quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Allan Kardec em quadrinhos.



Allan Kardec é conhecido como o codificador do Espiritismo. Seu Livro dos Espíritos, de 1857, é leitura obrigatória para quem segue a doutrina. Como Hippolyte Léon Denizard Rivail se tornou Allan Kardec é o tema da graphic novel Kardec, que será lançado pela parceria Leya /Barba Negra na Rio Comicon deste ano. 
A obra de Carlos Ferreira com arte de Rodrigo Rosa (ganhadores do HQ Mix 2011 por Os sertões - A luta)é uma ficção histórica em quadrinhos que transporta o leitor para a França do século 19 e acompanha Allan Kardec durante a sua busca por respostas sobre a existência humana em uma França que se preocupava em entender fenômenos sobrenaturais, vividos nas reuniões de "mesas girantes", em que objetos se moviam inexplicavelmente.


Agora é esperar para ver se é uma obra legitimamente biográfica, ou se como muitas ficções biográficas irá apenas exaltar Kardec, e ignorar ou colorir suas falhas e imperfeições. Como não quero ofender ninguém, só vou dizer o seguinte: eu não acredito em nada que Kardec escreveu, e realmente apreciaria se esta fosse uma obra cética, mas como o prefácio é do biografo de Chico Xavier, Marcel Souto Maior, duvido muito que vá ter qualquer pingo de ceticismo - exceto talvez em mostrar o lado cético e racionalista como sendo algo entre deliberadamente obtuso, ou abertamente perverso.
Com informações do site Universo HQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário