quinta-feira, 19 de julho de 2012

Crítica: Die Sterne Stehen Richtig


Uma das minhas acquisições na Alemanha, quando passei por lá em 2010, Die Sterne Stehen Richtig  (As estrelas estão corretas), da Pegasus Spiele, e lançado em inglês pela Steve Jackson Games é um joguinho bem diferente. Com arte de François "Goomi" Launet, do ótimo Unspeakable Vault (of Doom), e design de Klaus WesterhoffDSSR é composto por 75 cartas, representando várias criaturas dos "mitos de cthulhu", e 25 marcadores de estrela, que compõe "o céu noturno".

A ordem do jogo é simplíssima : 1. Compre cartas até ter 5. 2. (opcional) descarte uma carta para mudar o céu noturno. 3(opcional) use uma carta da mesa para alterar o efeito do descarte 4.(opcional) baixe uma carta. 5(opcional) descarte todas as criaturas sacrificadas para baixar um grande antigo.



canto direito : ações via descarte. Canto esquerdo da ilustração : valor em pontos. Base da ilustração : "constelação" necessária para baixar. Base da carta : Mudança nas ações.
Na base de cada carta, há uma série de icones, em uma formação especifica, que precisa estar visivel no céu para que aquela carta possa ser colocada na mesa. E ao lado das cartas, setas que indicam as ações que você pode fazer com o céu ao descarta-la. As três ações são "trocar", "empurrar" e "virar". trocar muda dois marcadores adjacentes de lugar. Empurrar move toda uma coluna ou linha, fazendo com que a primeira estrela seja a última, e todas "subam" igualmente. Virar muda qual face do marcador está visivel.

As cartas que já foram baixadas adicionam mais um elemento estratégico. Virando uma carta, pode se mudar o efeito, como tornar uma "empurrada" em três, ou uma virada em uma troca. Cada carta tem no canto um valor em pontos, que são ganhos ao baixar ela. O jogo termina quando alguém faz 10 pontos. É simples, sem muitas regras, poucas cartas tem efeitos especiais, e as que tem são coisas como "troque um servidor seu com um de outro jogador" ou "descarte sua mão e compre seis cartas". Deveria ser rápido, mas é comum que o jogo fique "travado" em uma situação em que ninguém pode baixar nada.

Die Sterne Stehen Richtig pode ser encomendado pela internet, ou comprado em lojas alemãs, onde custa cerca de 15 euros. A edição americana custa 27.95 dólares, valendo muito mais pegar o jogo em Alemão - se ainda encontrar. Pretendo mais uma vez tentar jogar isso em breve - com sorte, talvez eu finalmente ganhe.

3 comentários:

  1. Tem pouco tempo que conheci um povo muito legal que se amarra em jogos de cartas como esse, vou até compartilhar o link com uma dessas pessoas que nada mais é que a DEUSA DE TODOS OS JOGOS DE CARTA E BOARD GAME...kkk quem sabe ESSE ela não conhece e se empolga. Agora, eu me interessei por ele, se você considera a versão e alemão mais interessante, como fazer os leigos na língua em relação as regras???

    ResponderExcluir
  2. Não estou achando mais os vídeos e o blog esta parado, o que aconteceu?
    Você recebeu uma carta bomba depois do post sobre misógina/estupro?

    ResponderExcluir
  3. Estou sem laptop e deixei os videos temporariamente não listados. Mes que vem volto a postar, pq via tablet é muito ruim...

    ResponderExcluir