terça-feira, 15 de agosto de 2017

Juntas Soltas: Movie Voyager Megatron

Poucos personagens passaram por uma variedade tão grande de designs quanto Megatron, e sua incarnação cinematográfica não é exceção à tendência do "imperador da Destruição" de alterar sua forma alternativa de tempos em tempos. Em cinco filmes, Megatron (atendendo em um deles por Galvatron) passou por cinco formas alternativas - e uma quantia ainda maior de bonecos. 

Convertendo-se em um jato cybertroniano em O Último Cavaleiro, a encarnação atual de Megatron tem tido uma recepção excelente por parte da fanbase, em termos de seus bonecos. Mas não é deste design que estamos falando, mas sim do seu primeiro design, de 2007, que também virava um jato alienígena - só um tanto... rudimentar.

A versão aqui vista é  versão lançada no Boxset The Gathering at the Nemesis, de A Vingança dos Derrotados, um redeco do Voyager de 2007. Este Megatron veio com uma versão inalterada de seu mestre, o Fallen, e uma versão azul de Soundwave. 

FORMA DE VEÍCULO


Em sua forma de veículo, Megatron é... uma coisa. Não vou dizer que não é um jato passável - tem um bico, asas e propulsores claros - mas não dá para dizer que seja realmente uma forma alternativa: está mais para um "modo de voo", dado que sua cabeça, pernas e braços estão todos claramente visíveis, sem o menor esforço para ocultá-los. O uso de plástico transparente para emular gelo é... questionável. O efeito é interessante, mas não compensa a fraqueza do alt-mode.

O veículo conta com um "modo de ataque", estendendo as asas e desdobrando "lâminas de gelo". Uma alavanca na traseira faz com que as asas se fechem em um "ataque em pinça" não muito convincente. Um conjunto de rodinhas permite que ele role (mal) enquanto o canhão pode disparar um míssil (que não está na foto). 


FORMA DE ROBÔ

A conversão de Megatron de sua "forma de jato" nada convincente para sua forma de robô beira o insultante, resumindo se a separar as pernas da fuselagem, desconectar os braços do peito e baixar a cintura. Apenas três passos em uma figura da segunda maior categoria de complexidade em seu tempo. 


O resultado não convence muito: o efeito de gelo fica ainda pior aqui, os braços são demasiadamente atrofiados e o canhão de fusão parece solto no ar, sem qualquer tentativa de integrá-lo. No entanto, a forma de robô permite que se veja bem o extenso trabalho de pintura nessa versão do boneco - por mais que seja cobrir um boneco cinza-amarronzado com outros tons de cinza, bronze e marrom.


Existem bonecos com mochilas excessivamente grandes... e aí existem casos como esse: Megatron é quase uma mochila com um boneco, consumido por um backpack com quase a sua altura e o triplo de sua largura.


As articulações são passáveis para o seu tempo, mas tem problemas. Os braços contam com ratchets nos ombros, rotações nos bíceps, uma dobra simples no cotovelo e um par de juntas nos dedos. Já as pernas contam com ratchets universais nos quadris, um estranho misto de um ratchet e uma junta de fricção no joelho, uma rotação abaixo do joelho (praticamente inútil para qualquer coisa além de ajustes estéticos) e um ball joint nos pés - que se abrem e se ajustam automaticamente graças à molas. Isso tudo ajuda a deixar o boneco em pé, mas não dá muitas opções de pose. A cintura conta com uma rotação simples (restrita pela mochila) e a cabeça tem um ball joint


A cabeça talvez seja a melhor parte da figura, baseada no modelo final de animação da Industrial Light and Magic. Ou a única parte boa da figura. O trabalho de pintura desta versão realça bem os detalhes esculpidos. No entanto, há uma repetição de um erro frequente, visto em todas as versões do molde: apesar de contar com o insert de plástico transparente para um light pipe, os olhos foram pintados de vermelho, negando o efeito. Parte disso se deve ao uso de plástico incolor. 



CONSIDERAÇÕES FINAIS


Verdade seja dita: a primeira versão do Megatron dos filmes é simplesmente RUIM. O design inicial dele sintetiza os problemas com "formas cybertronianas" em geral: não há nenhuma tentativa de passar isso por um robô que vira um jato ou um jato que vira um robô. Ao invés disso, temos um robô estirado fingindo ser uma nave. Existem Mobile Suits de Gundam com transformações mais críveis - e estes não fazem o menor esforço para esconder que são "robôs deitados". A estética "cadavérica" dos decepticons dos primeiros filmes, a falta de cor em geral e o aspecto doentio desta versão do Megatron pouco ajudam a torná-lo mais agradável, e o resultado é tranquilamente um dos piores bonecos dos filmes - e muito provavelmente o pior em sua categoria de preço.


Megatron passaria por mais outros quatro designs, todos muito superiores - e este design em particular teve outros bonecos, nenhum dos quais escapasse do fator "robô fazendo ioga" de sua forma alternativa. O trabalho de pintura desta versão melhor alguns aspectos do original (e retira o azul inexplicável do primeiro release dele), mas pouco faz para esconder o fato de que esse é um boneco dolorosamente feio e que mal se passa por um Transformer. Afinal, não adianta polir estrume: por mais polido que esteja, ainda é estrume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário