quarta-feira, 11 de abril de 2012

EA: pior empresa de 2012. Sério?!

Ao que parece, a Electronic Arts é a pior empresa do Mundo - ou ao menos esse foi o resultado de uma pesquisa do site Consumerist, cujo resultado foi publicado na semana passada, o que me deixou um tanto... estarrecido. Certo que várias políticas empresariais da EA são de fato execráveis - DLC no primeiro dia me vem em mente de imediato - mas fazer dela o "grande satã" do meio empresarial quando temos verdadeiras abominações como a Fox News - que se a justiça americana tivesse colhões, teria que trocar de nome; O sistema bancário como um todo, responsável direto pela série de crises mundiais que estão deixando gente sem empregos, seguradoras e planos de saúde que negaram tratamento n vezes, ou o complexo militar industrial, lucrando cacetilhões com conflitos armados em que financiam ambos os lados.

Mas é claro, isso não diz respeito ao consumidor, não é? Sinceramente, é um dia muito triste quando as pessoas acham que a prática escrota de cobrar extras por partes dos jogos (sim, é escrota pra cacete) é a pior coisa que companhias tem feito. Mas não é só nesse aspecto que as pessoas tem reclamado da EA não: também envolve razões "profundas" como o final ruim do Mass Effect 3, o Single Player meia boca do Battlefield 3, o patch mal visto do mesmo jogo - que resultou em algumas pessoas ao menos aqui em Joinville querendo entrar com uma ação conjunta no Procon. Porque nerfaram os tanques. E por isso eles queriam o dinheiro de volta e indenização por danos morais. Ao que parece, a EA também é a única culpada pelos passes online de jogos - aquela coisa introduzida pela THQ, e que foi aderida primeiro pela Activision - e pela falta de "grandes jogos independentes". SÉRIO? Não brinca que é responsabilidade do conglomerado de games lançar jogos INDIE.

Mas o que me mais me deixa confuso é o seguinte: Se a EA é tão "monstruosa", horrível, danosa, perversa, maligna, e insira mais adjetivos aqui, a ponto de merecer o troféu de pior empresa de 2012... Porque vocês ainda dão dinheiro para ela? É isso que me surpreende em Nerds em geral: as pessoas reclamam da EA, reclamam de Hollywood, reclamam das editoras de quadrinhos -e continuam comprando, achando que fazer reviews negativas online vai afetar elas em alguma coisa. E sinceramente? Acho que se a pesquisa tivesse sido feita por um instituto de pesquisas, e não via votação online no Consumerist, nunca que a EA estaria no primeiro lugar - até porque a votação final se resumia a EA e o Bank of America, este sim um horror cósmico de proporções lovecraftianas. Ela pode ser ruim, mas não causou a morte de ninguém - se alguém morreu por causa de DLC, por causa do sistema online da EA (de fato, horrível), ou por causa de jogos "apressados", é sinal de que a espécie não está mais apta a sobreviver.

2 comentários:

  1. Não posso falar mal da EA não. Apesar de terem queimado meu dinheiro na minha frente com o Battlefield... Madden NFL é sem dúvida um dos jogos mais bem produzidos de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  2. Essa é novidade, eu sempre achei que para qualquer empresa ser mais danosa que a FOX News, teria que se aliar a Apokolyps e aos Dire Wraits juntos...e olhe lá!

    ResponderExcluir