domingo, 4 de setembro de 2011

Valsa com Bashir : Muito se perdeu na transição pros quadrinhos.

Em 2009, o excelente filme Israelense Valsa com Bashir foi adaptado para quadrinhos, e muita coisa foi perdida no caminho; muito do filme dependia da animação, e não só do "ser desenhado", e perdeu-se na HQ.

A surrealiedade do filme se dá na estranha realação do "Real" com a animação , e o quadrinho não consegue esse efeito. Sem ela, temos um quadrinho com uma boa história, e bem desenhado, mas que não consegue ter impacto. Especialmente porque a narrativa foi planejada para filme.

"Valsa" mostra a busca do autor, Ari Folman, veterano da guerra de Israel com o Líbano, em 1982, pelas lembranças de sua participação no massacre de Sabra e Shatila, pouco após o fim da guerra. Folman começa a buscar informações do que ocorreu lá após falar com outro veterano, que passou a ter pesadelos com a guerra, mais de vinte anos após o fim dela. A conversa com seu antigo colega o leva a relembrar vagamente do massacre, e a ter pesadelos com o incidente.




Várias cenas excelentes do filme perdem todo o efeito na versão impressa de "Valsa". A maior perda está na cena que dá nome ao filme, onde o comandante da unidade de infantaria do autor e protagonista Ari Folman, Shmuel Frenkel, "valsa" com uma metralhadora, sob fogo inimigo em frente à um cartaz de Bashir Gemayel. Perdendo o movimento, o que no filme é uma cena fantástica, aqui não tem força, e dependemos da narração para entender o que está acontecendo.

Apesar de manter intacta a excelente trama e os dialogos do filme, a Graphic Novel de "Valsa" é meramente uma sombra do filme, e talvez teria sido melhor se não tentasse reproduzir o visual do filme. Da maneira que foi feita, parece um storyboard do original, mais válida como curiosidade do que como HQ em si. Se fosse uma obra original, e não a adaptação de um filme, eu recomendaria... mas como o filme já estava aí antes da HQ, que não tem nada além do filme, não posso dizer que recomendo. Valsa com Bashir ainda pode ser encontrada em algumas livrarias, mas eu daria preferência ao filme - muito superior, e que pode ser facilmente encontrado em qualquer locadora de boa qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário