segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Juntas soltas: GO! Kenzan

O primeiro lançamento do “trio samurai”, o jovem Kenzan é o ideal do Samurai, levando a si mesmo e o seu trabalho na Terra completamente a sério. Esse senso de responsabilidade, junto com sua bravura e proeza marcial - fruto de seu treinamento com o lendário Go Prime- fazem dele um grande guerreiro, mas a mesma coragem o leva a um grau perigoso de impetuosidade.

Como um Swordbot, os sete moldes originais de Transformers GO!, Kenzan é um combiner, unindo-se a seus “irmãos” Jinbu e Ganoh em múltiplas configurações, das quais só veremos uma por hoje. Sem mais delongas, nosso olhar em G01 Kenzan.

Kenzan e seus colegas foram fruto do único jabá que recebi na vida, de uma loja de brinquedos na Comic Con de Londres. Parte de mim suspeita que estivessem desovando itens encalhados em cima de um jornalista, dado que os três foram lançados no meio de 2013.



Modo de veículo

Começaremos desta vez pela forma de veículo, por uma questão de fluidez: uma forma leva a outra, e esta ordem evita “voltar atrás”. Além disso, começar pelo robô estragaria a surpresa... Kenzan é um interceptador da polícia, com um design levemente futurista. O tipo de carro pode parecer estranho para uma viatura, mas não é incomum que carros “esportivos” sejam utilizados como veículos de perseguição pela polícia em alguns países - e os seus colegas de equipe não se disfarçaram nada bem, então nesse sentido Kenzan é claramente o mais bem sucedido.

Todos os acessórios tem onde ir na forma de veículo: as duas espadas Samurai Cross encaixando na base do automóvel, e o Kabuto, cujo uso se tornará claro na combinação, encaixando no topo como um “modo de ataque”. As espadas são feitas de borracha e deformam com facilidade. Essa forma conta com mais quatro conectores de 5mm, dois em cada porta e dois no topo.

Kenzan conta com eletrônicos: um botão no topo dispara uma sirene neste modo. Desconectar a traseira do carro inicia a transformação com o clássico som de transformação...

Forma de robô

A transformação é envolvente sem ser complicada e o som das ratchets das pernas faz com que seja uma experiência sonora sem igual - quer você ame ou odeie o clec clec dessas juntas. O resultado, no entanto... é estranho. Fotos não preparam para o quão anormal Kenzan é.


Kenzan tem proporções muito estranhas. Seu tórax é estranhamente pequeno e largo, o abdômen inexiste (sendo composto apenas pelo kusazari que se passa por uma pélvis), as pernas são imensamente longas e se estendem até os ombros (parte delas sendo na verdade o interior do tronco), enquanto os braços são curtos e pequenos. A cabeça é ainda pior, parecendo quase vestigial em meio aos ombros liefeldianos.


Uma pena, dado que essa cabeça é extremamente detalhada, e conta até com um chonmage, aquele rabinho de cavalo de samurai.
Adequada, mas estranha. 

A articulação é aquém de seu tempo, mas adequada. Ao todo são 18 pontos de articulação: duas rotações em cada perna, ratchets nos quadris e joelhos (com um posicionamento muito estranho no caso dos quadris), ombros universais (com rotações e abertura separadas), uma dobra lateral nos cotovelos e uma ball joint no cotovelo. A cabeça é montada numa ball joint, assim como o chonmage. Sim, ele tem cabelo articulado. Todas as juntas são um tanto limitadas e o peso dificulta várias poses.

O que seria de um samurai sem suas armas?

As duas Samurai Cross foram feitas para esse modo, se encaixando nas mãos com perfeição. Infelizmente, ele sofre do velho problema de bonecos com espadas: as melhores poses exigem pulsos que ele não tem.

Elas também podem ser guardadas nos tabs retangulares da mochila, dando a impressão de espadas embainhadas nas costas. O Kabuto pode ser usado nas costas, o jeito “oficial” de encaixar a peça, formando um par de canhões de ombro. O efeito é bom, mas o coitado fica ainda mais desequilibrado.

A arma é quase tão grande quanto ele. 
Outra opção é encaixar ele como um canhão duplo muito desajeitado nas mãos. Os antigos conectores do capô agora podem ser usados para encaixar coisas por baixo das mãos, ou para usar as duas espadas em uma mão só.

Os eletrônicos nesse modo tem uma função tripla. Desconectar a mochila dispara o som de transformação inverso; pressionar o botão ativa falas e efeitos sonoros. A última função envolve segurar o botão, dando início a música de combinação - que irá tocar até que um Kabuto seja conectado devidamente (ou que o botão seja apertado).

Combinação - Sanjou Gattai! GoKenzan!

Cada uma das combinações de Transformers GO! segue uma ordem específica.  GoKenzan usa Kenzan no topo, Jinbu como “mochila” e abdômen,e Ganoh como pernas.

De caminhão a calças.


Ganoh é a parte mais simples, só virar os braços para as costas, cobrir o para brisa com o para-choque e desdobrar os pés, formando um belo par de calças.

Quase lá

Jinbu demanda um certo grau de contorcionismo antes de encaixar em em cima, conectando em múltiplos pontos para garantir a estabilidade.
Um totem de cabeça pequenininha.

Kenzan é o que mais trabalha nessa combinação, abrindo suas pernas completamente para formar os braços do combiner (eis o motivo delas serem tão longas), seus pés formando as mãos (os outros dois escondem punhos dentro dos pés) e os braços se recolhendo para formar a nuca. 

SANJOU GATTAI! GOKENZAN
O Kabuto se abre para revelar a cabeça do super robô GoKenzan, conectando no peito e nos ombros. A conexão segura os braços no lugar e ativa os eletrônicos específicos dessa forma: um efeito sonoro para a combinação, luzes azuis e sons de ataques especiais.

Alto e magro...
GoKenzan é um cara alto. Muito alto. As proporções são melhores vistas em pessoa do que parecem em fotos. Os braços longos e finos, com mãos achatadas não combinam com as pernas grossas de Ganoh. No geral, GoKenzan é uma combinação difícil de engolir.

Articulação é amplamente limitada: pernas contam com duas ratchets joints no “joelho”, dando a ilusão de um joelho duplo, e uma ratchet universal nos quadris, bloqueada pelo “saiote”, dando apenas um click de movimento lateral. Há uma rotação na canela (no “segundo joelho”) e uma inclinação no calcanhar.
Ok, dá pra fazer algumas poses mais dinâmicas. Poucas, mas dá. 

Os cotovelos tem ratchets firmes e uma rotação no bíceps, com uma ratchet logo acima desta fazendo o papel de ombro, em conjunto com outra ratchet joint. Tudo isso é prejudicado pela tendência do conjunto todo se desprender do kabuto e cair. Os pulsos giram e inclinam na vertical.. Os dedos e o dedão mexem, sem muito impacto. Como a mochila é feita dos pés de Jinbu, os “propulsores” podem levantar e abaixar.

O pescoço não move, um dos maiores erros de toda a linha: mesmo com todas essas limitações, daria para gerar boas poses - se a cabeça não fosse estática.
Afinal, o que seria de um samurai sem suas... adagas?

GoKenzan pode usar as Samurai Cross, que parecem mais um par de facas nesse modo, deixando claro que não foram feitas para a forma combinada.

Muito melhor...

Uma alternativa é usar as armas de Ganoh e Jinbu como um par de espadas do tamanho certo, apesar de uma delas ser na verdade uma lança dupla com espadas coladas nas laterais.
Surpreendentemente, a arma combinada não tem nome.

Se isso não bastar, todas as quatro armas podem se juntar em uma única arma de haste de proporções épicas.

Essa coisa. 

Os Kabutos de Jinbu e Ganoh tem seu uso aqui, formando um canhão desengonçado que é melhor ignorado.

Avaliação Final

Por mais que eu goste de Kenzan, há de se admitir que ele foi um experimento que não deu muito certo. O peso de cinco formas em um único boneco - três das quais componentes em uma combinação - teve um enorme custo para todas. O automóvel é a melhor das formas, e a única forma de veículo funcional em sua equipe. O robô é o mais bem sucedido dentre os três, e ainda assim tem proporções horríveis e articulação limitada. A combinação tinha potencial, mas as proporções estranhas e os ombros frouxos novamente o impedem de atingir esse potencial.

No entanto, ele tem um charme de Brave que não se via a anos, e se ele tivesse sido lançado como um Brave,  seria melhor visto pela fanbase - sem brincadeira, ele tinha tudo para ser um novo God Max. Como um Transformer, Kenzan é simplesmente medíocre.  Fosse lançado na época de Energon, seria excelente. Em 2013? Datado, desengonçado e estranho. E um bocado feio.

Eu tenho que dizer que gosto dele, embora não o recomende de forma alguma. E tenho que alertar: a transformação dele é dada a arranhar a tinta azul do peito.

E Fan mode extra: há como usar os braços de Jinbu na combinação. Fica super besta, mas é algo (Ganoh é quem tem um fanmode ótimo).

Fabricante: Takara

Linha: Transformers GO!

Ano: 2013

Acessórios: Kabuto, Espada “Samurai Cross” x2.

Nota: 6/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário