terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Morre o esgrimista por traz de Darth Vader

E o mundo nerd perde mais uma celebridade: no domingo faleceu o esgrimista olímpico Bob Anderson, mais conhecido para o público em geral como "aquele cara que faz as cenas de luta do Darth Vader". Inglês, Anderson entrou na carreira cinematográfica em 1952, como coreografo, enquanto mantinha carreira olímpica. Faleceu aos 89 anos, de causas naturais.

Longe dos olhos e do conhecimento dos espectadores, Anderson foi o responsável pelas cenas de luta do vilão em "O Império Contra-Ataca" e "O Retorno de Jedi" (o que explica a diferença para o Vader "travado" de "Uma Nova Esperança", onde as cenas de luta foram gravadas por David Prowse). Além disso, foi o coreografo de produções como "A Lenda do Zorro" e "O Senhor dos Anéis".




Anderson foi um dos três homens não vistos a interpretar Darth Vader: enquanto a voz do mais memorável vilão do cinema foi dada por James Earl Jones, o corpo de Vader era o do fisiculturista David Prowse, enquanto Anderson se responsabilizou pelas cenas de luta. Na trilogia original, a única cena em que Vader aparece sob a mascara, ele é interpretado por Sebastian Shaw - parte do "quarteto fantástico" que deu vida ao lorde Negro dos Sith.



Vai fazer falta, mesmo não tendo mais idade para continuar atuando fisicamente. E mesmo sem que grande parte do público soubesse que ele estava lá, marcou a infância, a juventude e a vida de milhões de fãs ao redor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário