segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Juntas Soltas, o retorno: GHBF Gouf R35 - Build Fighter Mr. Ral Custom Made Mobile Suit

 Bem, faz tempo que eu não toco aqui. CINCO ANOS para ser exato. 

Então para tirar um pouco as grossas camadas de poeira desse blog - que já devem ter criado vida própria - retomemos, talvez só por hoje, o velho Juntas Soltas com algo que eu nunca abordei antes.


Com vocês, o gigante azul, Gouf R35, o primeiro Gunpla abordado neste site, o MS pessoal do Sr Ral, em Gundam Build Fighters, lançado em 2014 como parte da sublinha High Grade Build Fighters. 


Sim, senhoras e senhores, pela primeira vez eu estou abordando um model kit. 


Baseado no bom e velho MS-07B Gouf, de MS Gundam, o Gouf R-35 é uma montagem simples com número mínimo de adesivos - apenas o monoeye e os vulcan pods - e um número invejável de acessórios: dois pares de mãos (punhos cerrados e mãos para segurar acessórios), dois escudos, dois vulcan pods, dois heat sabers, o heat rod e uma mochila. 

As cores são excelentes apesar do número mínimo de cores de plástico usadas: dois tons de azul, cinza e laranja para as partes transparentes. 

O plástico azul marca pouco e a limpeza das partes é simples. As juntas são todas polycaps, o que resulta em conexões fortes - a chance é maior da peça desconectar do que ela ficar "frouxa" e molenga. 


A cabeça segue o bom e velho molde dos MSs de Zeon, com os tubos de força ao lado da cabeça e o monoeye. Uma pequena alavanca sob o queixo permite que o olho seja movido de um lado para o outro.


As articulações são o padrão para a época: juntas duplas nos joelhos e cotovelos, uma combinação de balljoint e juntas universais nos ombros, juntas universais nos quadris, ball joints nos pés, pulsos e pescoço e uma ball joint na cintura limitada pela tubulação de energia. 


Os vulcanpods encaixam nos antebraços com um peg próprio. baseados Na mão esquerda do Gouf original, eles contam com articulação limitada nos dedos. 


Não é um Zaku garoto, não é um Zaku.


Os escudos encaixam sobre os vulcan pods e não é possível usar eles sem os pods..Eles seguem o mesmo modelo do Gouf original. 


Quando não em uso os heat sabers são armazenados em bainhas nas pernas. As canelas do R35 são a parte do kit mais distinta do Gouf original, muito mais angulares e largas, quase como se ele usasse calça boca de sino. 


As lâminas são partes de efeito em plástico transparente laranja e rijo, resultando em um belo "cutelo" térmico. Os cabos também podem ser armazenados sob o escudo, como no Gouf clássico. 


Os pods interferem com a posabilidade enquanto ele segura os sabres...



O heat rod, por sua vez, é feito em um plástico flexível com um núcleo de arame. Ele encaixa na mão de forma firme com a combinação de um tab na palma da mão e um peg que vai diretamente no antebraço - por conta desta conexão, ele só pode ser usado na mão direita. 


O chicote é bem longo, e é bem capaz de manter a forma mesmo sem suportes. 


O último acessório é a "Mochila Customizada", baseada nos jetpacks de Zeon durante a guerra de um ano. Ela encaixa nas costas com um pino de 3mm - o que dificulta usar ela em outros kits de Build Fighters E resulta em uma conexão fraca, propensa a desconectar.


No geral, é um bom kit -e  resultou no ainda melhor Gouf Revive, na linha High Grade Universal Century. Com reimpressões frequentes, o R35 vale apena para quem curtiu as aparições do Sr. Ral em Build Fighters - ou curte o bom e velho Gouf.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário