segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Juntas Soltas: Titans Return Hardhead

As linhas "CHUG" (Classics, Henkei, Universe e Generations) foram desde seu princípio, em 2006, uma modernização de designs clássicos de Transformers. Mas poucas o fizeram com tanto afinco quanto Titans Return. Se a antecessora Combiner Wars era uma releitura de vários combiners clássicos - e alguns não combiners, repensados para pertencer ao padrão combiner - Titans Return é em grande parte uma atualização de engenharia dos velhos Headmasters.

Enquanto nas linhas anteriores, o conceito e os elementos fundamentais do design eram revistos por olhos modernos - resultando em coisas como o Springer de Thrillin' 30 ou o Megatron de Combiner Wars - em várias das figuras da linha atual, temos o mesmo design passado por um filtro de modernização, caso do tanque Hardhead.




FORMA DE VEÍCULO



Como seu boneco original, Hardhead é um tanque futurista - do tipo que se veria em um jogo de videogame ou uma revista em quadrinhos. O design é mais arrojado e mais angular do que o G1, mas segue a mesma forma base, incluindo as esteiras em quatro partes.


O cockpit agora é completamente transparente, e como no original, pode ser tripulado por seu headTitanmaster. A minifigura fica bem firme e natural no assento.


O canhão pode ser elevado em uma junta dupla e rotacionado graças à sua conexão de 5mm.


Como muitos bonecos da sublinha, Hardhead conta com pinos de 1mm para os Titanmasters. Em seu caso, são 4 - um para cada esteira. 


Além do canhão, Hardhead conta com um rifle - em algum ponto da transição para a modernidade, o teimoso autobot trocou um de seus Shatterblasters por articulações.


O shatterblaster também pode ser conectado em um dos pinos para Titanmasters...


Ou dá para usar o assento oculto do canhão principal para fazer uma torre tripulada por um Titanmaster.


Por sinal, o canhão pode ser retirado, deixando para trás um... Sei lá o que... que pode receber qualquer acessório de 5mm - de armas de fogo até armas titanmaster, ou espadas, sei lá.


TITAN MASTER




Com cinco pontos de articulação (uma junta para os dois joelhos e outra para os dois quadris, ball joints nos ombros e ball joint no pescoço), DFuros segue o padrão da linha, remetendo a uma versão diminuta de seu companheiro.  A única pintura é na cabeça, com um rosto amarelo e olhos azuis.


Muito bem pintada em azul e amarelo, a cabeça é praticamente a mesma do original - salvo por sua mobilidade providenciada pela ball joint do Titanmaster. Aos interessados, Furos concede ao seu parceiro o poder de regeneração.

FORMA DE ROBÔ



A conversão é basicamente a mesma de sua versão de geração um, com alguns passos adicionais. Toda a base do tanque se desdobra para formar cintura, quadris e pernas em um único passo, enquanto as esteiras dianteiras se separam em duas partes para formar os braços (ao contrário do original, que tinha um bloco sólido de braços). 


O resultado é um robô atarracado, com braços um tanto longos e que faz essas proporções incomuns (quase He-manescas) funcionarem. Apesar do visual mais moderno, ele mantém aquele charme oitentista - e as proporções estranhas são parte disso.


Enquanto sua versão original era um tijolo, desta vez Hardhead não fica devendo em nada: São ball joints nos ombros e quadris, rotações nos pulsos, coxas e bíceps e dobras nos joelhos e cotovelos. Devido à conversão, não há rotação na cintura.


As juntas de elevação da base do canhão podem ser usadas para colocar o canhão sobre o ombro do cabeça-dura, como nos velhos tempos. Infelizmente, o canhão obstruí levemente a movimentação do ombro direito.


O rifle não cai nada mal em suas mãos - embora o segundo rifle faça falta, Hasbro. 


Se isso não for poder de fogo manual o bastante, o canhão pode ser usado como uma arma de mão (ou como uma arma de mão tripulada).


Como a maioria dos bonecos pós Thrillin' 30, Hardhead conta com um peghole para stands de voo, permitindo poses dinâmicas sem que ele precise se sustentar sozinho. O conector fica na virilha, sem obstruções ao seu acesso. 


CONSIDERAÇÕES FINAIS





Um carinha e seu tanque. O que reclamar dessa dupla do barulho - além de dizer que é uma pena que não tenham mais um rifle e que não sejam menores (embora sejam quase do mesmo tamanho que o original)? Hardhead demonstra o que há de melhor em Titans Return - e o quanto a segunda metade de Geração 1 precisava de um update que não se envergonhasse de seus alt-modes absurdos e sua falta de relação com veículos "reais". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário