segunda-feira, 30 de abril de 2012

E não é que Whedon conseguiu fazer jus aos Vingadores?

Acho que todo mundo já está familiarizado com o problema mais comum de filmes com múltiplos protagonistas, em especial filmes baseados em grupos - com o tempo limitado, a grande maioria dos personagens fica sem desenvolvimento, tirando um gato pingado ou outro, e no fim das contas, o filme acaba sendo um fiasco. Filmes de quadrinhos não são nenhuma exceção, embora o problema neles costume ser o excesso de antagonistas. E surpreendentemente, Os Vingadores conseguiu escapar dessa sina sem que ninguém ficasse fora de foco, apagado, ou que um único personagem roubasse o filme todo.


Não é a toa: fãs de quadrinhos sabem muito bem que ao contrário do super grupo da "Distinta Concorrência" os Vingadores são marcados mais pela desconfiança mútua e os conflitos interpessoais do que qualquer outra coisa. Temas nos quais o diretor Joss Whedon (Buffy, Angel, Firefly) é praticamente especialista, e que dá munição de sobra para estabelecer os personagens através da interação deles uns com os outros, e não em cenas individuais.

Quase todos terem tido um filme próprio antes certamente não atrapalhou, e isso se mostra evidente no leve "desfoque" do único novato, o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner). Sem tempo anterior, e menos "super" que o resto, Renner e Scarlett Johanson (Viúva Negra) certamente ficam deslocados no filme, e talvez tivesse sido mais prudente usar outros personagens. Também reduzido, mas por ser de fato secundário, fica o diretor da S.H.I.E.L.D., Nick Fury (Samuel L. Jackson).

Tirando esse pequeno porém, as caracterizações estão perfeitas: Robert Downey Jr. devidamente arrogante, irresponsável e prepotente como Tony Stark (Homem de Ferro), Chris Evans "fora do seu tempo" como Steve Rogers (Capitão América) e Chris Hemsworth como um Thor desconectado da humanidade e preocupado tanto com a Terra quanto com o irmão Loki (Tom Hiddleston). Mas o destaque maior no meu ver vai para Mark Ruffallo como o terceiro ator a assumir o papel de Bruce Banner (Hulk) em apenas nove anos. Mesmo sem tempo para dramas pessoais, o Banner de Ruffallo é mais convincente como uma figura conflitada - e ao mesmo tempo centrada - do que os antecessores Eric Bana e Edward Norton, ambos atores de maior destaque.

E curiosamente, para um filme de super-heróis, as cenas de ação são o ponto mais fraco do filme. Ou para dizer mais exatamente, menos forte. São todas excelentes, e as composições singelas  e bem editadas de Whedon certamente são um belíssimo "balé de destruição" - o destaque mor vai para a sequência de "se equipar" antes da última batalha do filme. Mas as cenas de diálogo e a maneira como Loki tenta virar os heróis uns contra os outros são tão boas, e tem sacadas de humor geniais (e que aumentam a tensão, ao invés de rouba-lá) que a ação acaba virando um "extra". Recomendadíssimo, tranquilamente o melhor filme da Marvel (e não por fraqueza dos anteriores) e um tapa na cara para quem diz que filmes de super-heróis já estão "batidos".


A reclamar, só tenho  três pequenas coisas, e só uma diz respeito a quem não é fã dos quadrinhos: primeiro, o quão "fora" o Gavião Arqueiro está no filme. Segundo, a ausência de dois dos membros fundadores dos Vingadores (A Marvel deixou o Thor legal no cinema, dava para fazer o mesmo pela Vespa e o Homem Formiga/Homem Gigante), e o terceiro, e que mais me incomoda: em ponto algum do filme foi dito "Avante, Vingadores!" (ou Avengers, Assemble!), e teve oportunidades de sobra para isso. Como todo filme da Marvel, vale ficar após os créditos para um pequeno extra, e teaser para um Vingadores 2 (ou Guardiões do Universo, se os rumores forem verdadeiros).

5 comentários:

  1. Vou ver hoje!
    ~:)
    Só tenho ouvido boas críticas ao filme, portanto vou descansado...
    Ainda bem que fizeram os filme a "solo" dos principais heróis porque assim não tiveram de os caracterizar neste filme, mas podiam ter usado essa folga para caracterizar o Gavião e a Viúva Negra... mas para compensar parece que o Hulk está em grande e esse era uma das personagens que eu tinha medo de sair mal. Parece que não e ainda bom!
    Whedon rula em filmes destes!
    :D

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Mark Ruffalo rules! desde os tempos imemoriáis (seriado do Hulk na tv) esse cara foi o melhor Bruce Banner! E um salve para Joss Whedom, o cara conseguiu realmente respeitar as caracterizações de cada herói feita em seus filmes solos. Pena a FOX ainda ter os direitos de personagens como o Demolidor, e as noticias não são boas para ele, já na Disney...os estúdios estão com tudo, banho de profissionalismo.

    ResponderExcluir
  3. É... devo admitir que Mark Rufallo roubou a cena do filme, em termos de interpretação e, mais ainda, embora um personagem que surge pela primeira vez no filme, ele credibiliza todo um background e experiências que um cara como Banner já deveria ter passado até ali. Ao contrário de outros que contavam e queriam tentar passar isso, Ruffalo tinhas as cicatrizes estampadas na cara.

    Ah, vou ver esse de novo. Só Watchmen teve essa honra.

    ResponderExcluir
  4. Já vi duas vezes. Achei o filme uma peça extremamente bem orquestrada da primeira a última cena...aquela após os créditos com aquele personagem que os não iniciados ficavam dizendo: "quem será esse cara? Que cara ameaçador, deve ser alguém importante..." :)
    Ver o Loki cooptar o Gavião logo no começo do filme foi uma sacada muito boa. O cara é o mais "fraco" dos vingadores e sozinha dá uma currada da SHIELD inteira:) Não concordo que ele estivesse deslocado, aliás ao lado do Hulk foi meu personagem favorito no filme. "Ele gosta de ficar no alto para ver tudo em perspectiva" Hawk Eye! A viúva Negra logo na sua aparição tb mostra pq integra a equipe dos Vingadores.
    Embora Gavião e Viúva Negra não sejam tão poderosos quanto os outros estão encaixados no filme de maneira tão sólida e coesa qto os demais.

    Esse filme dos Vingadores superou quaisquer expectativas que eu tivesse. Um show de competencia e criatividade...um show total.

    E aqui pra nós...depois desse filme é ÓBVIO que o Mark Rufalo e seu Hulk merecem um filme solo!

    ResponderExcluir
  5. Acho que o cara manteve a mesma técnica usada para escrever suas séries, todas com múltiplos personagens. Me admira saber que foi o primeiro longa dirigido pelo cara. O resultado realmente surpreendeu.

    ResponderExcluir