quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Juntas Soltas: Dark of the Moon Megatron

Depois de um "avião" que nem tentava disfarçar sua origem alienígena (ou suas partes de robô) e um tanque que aberta e orgulhosamente expunha seu rosto, Megatron finalmente cedeu à necessidade de uma forma alternativa que contasse como um disfarce em Dark of the Moon. Ter seu rosto parcialmente explodido tende a fazer isso com as pessoas. 

E para a revolta de grande parte dos fãs, essa forma alternativa não era um tanque, um jato, um helicóptero militar ou algum outro veículo de destruição em massa. Embora a essa altura da franquia o nome já tivesse sido usado para praticamente qualquer coisa, não foram muitos que viram com bons olhos a decadente forma alternativa do tirano Decepticon no terceiro filme...



FORMA DE VEÍCULO



Para a surpresa de todo mundo - e revolta de muita gente - Megatron abandonou os alt-modes mais "destrutivos" em nome de algo mais... sutil: um caminhão-pipa Mack M915, oficialmente licenciado. Moldado em um misto de marrom e cinza (ambos com a infeliz característica de parecerem particularmente não pintados) com aplicações de tinta emulando ferrugem, com uma lona de borracha cobrindo sua parte traseira e blindagem adicional onde seria o assento do motorista, o veículo faz um belo serviço em representar o veículo visto no filme - embora careça da profusão de espinhos e cordas de sua versão cinematográfica. 



Enquanto Optimus se contenta em ser apenas a cabine de um caminhão, Megatron é um dos poucos Transformers a virar um caminhão inteiro, sem nenhum trailer removível ou similar.


Apesar de ser um conjunto só, o "trailer" ainda assim é capaz de virar, usando engenhosamente de um conjunto de juntas especificamente para isso.


A lona que cobre o tanque pode ser removida sem dificuldade, abrindo acesso aos múltiplos conectores de 5mm na peça.


A estranha propriedade do plástico cinza de parecer particularmente sem cor fica especialmente evidente na traseira, sem nenhuma aplicação de tinta além das rodas.


Apesar do alt-mode menos militar, Megatron não é exatamente indefeso, contando com uma entrada auto-selante para armas de 5mm sobre o teto...


E outras cinco pela carroceria: duas de cada lado da cabine, duas de cada lado do tanque e uma sobre o tanque. Além disso, as laterais da carroceria e os escapamentos contam com barras de 3mm para acessórios com clipes-c. 


FORMA DE ROBÔ



Se tivesse que descrever esse Megatron em uma única palavra, seria 'decrépito'. A maior antropomorfização dos designs no terceiro filme fez com que os dedos finos e longos do tirano adquirissem um caráter esquelético e perturbador.  Junto com o esquema de cores "enferrujado" e o uso inteligente do para-choque para remeter a costelas, isso passa a sensação de um Megatron apodrecendo em vida - muito como no filme. 


Sua brutal ferida na cabeça do filme anterior é representada muito bem  através do uso de light-piping. Porém, devido à integração de um dos acessórios, a cabeça do decadente "imperador da destruição" é um tantinho pequena...


Suas versões anteriores pecavam em termos de articulação - mas desta vez, Megatron consegue levantar a pergunta se dá para ter articulação demais: são duas juntas na cabeça, combinando para gerar o efeito de uma ball-joint, dois eixos separados de movimentação nos ombros, rotações nos bíceps, joelhos e cintura, juntas universais nos quadris, dobras nos joelhos e cotovelos duplos - que, combinados com seus braços super longos, reforçam o tema "morto-vivo" do design.



A lona da forma de caminhão se desdobra para formar uma capa com capuz como a usada brevemente no filme. O acessório limita levemente a articulação de um dos braços e obstrui acesso à cabeça, mas compensa isso dando mais presença e volume à figura.


Com a capa, Megatron passa de "levemente esquelético" para "definitivamente um morto-vivo". Se pudesse segurar uma foice, essa seria a figura perfeita para um "ceifador sinistro" cybertroniano. Decrépito, apodrecido e mal encapuzado, Megatron remete à imagens clássicas de predadores noturnos do além. 

A fera faminta de energon

Ao contrário da máscara-coroa do Galvatron de Titans Return, o manto não oculta o rosto do boneco, nem resulta em uma massa disforme de sombras.


Metade do tanque da forma de caminhão fica de fora da transformação para servir como sua arma de mão, um conjunto de cinco canhões que se encaixa nos buracos da lateral dos braços. Suas mãos peculiares não podem segurar acessórios - salvo pela escopeta que seria lançada três anos depois com Evasion Mode Optimus Prime


Como toda arma Mech-tech, o canhão pode se converter em uma forma diferente, estendendo um "trilho" mais longo para os disparos do que, segundo a caixa, é o canhão de fusão. Como toda arma de um voyager, o acessório pode travar na forma aberta, no caso girando a escada. O resultado não deixa a desejar. Além dos ports nos braços, Megatron conta com outros dois nas pernas. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Para muita gente, essa versão de Megatron é uma abominação: como assim, um Megatron que vira um caminhão?! E não se enganem, há o que se criticar aqui: Devido aos acessórios, Zumbitron é menor que seus antecessores, e seu tamanho diminuto se torna ainda mais evidente vendo que essa foi a única versão não-cyberverse do design do terceiro filme. A combinação de marrom e cinza não é exatamente a mais chamativa, e não fosse seu tema decadente, seria um imenso ponto contra a figura. 


Ao mesmo tempo... isso é uma das mais criativas releituras do tirano decepticon: um zumbi apodrecido disfarçado como um caminhão-pipa decrépito, tentando futilmente sobreviver com um pedaço de sua cabeça faltando. Pena que esse molde nunca foi repintado ou reutilizado. E que quando finalmente saiu um boneco bom do Megatron dos filmes... ele teve que ser tão pequeno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário