como se fosse justo colocar um no seu ponto máximo, e outro em um dos pontos mais baixos da sua carreira.


Vai encarar? E isso é só a primeira forma do Emperor... Porém, Äh
continua sendo um mangá fraquinho, e sem final, mesmo com  o
rei do absurdo aqui.
O que eu estou querendo dizer é: Getter Emperor soca todos eles, e vocês não podem me provar errado, mas isso não faz de Getter Robo Äh um mangá melhor ou pior. (Muito pelo contrário: Por mais "épico" que seja, é a obra mais fraca de Ken Ishikawa).

8 comentários:

  1. Claro, no fundo, o poder do personagem em relação a personagens de outras publicações não diz absolutamente nada. Para que comparar, sei lá, Goku com Seya? Isto não contribui em nada para os personagens, é apenas coisa de fã.

    Agora, um parenteses: sem dúvida, DBZ é a história com a PIOR "escala de poder" de todos os tempos. Se um personagem mequetrefe, como o Picollo consegue destruir a Lua (!!) sem muito esforço...

    Nesse ponto eu desisti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior Alex: se depender dos feitos dos personagens, todo mundo foi ficando mais fraco ao longo de DBZ, vendo que a escala de destruição foi ficando cada vez menor.... DBZ é o melhor exemplo de fracasso em respeitar a regra básica de "mostre, não fale". Ficam falando e falando de como todo mundo é mega ultra forte, mas o nível das lutas não aumenta, só ficam mais esticadas, e coisas acontecem fora de imagem ¬¬

      Excluir
  2. Se fosse por isso Chuck Norris é o melhor porque derrota até Deus... ou Batman é o mais forte porque tem planos de contingência até contra os pais dele se voltarem a vida ou não vida como zumbis...que falta de sexo dessa galera, não? No caso do Dragon Ball ou Cacaleiros do Zodíaco, ou Naruto...sei lá, os animes em geral japoneses, o que ainda me faz defendê-los é o elemento superação...eles ficam mais fortes para vencer obstáculos cada vez maiores...rs mas até aí, o HULK é o mais forte que há, homenzinhos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de DB, mas do Manga. É uma excelente estória como entretenimento, mas para mim fica por aí!

    O que faz uma personagem ser melhor que outra não é rebentar com o sistema solar dando um peido... ser melhor personagem não é ser mais forte, é ser mais interessante na sua construção!

    Esta é a minha opinião!
    ;)

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Esse negócio de quem é o mais forte necessáriamente é aquela discussão que cada um vai querer puxar a sardinha para o seu lado.

    ResponderExcluir
  5. COncordo em gênero número e grau com o artigo! Entendo que há pessoas que não conseguem manter uma relação sudável com essa dinâmica de poderes de personagens e relacionam isso à suas preferencias quando o que faz um personagem é o contexto narrativo, a vivencia, os obstáculos... em suma o importante é sempre a história.
    Quanto ao mais forte...quem decide isso sempre é o roteirista:) Independente das características e poderes envolvidos. Bem, se for um roteiro bem contado e envolvente, tá valendo:)

    ResponderExcluir
  6. Amigo...

    Sou de Fortaleza e estou me desfazendo da minha coleção de quadrinhos. Já vendi algumas coisas pela web para outros estados e fiquei "com pena" dos clientes que acabam comprando nas poucas e nem tão boas bancas (ou lojas) especializadas em quadrinhos daqui... quem desejar ver meu "estoque" ele fica disponível online no Google Docs ( https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AsWkkeOQ7DTydDJ5cWk5bjlDcWJWQXNILXJYck5JTEE#gid=0 ). Qualquer coisa é só chamar...

    ResponderExcluir