sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Juntas Soltas: Breakdown

Seguindo nossa cobertura dos Stunticons, o paranóico (quem disse isso?!) de plantão, Breakdown. O pobre coitado que está sempre convencido de que “eles” (seja lá quem forem) estão prestes a pegá-lo, e que seu fim está próximo. Como alguém com tanto medo virou parte de uma unidade “de elite” (embora a mais instável das unidades de elite dos cons) eu não sei. Como o membro mais revisitado dos Stunticons, e o único membro da equipe a ter sua versão G2 lançada, era óbvio que Breakdown faria parte de Combiner Wars. Mas o quão bem ele se saiu nessa nova versão?





Forma de Robô



Em sua forma humanóide, Breakdown segue um padrão que será visto também em Dead End: placa peitoral cobrindo o conector, a frente do carro pendurada nas costas, a traseira formando as pernas e as laterais os braços. Os resultados são um tanto estranhos, mas condizem com o original: braços finos, uma “mochila” invertida e oca (devido a integração dos acessórios) e as pernas desproporcionais, com coxas finas e canelas gigantescas. Quase que o oposto de sua versão de Transformers Prime, que era um armário ambulante.



Em termos de articulação, Breakdown tem algumas vantagens quanto aos seus companheiros de equipe: os cotovelos contam com articulações duplas, uma dobradiça e uma ball joint, as pernas contam com uma junta extra na cintura além das básicas no quadril e no joelho e os calcanhares são semi ajustáveis. Infelizmente, isso resulta em quadris que tendem a parecerem “tortos” e algumas dificuldades para ficar em pé. Meio como se ele estivesse bêbado.





A mão-pé-arma de Breakdown é um canhão duplo com cano largo que gosto de pensar como um lança-chamas. Já sua arma “normal” é um rifle com uma longa lâmina na sua base. Usadas como armas de combate a distância o resultado é.... passável.



Mas onde os acessórios se destacam é em seu outro uso: a arma de mão se revela uma gunblade, servindo como espada, e a mão-pé-arma se encaixa nas costas através de um trilho esculpido nas laterais, formando um jetpack. A arma é a única dentre os Stunticons a realmente funcionar nos dois modos, ao invés de parecer que o coitado está segurando uma arma branca do jeito errado. Com a paranóia vem a precaução, eu suponho.


Forma de Veículo.



A transformação é rápida, simples e faz referencia ao original. É também uma das mais envolvidas conversões na linha, expandindo as pernas para os lados para reajustar a traseira do veículo. O resultado é uma Lamborghini Diablo levemente alterada, um dos mais belos alt modes de Combiner Wars. Como todos os Stunticons, ele tem a vantagem de ter os aros das rodas pintados, junto com vários outros detalhes - foram se os dias de pintura escassa! Para fechar, ele rola consideravelmente bem, como se esperaria de um carro de corrida.


Como o dono da única mão-pé-arma a ser deliberadamente pensada para os dois modos, Breakdown vai além do mero “modo de ataque”: um par de buracos na base da peça serve para encaixar na forma de carro como um grande motor turbo (para melhor fugir deles). Isso já foi visto no Drag Strip e está presente em Off Road, cada um com o seu próprio método de integração..

Perfeito para cortar canelas.

Mas para os fãs do “modo de ataque”, dá para encaixar a mão-pé-arma através do peghole no topo, e encaixar a gunblade na lateral, gerando um carro com uma espada do lado. Isso é ou muito badass, ou muito besta. Ou os dois.


Combinações


Assim como Dead End, as formas de membros do Breakdown partem da forma de carro, com poucas alterações. A diferença maior entre as duas (além da óbvia extensão das pernas) fica no aerofólio:



A forma de perna mantém a traseira como na forma de carro e conecta o pé diretamente na traseira. É uma perna sólida e funcional, sem parecer obviamente que é um carro enfiado na canela do combiner.


Já a forma de braço usa a traseira como no modo de robô, formando “mangas” a partir do aerofólio e dos pés. Graças a maneira como as pernas são construídas, ele tem a vantagem de uma junta para os lados no cotovelo - mas ela tende a ficar bamba.

Linha: Combiner Wars

Fabricante: Hasbro

Ano: 2015.

Acessórios: Gunblade; Mão-pé-arma

Um comentário: