sexta-feira, 28 de julho de 2017

Juntas Soltas: Lego Bionicle 2015 Toa Tahu


Ah, Bionicle. A linha de Constraction (Bonecos montáveis) da LEGO marcou toda uma geração com seu uso engenhoso de peças, seus designs ousados e sua mitologia intricada. Cancelada em 2010 para a frustração de seus fãs dedicados, Bionicle deu lugar para Hero Factory - com builds mais intuitivos e menos engenhosos e uma mitologia mais simples.

Hero Factory encarou o desdém do fandom da velha linha, chegando ao seu fim em 2015. Em seu lugar, uma nova linha de Bionicle - usando das peças de seu tão malquisto sucessor espiritual - dava as caras. A nova linha Bionicle durou dois anos, começando com este de que falo, o Toa do fogo, Tahu, e seus companheiros.

A segunda geração de Bionicle foi um projeto relativamente ousado para a LEGO, contando com um par de séries animadas - uma em flash, narrando o começo da jornada dos seis Toa, e outra em parceria com a Netflix, em computação gráfica. Apesar disso, a franquia não vingou. 




Composto por  89 peças, entre seu esqueleto padrão ao estilo de Hero Factory 2.0, sua armadura e suas armas, Tahu é um boneco encorpado e imponente, remetendo vagamente a um fuzileiro espacial de Warhammer 40,000 - em particular, aos Blood Angels. Talvez seja devido ao design da máscara do fogo, parecida com o elmo da Power Armour MK VII. 



Apesar das peças de armadura volumosas e de ser um kit de Lego, Tahu é muito bem articulado: balljoints livres nos calcanhares, pulsos, pescoço, ombros e quadris, com ball joints restritos nos joelhos e cotovelos. Todas as juntas são firmes e não demonstram sinais de desgaste após dois anos. 


As "asas" nas costas são ajustáveis, montadas em ball-joints que, à moda dos Constractions de Lego, se mantém firmes com o tempo...


Elas também podem ser removidas e empunhadas como um par de espadas longas e finas, fazendo bom uso das articulações abundantes do Tahu.


Como todo Bionicle, Tahu tem um gimmick de ação, ativado por uma alavanca giratória em suas costas. Um sistema de engrenagens faz com que seus braços movam-se para cima e para baixo em sentidos opostos, simulando golpes de espada. É um gimmick simples e funcional - e que não exige nenhuma montagem demasiadamente complexa.


As espadas-asas não são o único acessório de Tahu. O Toa do fogo conta também com uma prancha de surfe em chamas, composta por quatro peças (duas chamas e duas peças cinza). Um conjunto de quatro pinos serve para conectá-lo à prancha com firmeza.


A conexão limita levemente a posabilidade, mas não a ponto de impedir poses condizentes com a prancha.


Além da prancha e as espadas, Tahu vem com uma segunda máscara do fogo, em plástico dourado. Uma alavanca atrás da cabeça permite a remoção rápida das máscaras, que encaixam com facilidade tanto sobre o rosto quanto em suas mãos.


Encerrando seu load-out, a prancha pode ser separada em duas espadas serrilhadas de grande porte (ou espadas moto-serra, talvez). Apesar do tamanho, Tahu as segura com facilidade, sem ser derrubado pelo peso ou ficar com braços frouxos. A firmeza de suas juntas é boa o bastante para mantê-lo em uma perna só enquanto empunha suas armas... sem necessidade de apoio extra - algo raro para bonecos como um todo. 

Considerações finais



Tahu foi um bom começo para uma linha que, lamentavelmente, fracassou. Rejeitada em parte por lembrar demais Hero Factory e em outra parte por tomar o lugar da mesma - encarando a rejeição tanto dos fãs velhos, ansiosos por um retorno de Bionicle, quanto pelos novos, que queriam continuar vendo os personagens de Hero Factory - a segunda geração de Bionicle foi cancelada em 2016, sem grande alarde. Seu lugar foi tomado pelos Constractions de Star Wars, com o mesmo estilo de engenharia e várias peças em comum. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário