segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Juntas Soltas: Generations Ultra Magnus

Certos personagens parecem ter uma sina cruel na vida, de nunca terem seus moldes próprios, sempre existindo à sombra de algum personagem mais famoso. E poucos exemplificam esse triste destino tão bem quanto Ultra Magnus, desde 1986 existindo quase que inevitavelmente como um repaint branco (ou azul) do Optimus Prime, um Optimus de armadura, outro líder cybertroniano pintado de azul, ou um Optimus levemente remodelado. 

Mesmo quando o Preservador do Acordo de Tyrest teve um molde próprio, em Robots in Disguise e Micron Legend, esse era pouco mais que um acessório glorificado para seus respectivos Optimii - e o de Micron Legend ainda por cima deixou de ser um Magnus ao ser lançado no ocidente (mas voltou a ser ao ser repintado em Energon)! Animated e Prime viram Magnii com moldes próprios, mas um deles foi posto em coma perto do fim da série e o outro teve uma segunda leva de bonecos... como vários Optimus azuis e remodelados

A vida não foi fácil para o sisudo e mau humorado "Comandante Urbano" dos Autobots. O tempo lhe faltou tanto que só com Combiner Wars ele teve a chance de realmente brilhar em um molde feito PARA ELE e não para outra pessoa e depois reusado para ele, nem pensado como um acessório para seu parente mais famoso. E mais: um molde que simultaneamente se atinha ao visual de Geração 1 enquanto abandonava de vez a noção de um Optimus branco. Bora dar uma olhada no resultado? 


FORMA DE VEÍCULO


Retomando o visual de G1, não visto desde a malfadada linha Titanium (e utilizado também em sua figura Masterpiece, mais fiel à animação), Ultra Magnus é uma cegonheira em branco, azul e vermelho, com rodas de plástico que fazem seu trabalho bem o bastante e um par de caras assustadas acima da cabine do caminhão.


Ao contrário do boneco original, a cabine não se separa - nada de Optimus branco aqui. Mas ela continua bem articulada, dando naturalidade ao veículo (ao contrário da versão de Robots in Disguise/Car Robots, que seria incapaz de virar). Enquanto na cegonheira em si a pintura inexistente, o caminhãozinho tem excelentes detalhes pintados em prata.


O veículo compensa a falta de tinta com detalhes moldados que dão noção do quão grande ele é. Pequenas escadas e portas deixam claro que isso não é um caminhão normal, mas uma fortaleza ambulante em escala 1/144. Isso não é um caminhão para transportar carros, mas um caminhão para Transportar CAMINHÕES. Ou Gundams.


As placas traseiras se abrem para servir de rampas (embora não fiquem niveladas com o chão como deveriam) e permitir o acesso de veículos. Magnus consegue carregar Deluxes ou Legends contemporâneos sem problema...


... Embora a escala funcione melhor levando algo com Cyberverse Megatron aqui.

O visual de fortaleza móvel pode ser aprimorado com seus acessórios: os icônicos lança-mísseis de ombro (agora duplos) e um par de rifles


E para fins de escala, eis Ultra Magnus transportando duas variantes do RX-78 da linha Gundam Fix Figuration, em escala 1/144. 


FORMA DE ROBÔ



A transformação de Ultra Magnus segue mais ou menos o padrão do boneco de G1, com algumas melhorias (e uma surpresinha): os punhos são embutidos, assim como a placa peitoral; as pernas são devidamente separadas, dispensando uma peça de cintura para fingir que ele tem pernas, e a cabeça é embutida no interior do caminhão, que agora forma o peito ao invés de ficar pendurado nas costas. O design geral é claramente o de Alex Milne para More than Meets the Eye (embora a figura em si tenha sido projetada por Andrew Griffith), e fica claro só de olhar que o orçamento de tinta foi todo para essa forma - ou melhor, para o peito e a cabeça dessa forma.


A cabeça é uma das mais detalhadas da linha, remetendo muito mais aos quadrinhos e à animação do que ao velho e quadradão boneco de geração 1 (mas ainda sendo reconhecível como um update do mesmo, ao contrário de, digamos, o Bumblebee dos filmes). Devido à transformação, o movimento da cabeça se limita a 45º para cada lado.


O restante da articulação, salvo pela ausência de cintura, pulsos e movimento lateral nos calcanhares, é excelente, com ratchets firmes nos ombros, quadris, joelhos e cotovelos, acompanhadas de rotações nos bíceps e nas coxas. Os dedos também são articulados, assim como os calcanhares (somente para frente e para trás, infelizmente).


A articulação dos dedos dá uma pegada muito mais natural para seus dois rifles do que o velho "cubo com um tubo", mas ao mesmo tempo resulta em uma empunhadura bamba e que facilmente larga as armas.


A empunhadura é bem mais firme na forma combinada de suas quatro armas: os dois rifles se juntam para formar o cabo enquanto os lançadores se unem para formar a cabeça de uma enorme marreta, em referência à sua caracterização em Animated (curioso como desde então todo Ultra Magnus tem martelos).


Infelizmente, devido a falta de pulsos é difícil posá-lo brandindo seu malho de forma convincente, no único ponto realmente negativo da figura. Afinal, de que adianta um martelão desses, se não dá para fazer uma boa pose com ele?



Mas por trás da cara de mamute zangada do seu peito, esconde-se algo que faz de Ultra Magnus uma das figuras mais interessantes de Combiner Wars, e a figura mais IDW de todas... 


Alguém embigodado e diminuto...


Controlando a poderosa Armadura Magnus com o poder de sua centelha de carga...



... trabalho para o qual conta com um imensamente detalhado painel de controle...

...Seu nome é...


MINIMUS AMBUS

Eis ele, parecendo pequeno ao lado de um Minicon

Sim, Minimus Ambus, o diminuto loadbearer do atual Ultra Magnus recebeu seu próprio boneco (deu para entender? O Magnus "optimus branco" era outro cara). Pouco menor que um Minicon, Ambus é uma das menores figuras em anos, superado apenas pelo Optimus minúsculo que vinha com Stratosphere e pelos Titan Masters da linha Titans Return




Nada disso o impede de ser bem articulado e bem pintado, no entanto, com ball-joints nos quadris e ombros e uma dobra simples nos joelhos. A cabeça conta com o bigodão a insígnia da casa de Ambus muito bem marcada e pintada para algo tão pequenininho, superando o empenho de algumas 3rd Parties, como os não-headmasters da Toyworld.  (e ainda assim há quem fale que a Hasbro não faz nada para os fãs!)


Novamente superado por um minicon (e olha que Comettor nem é um dos maiores!), Minimus tem uma transformação bem simples para resultar em um carrinho que remete muito às séries Yuusha (em particular ao Exkaiser, que tinha o mesmo esquema de entrar no robô maior para controlar ele). Basta erguer o capô e dobrar as pernas. Infelizmente, o carro minúsculo não tem rodas, mas acho que um veículo cybertroniano não precisa delas...

Considerações Finais

Bora embarcar para mais uma aventura.

Preciso realmente falar algo? Esse é o boneco que Magnus sempre mereceu ter, da mesma maneira que muito da linha Combiner Wars. Tem onde melhorar, com certeza. Dava para melhorar a articulação e a pintura (particularmente, pôr uma rotação simples nos pulsos não faria mal), mas tirando esses detalhes (mínimos, tendo em vista que o único molde solo na linha inteira a ter rotação nos pulsos é o Megatron), o que se tem em mãos é um dos melhores Magni já feitos - e ainda melhor: que é ele mesmo, e não um repaint de um Optimus. Ó como é bom ver um Ultra Magnus que não vive na sombra do Prime... 

Fotos por David Willis da Tfwiki.  

E ainda melhor ver Optimus ser reduzido a um retool (um excelente retool, quase irreconhecível) do Magnus. Parece que a mesa virou, não é? 

Fotos de estoque da Takara.


Mas aí é claro, Ginrai teve que estragar a brincadeira ao ser um retool dos dois corrigindo quase todos os problemas de ambos... 


Quero agradecer à minha namorada Aline por me dar esse boneco incrível,  sem ela gostar do personagem nem um pouco. Obrigado amor. Obrigado mesmo. Te amo. 

Por sinal... Não tem todos os Magnus linkados nesse texto. Tem mais instâncias dele como um OP azul ou branco!


Nenhum comentário:

Postar um comentário