quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Juntas Soltas: Generations Darkmount "Straxus"

O começo de Generations foi marcado por uma bateria de personagens obscuros e ignorados. Enquanto Classics e Universe se focavam em mainstays como Optimus Prime, Starscream, Prowl e Grimlock, Generations abria com um misto de personagens retirados dos quadrinhos e os redesigns do jogo War For Cybertron.

É da primeira categoria que vem "Darkmount" - ou como o personagem realmente se chama, Straxus. Originário dos quadrinhos da Marvel, o tirano de Darkmount existia apenas como um personagem esquecido dos quadrinhos - tão esquecido que a Hasbro conseguiu perder o trademark de seu nome. Que, para a surpresa de todos, no começo de 2010, emergia na forma de um Deluxe. 


FORMA DE VEÍCULO




Em sua forma de veículo, Straxus é um veículo de artilharia móvel baseado na Howitzer sul-africana G6 Rhino. Enquanto o veículo real é movido por seis rodas, Straxus é um half-track, com pequenas rodas de plástico por trás das esteiras não funcionais. O M-17 na torre faz referência a sua primeira aparição, em The Transformers #17.


Como seria de se esperar para o tipo de veículo, a torreta vira 360º e o canhão sobe e desce com facilidade. Em uma junta inesperada (por motivos de transformação) o compensador de recuo também é móvel - coisa que não deveria ocorrer no veículo de verdade.


Sem suas armas menores, Straxus parece um tanto... vulnerável.


As armas menores - um lança mísseis, um lançador de granadas e uma metralhadora - contam com um clipe de 3mm e podem ser usadas em qualquer figura com barras do tamanho.

"Forma de Base"



Como muitos pseudo-triple changers, Straxus conta com um "terceiro modo" que não passa de um ponto no meio da transformação vendido como uma forma a mais - no caso, uma instalação de artilharia que se resume a abrir a traseira do veículo e erguer a torre.


A forma conta com um par de alças para ser operada por uma figura menor, mas ainda assim - isso é o oposto de um modo convincente. E as alças acabam sendo inúteis quando se leva em conta que na época Generations não contava com figuras menores do que Deluxes - e quando passou a ter Legends, estes não contavam com mãos abertas para operar as alças. 

FORMA DE ROBÔ



Tirando o Kibble nos ombros e nas costas, Straxus parece saído diretamente das páginas da Marvel. Mais encorpado do que a média para a linha, o tirano de Darkmount entra para a lista dos raros "robôs gordos" junto com Hound, Bulkhead e o Ratchet de Animated. O ponto fraco do design está nas pernas - tanto nos pés menos estáveis do que se espera quanto nas coxas finas.


A cabeça é um tesouro a parte: diretamente copiada do design de Don Perlin, embora muito menor do que no traço do quadrinho da Marvel. O resultado é questionável: enquanto o design de Perlin parecia demasiadamente cabeçudo - quase ao nível de um Bobblehead - aqui a cabeça parece demasiadamente pequena, quase a um nível Liefeldiano. 


As armas pequenas tem uma abundância de pontos onde encaixar em suas pernas e sua mochila, com espaço de sobra para mais c-clips. Por sua vez, o canhão principal da forma de veículo vira a picareta/cajado que marca o design da Marvel, com bons resultados.


Com 18 pontos de articulação - em sua grande maioria ball-joints - Straxus tem posabilidade de sobra. A rotação da torreta faz as vezes da rotação da cintura, em um toque inteligente de engenharia, enquanto os braços - com duas juntas no cotovelo, para dois eixos de movimento - permitem a mais rara das poses: usar uma arma com as duas mãos. As ditas mãos são esculpidas de forma a segurar armas de 5mm pelo espaço entre o dedão e a palma - ao contrário de muitas figuras com dedos articulados, que derrubam qualquer coisa posta em suas mãos.

Piedade não é oferecida aqui, Autobot. Só a morte. 

O conjunto de juntas permite boas poses dramáticas...


Contemplativas...


Discursos populistas...


Pomposidade aristocrática...


E negociações escusas... Em suma: todo tipo de pose. As mãos e os cotovelos duplos são essenciais para o quão "orgânicas" e emotivas as poses podem ser - um grau pouco visto hoje visto.


Infelizmente, nem tudo é perfeito com Straxus. Além do terceiro modo fuleiro, Straxus sofre com uma das piores mochilas de kibble inútil em toda a linha Generations, um trambolho composto por metade de sua forma de veículo. 


Outro problema é o tamanho: embora seja bem grandinho para um Deluxe, Straxus merecia um boneco maior. Um Voyager no mínimo. O que quero dizer é: Ele devia ser MAIOR que o Optimus de Classics, não duas cabeças menor.


Considerações Finais



Straxus - perdão, "Darkmount" - demonstra bem o padrão que Generations tinha em 2010. Complexo, marcante e inesperado, o tirano de Darkmount juntava um design inovador com engenharia inteligente (que bebia em parte dos bonecos dos filmes - vide seus pés) para uma referência inesperada. Parte dessas qualidades também resultam em seus defeitos: complexidade excessiva, uma transformação que depende da tolerância do plástico (é bem fácil arrancar sua mochila ou seus braços!) e uma certa falta de equilíbrio. Generations seguiu com um misto de figuras esperadas e inesperadas - embora nunca mais com o grau de complexidade de seu primeiro ano - antes de trocar a complexidade por gimmicks bem pensados em Combiner Wars e Titans Return. Não que tenha piorado: só ficou diferente e mais simples em nome da funcionalidade. Straxus e seu irmão de molde, Skullgrim, continuam figuras excelentes não só para o seu tempo - embora possam ser um tanto frustrantes.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário