domingo, 16 de outubro de 2016

Juntas Soltas: Generations Orion Pax

Como os fãs bem devem saber, Optimus Prime nem sempre foi Optimus Prime. Antes de ser o comandante supremo dos Autobots e o Capitão América Robótico que tantos amam, Prime teve dias mais humildes. Dependendo da continuidade, o futuro messias mecânico iniciou seus dias como um estivador (Sunbow), um arquivista (Dreamwave, que usou outro nome para sua forma original) ou um policial (IDW) chamado Orion Pax*, que foi morto por/previu o perigo de/inspirado pelos ideias de Megatron, descadeando os eventos que o levaram a ser quem hoje é. 

Enquanto sua forma "adulta" leva o prêmio como o personagem com mais bonecos em Transformers, sua forma civil só ganhou uma figura em 2005, como um exclusivo da loja online E-Hobby, usando o pior molde de todos os tempos, G1 Kup. Foi só em 2013, sob o selo Thrilling 30, que Pax teve uma figura de fato, com um molde feito e pensado para ele. Então, vamos dar uma olhada?.

FORMA DE VEÍCULO

Pax tem a forma mais apropriada para um Optimus antes de ser Optimus: onde sua forma "adulta" é um caminhão, o jovem Optimus é uma caminhonete. Infelizmente, a caçamba é ocupada totalmente pelos braços, em uma tentativa não muito convincente de uma "turbina". Como muita figuras recentes, Pax combina uma estética cibertroniana e uma terrestre em uma coisa só. Isso pde ser uma caminhonete de cybertron... ou uma do futuuuuuroooo.


Como um todo, a forma é radicalmente diferente de sua versão "clássica" (aqui exemplificada pelo redeco de Age of Extinction do Optimus Prime de Classics), mas a transformação segue quase o mesmo esquema, com o peito formando o para-brisa e as pernas formando a traseira. A diferença está no papel dos braços - jogados para trás, ao invés de formarem as laterais - e em como a frente é formada, desdobrando da lateral das pernas até cobrir as rodas, remetendo à maneira como o velho Powermaster Optimus Prime desdobrava a lateral do trailer para formar as suas pernas.

FORMA DE ROBÔ


Como toda boa atualização, a forma de robô de Orion Pax é imediatamente reconhecível como Optimus Prime - e ao mesmo, é completamente diferente. Seguindo o padrão de Generations, a base não é o design tosquinho do desenho da Sunbow, mas a versão moderna da IDW. Como todo Prime, as proporções seguem a clássica linha heroica, de tronco largo e "musculoso". O peito de para-brisa continua presente, só que em ser dividido. O único problema da figura é a placa de kibble por trás da cabeça, que não pode ser abaixada.


Ao lado de sua forma "adulta", fica claro a ligação entre os dois personagens - e a disparidade de tamanho entre os moldes ajuda a passar a impressão de Prime como uma forma "mais forte" de Pax. 


A articulação supera os padrões atuais de generations: rotações na cintura, pulsos, ombros bíceps e coxas, ball joints  nos quadris, cabeça, pés e ombros, e dobras simples nos joelhos e cotovelos. Juntas duplas poderiam incrementar a posabilidade. As juntas são bem firmes e com poucas obstruções. 


Pax vem com dois acessórios. O primeiro é o seu Machado de Energon, com um cabo longo que, graças as articulações excelentes, permite que ele o segure com as duas mãos...


... ou simplesmente faça uma pose de ação.


O segundo é a versão mais fiel do Rifle de Íons vista fora da linha Masterpiece. Ironico que venha com um Optimus que não deveria ter a arma ainda.


As armas podem ser armazenadas na forma de veículo... gerando uma caminhonete com um machado de um lado e um rifle do outro.

CONSIDERAÇÕES FINAIS




Orion Pax foi uma daquelas figuras inesperadas de Generations. Não é de forma alguma uma peça "obrigatória", mas é uma das poucas figuras representando o Optimus Prime de Geração 1 que consegue quebrar o marasmo do mesmo caminhão de novo e de novo e de novo. Enquanto Megatron se dá formas novas de tempos em tempos, Prime ficou desde o início de Classics até Titans Return repetindo o mesmo caminhão - salvo por dois lançamentos nesse ínterim: uma modernização do Laser Optimus de g2, e esse rapazote. 

Que veio tarde. 29 anos para que a forma "original" do mais famoso Autobot tivesse um boneco decente é TEMPO DEMAIS.

*ignoremos a continuidade Aligned e a revelação do livro Covenant of Primus de que Optimus é na verdade um dos 13 primeiros e um semideus.

Na real, ignoremos aquele livro inteiro.







3 comentários:

  1. Respostas
    1. completamente. http://tfwiki.net/wiki/Transformers:_The_Covenant_of_Primus É bonito, mas a conclusão (e vários outros elementos) dele é tão cretina que eu prefiro fingir que ele não existe.

      Excluir
  2. A versão Thrilling realmente é muito bonita, mas me admira muito nenhuma empresa "não licenciada" ter tentado criar um modelo fiel a G1.

    ResponderExcluir