sexta-feira, 27 de abril de 2012

"I'm not a Plastic Bag" dá personalidade ao lixo

Para quem está afim de algo bem diferente, as ONGs JeffCorwinConnect (do ambientalista e documentarista de mesmo nome), American Trees e Global ReLeaf lançaram a genial graphic novel "I'm not a Plastic Bag". Lançada pela Archaia, a história escrita e ilustrada por Rachel Hope Allison se centra na grande mancha de lixo do pacífico, uma massaroca nojenta de entulhos e resíduos que continua a crescer, e que hoje chega em certas partes do ano a ocupar uma área do oceano duas vezes maior do que o Havaí.

Quase sem texto, a HQ conta a história do lixo que se acumula na mancha conforme ela se torna a atual "ilha de lixo". Antropomorfizada em uma figura trágica, sem controle de suas ações ou do seu crescimento, a criatura lentamente se dá conta de que apesar de suas intenções, ela é uma mácula ao ambiente. Além da história, a HQ também traz informações factuais sobre o fenômeno, iniciado quando o lixo jogado no oceano ficou preso nas correntezas oceânicas entre a Califórnia e o Havaí, formando um vórtice continuo de porcarias que ameaça a vida marinha na região. Ao contrário da ilha da Graphic Novel, a mancha real é um verdadeiro arquipélago de lixo, e uma das provas cabais do impacto humano no ambiente.

E para reduzir o impacto ambiental da publicação, as ONGs responsáveis irão plantar duas arvores para cada arvore usada na impressão. Seria patético se não fizessem algo do gênero, não? Por ora, "I'm not a plastic bag" está a venda apenas nos EUA.

3 comentários:

  1. Parece-me ser uma ideia interessante e inovadora.
    Alguém já devia ter resolvido o problema da "Gabage Island" há muito tempo!
    ;)

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Cara, amei a viagem do autor, fiquei aqui imaginando a história muito antes de ler...como a ilha artificial e consciente se dando conta de que fará mal ao mundo mesmo tendo as melhores intenções, um verdadeiro Frankstain gigantesco, culpa do homem e fadado ao caos... amei. Ótima matéria.

    ResponderExcluir