domingo, 9 de outubro de 2011

DC sobe nas vendas, mas é pra valer?

A distribuidora Diamond Comics anunciou seu Top 20 de HQs mais pedidas pelas comic shops nos EUA em setembro. E é óbvio que deu DC Comics: as sete primeiras posições e um total de 17 títulos na lista divulgada foram o resultado do reboot que relançou 52 novas séries a partir da edição 1 ao longo do mês.



Os primeiros lugares foram um concurso de popularidade: Batman #1 ganhou de Action Comics #1 (o novo Superman), que ganhou de Green Lantern #1, que ganhou de Flash #1... daí em diante é só a Bat-linha e a linha-Lanterna - sobrando espaço apenas para Mulher-Maravilha (décima-terceira posição), Aquaman (décima-sexta) e Justice League Dark (vigésima).

A Marvel Comics só fez frente com o lançamento do novo Aranha Ultimate (nona posição) e os capítulos do mês das sagas Fear Itself (oitava) e "Spider-Island" (décima-oitava).

Nos totais do mercado, porém, foi meio assustador descobrir que DC e Marvel ficaram quase empatadas em termos de unidades vendidas - 35,74% contra 35,37%, respectivamente. Em arrecadação, porém, a diferença é maior: 43,04% contra 37,88%.

O genial Warren Ellis pegou pesado - e com razão - em seu blog pessoal: "Então tudo que o mega relançamento cheio de mídia da DC em setembro conseguiu foi: meio ponto de liderança em arrecadação sobre a Marvel (que tinha só um lançamento grande em setembro); cinco pontos de liderança em exemplares vendidos sobre a Marvel; e todos os exemplares da DC são retornáveis". - ou seja, todos os números acima são pedidos à DC Comics, não necessariamente vendas.

E eu levanto outra questão: se o reboot-que-não-é-realmente-um-reboot deu tão certo assim , o que garante que a DC não vá fazer outro reboot no ano que vem, e no outro, e no outro e no outro e assim vai? O sucesso de Crise Infinita leovu a 52 que levou a Countdown que levou a Crise Final, qeu levou a Noite mais Densa - já tem um bom tempo que as duas grandes editoras estão constantemente em modo "mega evento", repetidas vezes alterando radicalmente todo o seu universo... Quando é que para?

Nenhum comentário:

Postar um comentário