segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Juntas Soltas: Combiner Wars Defensor

Depois de uma pancadaria de textos sobre Combiners, é hora de finalmente encerrar a cobertura sobre os Protectobots com sua imensa forma combinada, Defensor (ou "Guardian" no Japão). Como parte da primeira leva de combiners no estilo Scramble City, o boneco original de Defensor sofria de todos os problemas daquele estilo de combinação, menos um: sua cabeça era integrada diretamente em Hot Spot, dispensando os facilmente perdíveis (e nem sempre funcionais) capacetes - o que faz dele o combiner menos fundamentalmente alterado na linha inteira. 

Não era só na cabeça que Defensor era diferente. Enquanto todos os outros combiners foram feitos para, bem, dar-lhe porrada, Defensor se voltava para a defesa e proteção da vida, apegado à humanidade a um nível que preocupava os outros autobots - e até mesmo aos seus componentes. Para sua infelicidade, suas proporções descomunais o impedem de interagir com nós sem nos fazer cagar um tijolo - salvo em forma de brinquedo, isso é. 



COMBINAÇÃO


A combinação "oficial" do Defensor mudou um pouquinho com relação à versão G1. E não falo só do rebaixamento do Groove. A posição e a ordem dos membros foi alterada um bocadinho...


First Aid deixou de ser um braço e assumiu a posição que antes pertencia à Groove como a perna direita. Streetwise, por sua vez, segue como a perna esquerda.


Obviamente, Hot Spot segue como o tronco (com uma face meio cadavérica, Defensor, vai comer cara), incorporando a placa peitoral do boneco original diretamente em seu design - o que honestamente faz com que Groove seja dispensável.


Blades passou do braço direito para o esquerdo, enquanto a posição que antes pertencia a First Aid foi pro novato Rook. Só com os membros já se tem um Defensor perfeito. 


Groove encaixa no peito, dando ao combiner um visual mais "dinâmico" e "imponente" que a versão de Geração 1 - embora seu volume adicional me faça pensar em um Super Mode de Yuusha, com os peitos estufados "de pombo' que marcam aquela linha.

O COMBINER



Como de se esperar na linha, Defensor tem um grau de articulação que Combiners não costumam ter, com seus componentes providenciando ombros, joelhos e cotovelos, enquanto o tronco em si cuida da cabeça e quadris. As pernas mais retas oferecem uma estabilidade que Ultra Prime/Optimus Maximus não tem, embora careça da cintura do líder dos autobots. 


Os rifles de bola de fogo do Hot Spot servem aqui como pistolas...


Ou como um único grande rifle, como na forma individual - embora combinado ele funcione melhor.


Infelizmente, não há nenhum acessório para o campo de força do "Super Guerreiro" dos Autobots, não que seja difícil improvisar alguma peça de efeito de outra linha. Nem tudo é perfeito nele, no entanto: a articulação das pernas por vezes resulta em poses que parecem "quebradas" (especialmente a rotação da coxa, que quebra a ilusão de cintura resultante da pintura) e os ombros tem uma tendência infeliz de sair do lugar, devido a junta dos braços do Hot Spot ter menos resistência que o "comboner" dos braços. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS



Como um todo, Defensor é um dos melhores updates da linha, empatando com Superion, mas perdendo para Devastator - embora os Protectobots sejam, como um todo, figuras melhores que os Aerialbots e os Constructicons. O Defensor de  Combiner Wars, como muito na linha (e muito do que vêm agora, Titans Return) é o que a linha de geração 1 era na cabeça das crianças dos anos 80: os personagens da TV e dos quadrinhos concretizados. Onde o original era um tijolo de marca maior, esse tem todo o dinamismo que alguém pode querer. E mais.

E punhos de metralhadora, não se esqueça dos punhos de metralhadora.

Agora que eu fechei esse combiner, melhor tirar uma folga dos robôs feitos de outros robôs e seguir para o próximo item da minha lista, que é... deixe me ver... Generation 1 Piranacon!

Maldito seja eu. Bem, não tenho escolha senão obedecer minha lista idiota. Semana que vem, Juntas Soltas novo com Piranacon Animated Bulkhead. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário