terça-feira, 17 de julho de 2012

Temo que Man of Steel destrua a essência do Super Homem

Bem, mais um poster de Man of Steel foi divulgado na San Diego Comic-Con (que eu to cobrindo com atraso), e minhas impressões ruins sobre a roupa do Super homem no filme de Zack Snyder não foram alteradas. Focando apenas no peito do Homem-de-Aço, esse poster me deixou uma sensação... não sei, opressiva, com todo o detalhe de "escamas" da roupa, e seus tons escuros. A impressão inicial definitivamente não é "esse é o peito de um herói". Não ajuda que a roupa parece mais "azul quase preto com bordô" do que azul e vermelho.

Se o poster e as imagens que já foram divulgadas do filme forem um indicador do "tom" de Man of Steel, lamento que isso indique que o filme será - ao menos como adaptação - um completo fracasso. Tudo parece estar voltado para um filme sombrio e talvez até cínico, indicando que o projeto está seguindo na direção que a Warner quer: mais parecido com a trilogia do Batman dirigida pelo Christopher Nolan.



E não me levem a mal: os filmes do Nolan são excelentes, mas isso é porque o Cavaleiro das Trevas se empresta bem para esse tom mais "pesado", coisa que o Super Homem definitivamente não faz. Batman é um exemplo cabal de anti-herói, enquanto o Super Homem é para ser o ícone, o paragono, o ideal: não é um personagem que tem lugar em seu mito para ser "moralmente ambíguo" ou "sombrio", e tentar forçar essas coisas nele é descartar a essência do herói.

Talvez eu esteja entre a minoria que gosta do Super Homem como um ideal, e que não deseja uma tentativa de torna-lo "badass" ou "polêmico". No começo desta semana, o site Av club publicou um artigo de Todd Van Der Weff em defesa do "escoteiro" da DC. No meu ver, o que Man of Steel deveria fazer é ressaltar o papel do Super Homem como um ideal, algo a ser almejado. Sim, ele é "certinho demais" e "perfeito demais". Mas isso é porque como mito, seu papel é sempre nos lembrar de que nós podemos e devemos ser mais. Torna-lo "sombrio" e "ambíguo" acaba totalmente com sua natureza.

Man of Steel pode até ser um filme bom - e não duvido que o seja - mas se o material até agora demonstrado for um indicativo, não será um bom filme do Super Homem. O que eu espero é algo como o Capitão América: O Primeiro Vingador - que estabeleceu o personagem de Steve Rogers brilhantemente em uma fala: "eu não quero matar ninguém, só não gosto de valentões, não importa de que lado". Um lembrete de fazer a coisa certa, e não o que apenas parece certo. De certa maneira, se O Batman é o herói que Gotham - e talvez o mundo, com todas as suas falhas, absurdos e podres - merece, o Super Homem é o herói que o mundo precisa. Alguém melhor, alguém ideal. E que Snyder não destrua isso, por favor.

3 comentários:

  1. Repetir o Batman seria loucura, um verdadeiro tiro no pé.

    Penso que a DC precisa fazer um filme muito bacana, principalmente para apagar a má impressão deixada no filme anterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tô contigo e não abro.
      Nolan cagou o Batman, e este cara vai ferrar o Superman.

      Aliás, a roupa dele parece feito com uma bola de basquete.

      Excluir
  2. Calma cara, por muito mais você já defendeu que o filme das tortuguitas do bay vai ser bom.

    A minha apreensão com esse filme é os invencionismos como super homem "príncipe" e outras coisas "elegantes".

    ResponderExcluir