terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Juntas Soltas: Combiner Wars Off Road

Para encerrar os Stunticons de Combiner Wars, o novato: Off Road, vulgo o Stunticon com o maior nome de Go-bot de todos os tempos. Quem é Off Road? Bem, ele é um cara novo feito para a linha, tomando o lugar de Wild Rider (que nos quadrinhos largou os Stunticons) de forma a quebrar a “monotonia” de quatro carros de corrida. Originalmente o molde era para ser uma versão nova do Triggercon Ruckus (que virou um redeco do Off-Road), mas no fim virou esse “desconhecido”.



Forma de Robô


Off Road é impressionante: boas proporções (apesar dos braços finos), design dinâmico, um rosto bem expressivo (e bizarramente, verde) e um bom uso do kibble* dos ombros como ombreiras ajustáveis. Pena que o mesmo não pode ser dito do kibble do capô, pendurado nas costas como uma mochila de acampamento (e que remete mais a outro Triggercon, Crankcase). Ao mesmo tempo, a mochila ajuda a dar mais “personalidade” ao molde.



A articulação é a normal para a linha: ombros e quadris universais, rotações nos bíceps, coxas e cintura, uma ball joint na cabeça e dobras nos cotovelos e joelhos. Graças ao design do molde, ele serve naturalmente para poses de ação e consegue ficar em pé com mais facilidade que seus companheiros de equipe.


Como de costume, ele vem com uma mão-pé-arma, nesse caso um canhão quádruplo. O segundo acessório é um machado (que estranhamente me lembra o Getter Tomahawk).  Essa seria a arma mais brutal do quarteto, não fosse o cano de escape misterioso do Dead End. A arma também lembra um cano de escape com uma peça de motor, e pode ser segurada por um pino lateral, como um rifle torto.

Transformação e modo alternativo

Off Road quebra o padrão da equipe em sua transforrmação, que remete mais a dos Aerialbots, com pernas que se abrem e entram em colapso para formar a traseira. No geral, a transformação é simples e rápida.



O resultado é uma picape bela e funcional, com estranhos parabrisas vermelho sangue. Apesar dos pés quase tocarem no chão nessa forma (um deslize do design), Off Road é o segundo Stunticon a melhor funcionar como um carrinho de brinquedo. E como uma picape, ele é plenamente capaz de carregar a tralha dos outros: são ao todo cinco pontos de 5mm, dois na caçamba, dois nas laterais e um último no para-choque traseiro.



Apesar da abundância de pontos de conexão na forma de caminhonete, há um conector específico para a peça (que não cabe nos outros pontos): um slot retangular que encaixa na traseira. Graças aos detalhes esculpidos na peça, o resultado parece muito mais um motor turbo enorme do que um “modo de ataque”. Pena que o resto da equipe (salvo Breakdown) não sejam tão bem pensados.

Combinações


A transformação em pé é a mais simples: basta mover o capô e desvirar o conector. O capô erguido tem a vantagem de parecer uma grande joelheira.


Enquanto isso, a forma de braço envolve mover todas as partes e deixa os braços em posição para receber mais acessórios. O capô novamente traz sua vantagem, dando ao braço Off Road uma ombreira avantajada que parece mais dinâmica e “natural” do que os capôs pendurados do Breakdown e do Dead End.


Avaliação

No meu ver, Off Road é tranquilamente a estrela dos Stunticons de Combiner Wars. Vindo do nada, o molde tem um charme especial, foi bem pensado e seus acessórios dão aquele toque extra de brutalidade que se espera de um Decepticon - ainda mais um componente do Menasor. A única falha, relevante apenas por ter uma arma corpo-a-corpo, é a falta de articulação nos pulsos. Mesmo o “mochilão” é perdoável por fazer parte de sua assinatura visual. De longe um dos melhores moldes deluxe em anos, apesar - ou talvez em função - de sua simplicidade.


Linha: Combiner Wars

Fabricante: Hasbro

Ano: 2015.

Acessórios: Machado; Mão-pé-arma

Nota: 9,5/10


*Peças de um modo que ficam pendendo nos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário