terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Dark Horse migra para o digital, lojas ameaçam boicote

A Dark Horse decidiu seguir os passos das demais editoras e passará a oferecer todos seus lançamentos em formato digital simultaneamente com a versão impressa, nos Estados Unidos. Mas com uma diferença: os quadrinhos digitais custarão entre U$ 1.00 e U$ 1.50 mais baratos do que as revistas em papel.

A decisão não agradou às comic shops, que estão ameaçando boicotar os títulos da editora. Algumas já confirmaram que só pedirão as revistas da Dark Horse em caso de solicitações especiais de seus clientes, com reservas, e não terão mais edições em estoque.

DC Comics, Marvel e Image oferecem quadrinhos digitais pelo mesmo preço da versão impressa e buscaram outras maneiras de favorecer ao público que compra pela internet. A Marvel, por exemplo, terá um plano de oferecer códigos em suas revistas para os leitores poderem baixar a revista. Já a DC oferece a opção "combo" para alguns títulos selecionados e o preço das versões digitais cai 30 dias após o lançamento.

Francamente, em primeiro lugar, a migração para o digital é uma tendência natural do mercado, e não tem como voltar atrás - ou as editoras migram, ou elas vão falir. Em segundo: as comic shops realmente acham que boicotar a Dark Horse vai fazer com que ela volte atrás, ou vai recuperar de alguma maneira suas vendas? Até acho errado o lançamento simultâneo e mais barato online, mas quando o produto é bom eu prefiro ter ele impresso, como foi o meu caso com o RPG Eclipse Phase: eu poderia simplesmente ter baixado o PDF legalmente, e não pago nada, mas escolhi pagar 45 dólares no livro, pois merecia.

Com informações do site UniversoHQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário