segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Entrevista: Thew/Barutazaru

Bem, temos mais uma entrevista aqui na Fortaleza da Nerditude, e enquanto as outras foram com profissionais da animação ou da ilustração, esta é um tanto diferente: o entrevistado da vez é um fã que obteve certo sucesso produzindo vídeos online. Responsável pelo canal Barutazaru no Youtube, o britânico Matthew Adams, 28 anos, tem pouco mais de quatro mil seguidores através de seus vídeos da série Thew's Awesome Transformers Reviews, dotados de um humor excentrico e ágil, e que em poucos minutos conseguem informarm um bocado sobre vários produtos de Transformers (sim, eu sou um fanboy imenso da linha).

Além dos vídeos, Thew trabalha com marketing, o que tem comido boa parte do seu tempo para produção dos vídeos, e fez parte de algumas bandas de metal pesado - algumas músicas integram seus vídeos, "torturando" os ouvidos dos espectadores. A sua produção foi uma das coisas que inspirou o meu Juntas Soltas, embora o estilo, e honestamente, a qualidade sejam bem diferentes - Thew simplesmente tem mais experiência do que eu na edição, o que resulta em algo muito mais elaborado.

A quanto tempo você coleciona Transformers?
Bem, eu amava Transformers quando eu era criança, que nem todo mundo, e juntei uma coleção modesta na época, mas foi só isso por tipo, 15 anos. Eu não tive muito interesse na trilogia do Unicron ou em Beast Wars, e não estava realmente prestando atenção, então Classics e Alternators quase me passaram despercebido. Em 2007 eu encontrei um Rodimus e um Ramjet Classics numa loja, e fique tipo "Oh, legal, Transformers são bons de novo", e foi basicamente assim que eu comecei a colecionar!


Em que ponto você percebeu que era um colecionador de brinquedos, e não só um cara com um monte de brinquedos?

Foi praticamente naquele momento! Eu levei os dois pra casa, peguei minha velha coleção, pus eles numa prateleira e peguei mais alguns. Eu tive a sorte de pegar o finalzinho de Classics, por que os primeiros bonecos que eu ecomprei foram supreendentes - Jetfire, Starscream, Alternator Swindle, e a Kate (namorada) até me arranjou o Laserwave de Binaltech. Foi uma época boa!

Quando você decidiu fazer reviews em vídeo? 
Não me demorou muito para pegar o bicho dos vídeos. A banda não estava fazendo nada, e eu precisava  fazer algo barulhento e irritante, então eu peguei uma webcam fuleira e mexi um pouco fazendo comentários sarcásticos sobre brinquedos legais sob o som de metal. Era, e ainda é, divertido pra caralho.

Como é o seu processo de produção? Quanto tempo leva em média cada vídeo para produzir, editar e tudo mais? 
O processo de produção em geral é bem rápido - eu provavelmente levo uma hora para gravar, dependendo de qual gimmick de stop motion idiota eu decidi usar naquela vez. A edição leva umas três, quatro horas, mas isso é legal, por que é a melhor parte. O dificil é decidir o que fazer pra começo de conversa. Eu não gosto de me repetir muito (embora eu o faço um monte) e eu tento fazer meus vídeos levemente bons ao invés de dizer "esse brinquedo é legal, aqui vai um pouco de metal" toda vez, então eles geralmente ficam rolando na minha cabeça por tipo um mês antes de eu gravar. Além disso, eu nunca tenho tempo hoje em dia, o que explica eu ter um monte de brinquedos realmente legais parados sem vídeo pela maior parte do ano. Eu quero dizer, alguém me arranjou um SDCC Prime Optimus Prime esse ano, o que era um exclusivo da Comic Con na época, e ele provavelmente vai estar no comércio essa semana, e eu ainda não avaliei a coisa maldita. O que eu estou dizendo é, a Hasbro deveria me dar um emprego fazendo isso, para que eu não tenha que gastar tempo válido para vídeos no trabalho estúpido.
 
Você se inspira em outros vloggers?
Ver outros outras reviews sempre me deixa com vontade de fazer mais vídeos! Ray (ilovemess) definitivamente me deixa inspirado para fazer vídeos por que ele se diverte tanto fazendo. Meus vídeos tendem a ser mais enrolados quando eu andei assistindo aquele cara. Costumava ter um reviewer fascinante chamado VanHorso que era totalmente e insanamente hilário, mas ele abandonou o 'Tube de maneira um tanto espetacular alguns anos atrás. Ele é o motivo de eu dizer "yes indeed" tanto, e meus vídeos são bem mais bobos depois de uma dose do Horso.

Além de Transformers, que outros hobbies você tem? Eu sei que você esteve em uma banda, mas além disso? E como anda a banda?

Bem, eu estou em uma banda nova no momento, é bem inicial e não temos um nome ainda, mas está sendo bem emocionante! Além disso, eu me sento um monte e as vezes eu ando.

Qual o seu Transformer preferido na coleção?
Eh, eu não sei! Todo boneco é meu favorito por um tempo. Eu acabo de comprar o Powerglide do Dark of the Moon, então ele é o meu preferido por ora. Mas como um todo, o meu favorito é provavelmente o Astrotrain de Geração 1.

E qual você diria que é sua maior decepção?

Oh Deus, Universe Ironhide, sem dúvida. Faz o que, tipo, três anos? Eu ainda não superei. Eu adoro o Ironhide, e ele simplesmente não merece um boneco vagabundo daqueles. Eu provavelmente vou gastar  £70 no Weapon Specialist da iGear para compensar. Aquela coisa parece leeegaaalll.



Alguém já lhe reconheceu pelos seus vídeos?

Na real não! Eu já encontrei pessoas na vida real que eu conversei online, mas não é a mesma coisa. A Kate me mencionou para um amigo dela uma vez, e acontece que o filho dele era um fã meu, e isso foi bem fora do comum.


A quanto tempo você tem cultivado a sua barba?

Desde sempre! Eu comecei a crescer ela quando eu tinha tipo, 14, para parecer com o baixista do Machine Head. Barbas são super fodonas, e além disso, eu sou muito feio sem ela.

Da sua infância, qual o seu personagem e ou brinquedo favorito?



Eu sempre favoreci os 'Cons! Eu sempre achei que Astrotrain, Thundercracker e Skywarp eram os mais legais. Em termos de brinquedos eu amava o Blitzwing e o Astrotrain (denovo), mas nunca tive nenhum dos seekers, então eu aproveitei os Predators quando eles deram as caras. O Stalker foi o número um por um tempo.


E quanto aos desenhos? 

Honestamente eu não vi muito dos desenhos. Obviamente eu adorei o desenho de G1 pelo que ele é, mas fora isso, eu só vi Animated e um pouquinho de Robots in Disguise.

E as linhas de brinquedos?

Bem, sendo um prepotente homem de classe média baixa que cresceu nos anos 80, minhas duas coisas favoritas são lembrar de coisas que eu gostava quando criança, e ser paparicado. O que eu estou dizendo é que eu adoro Classics, e que Star Wars Crossovers pode se lascar por que Star Wars não é exatamente como eu me lembro, e minha opinião é tão importante quando ela é identica a de todo mundo.

Como colecionador e fã, qual a sua opinião sobre os lançamentos pendentes, como a linha de Prime?

No momento eu estou incerto quanto a Prime, mas aquele Bulkhead parece excelente, e o Skyquake está saindo muito bem! Alguns dos outros parecem um tanto questionáveis, como aquele Soundwave que não parece muito bom, mas eu esotu bem interessado para ver como vai funcionar. Eu fiquei espantado como o quão rápido DotM se apagou.

Se você pudesse fazer com que a Hasbro lançassem UM personagem em molde masterpiece totalmente novo, qual seria?

Um dos Triple Changers!! Eu quero ver um Triple Changer gigante, perfeitamente executado e que pareça imaculado em cada forma e se transforme de maneira genial! O que mais me impressionaria seria se eles fizessem o Broadside direito, mas aí eu não ia querer, então Blitzwing, por favor Hasbro!

Você mora com a sua namorada, certo? Ela reclama da sua coleção?

Eh, pior que não! Ela em geral dá bastante suporte, mas ela encara um pouco quando eu chego em casa com mais um maldito robô. Ela gosta de comprar coisas bestas também, então nós dois somos um tanto ruins nisso.
E a sua família, já reclamaram de você ainda comprar brinquedos?
Nem um pouco! Eu acho que eles acharam um tanto estranho no começo, especialmente quando pessoas começaram a me mandar brinquedos, mas eles me dão muito apoio. Meu irmão sempre me liga para falar do meu vídeo mais recente.
Por último, mas não menos importante: você tem algo a dizer para os seus fãs brasileiros? Você fazia alguma idéia de que tinha fãs no Brasil?

Eu estou surpreso e animado de saber que eu tenho espectadores na América do Sul! Acho que só quero dizer oi, e agradecer que vocês gostam dos meus vídeos bobos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário