segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Coisas que não são anime: Ben 10

Bem, aqui começa mais uma série de artigos sem qualquer periodicidade, como "substitutos ruins" e "ideias idiotas (que deram certo)". Como todo mundo já deve ter notado, tem certos desenhos que otakus insistem em dizer que são animes - e o pessoal que odeia anime insiste em denegrir por "imitar anime", isso quando os otakus não fazem o mesmo. Não são raros os exemplos disso, indo desde verdadeiros clássicos da animação televisiva, como Transformers, M.A.S.K e - PASMÉM - G.I. Joe, até várias produções recentes, como Avatar: A Lenda de Aang, Teen Titans e o caso de hoje: Ben 10.



Sim, olhando "por cima", a estética de Ben 10 até parece tirada de animes antigos: não é precisamente uma coincidência que causa isso. Mas também não é uma tentativa de "copiar anime" que leva a essa similaridade. O que ocorre é que tanto Ben 10 quanto a "era de prata" da animação japonesa (por volta dos anos 70 e 80) bebem da mesma fonte: Jack Kirby.

Isso é perceptível antes de tudo - no nível mais na cara - no uso intenso de "Kirby Dots" em Ben 10: no fundo de todas as transformações, no título, nas sequências feitas em imagens estáticas (e que remetem aos velhos desenhos da Marvel, que eram desenhados pelo Kirby - e eram feitos com recortes dos quadrinhos, muitas vezes).

O próprio traço de Ben 10 tem muitíssimo mais a ver com o do Kirby (embora mais estilizado e menos "quadrado") do que com anime: a única coisa "anime" que há no traço são os olhos de alguns personagens, mas isso é um elemento que já dava as caras na era de prata dos quadrinhos - e que a animação japonesa tirou do Tezuka, que por sua vez tirou da Disney.

Mas também é uma influência notável no roteiro de Ben 10: a temática espacial, o jovem "inocente" que tem em mãos por acidente um artefato alienígena, o "homem comum" que se torna um herói temporariamente: todos temas bem comuns no trabalho de Kirby, e que seguem em Ben 10 todo o padrão do "Rei". O mesmo vale para a abundância de alienígenas em Ben 10, com designs bem inspirados nos vários extraterrestres das histórias do rei - e com tantas piadas toscas por trás do nome quanto nos quadrinhos Kirbyanos.

Se há algo com que Ben 10 mereça ser comparado, não é com a animação japonesa - da qual bebe da mesma fonte primordial - mas com os inúmeros desenhos e quadrinhos "menores" de Jack Kirby, como Thundarr, Os Eternos, O Povo da Eternidade, O Homem Máquina e Capitão Vitória e os Patrulheiros Galáticos. E acima de todos estes, Disque H para Herói, do qual Ben 10 praticamente é uma versão mais moderna - enquanto Ben tem um "relógio" que lhe transforma em vários heróis diferentes, sem muito controle, os vários protagonistas de Disque H tem o disco - que lhes dá várias formas diferentes, sem muito controle. A equipe por traz de Ben 10 - a Man of Action - nunca escondeu a influência de Kirby na série, ou no seu "sucessor espiritual", Generator Rex - e declaradamente visava recriar o estilo e o charme dos quadrinhos clássicos do "rei". Pena que as continuações foram tão fracas neste sentido. Então por favor, não chamem Ben 10 de imitação de anime, pois não é o caso.

4 comentários:

  1. Faltou citar ai a maior referênciada animação, disque H para heroi.

    ResponderExcluir
  2. Eu sei, falha minha... e que já vai ser corrigida^^

    ResponderExcluir
  3. Nem esquente, eu só lembrei disso porque reforça as bases de HQ que o desenho tem, se bem que nem posso falar muita coisa, só assisti uns poucos episódios

    ResponderExcluir
  4. A segunda fase de Ben 10 ( fora alien, ou algo assim) Tem roteiros muito mais loucos e incríveis. Dai sim vocês vão ver roteiros bem ao modo de Jack Kirby.

    ResponderExcluir