quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Juntas Soltas: Car Robots Gigatron

Em 1987, Transformers via algo nunca antes visto: Sixshot, o primeiro de um seleto grupo de transformers conhecido como os Sixchangers. Com seis formas diferentes, Sixshot era fruto de Takashi Kunihiro, designer que mais tarde viria a trabalhar em peças incríveis como Star Saber e os impressionantes Optimus Prime e Jetfire de Revenge of the Fallen.  

Sixshot foi seguido por seu não tão impressionante filho, Quickswitch, e cada um deles teve um retool. Passada a década de 80, o conceito de um robô com seis formas alternativas parecia esquecido - o assunto agora eram animais, não havia mais como justificar os modos abstratos e as partes multiuso dos Sixchangers.


Isso é, até Car Robots, em 2001. Novamente pelas mãos de Kunihiro, uma forma sombria se juntava ao seleto rol dos Sixchangers - embora não recebesse esse título oficialmente: Gigatron, lançado no ocidente pelo mais comercializável nome Megatron. Seus antepassados eram tijolões... mas dessa vez, a arte da transformação sextupla estava em mãos bem mais hábeis...

Ou em uma mão, literalmente...



FORMA 1: O ROBÔ




Sua primeira forma já deixa claro que Gigatron não é um transformer comum. Com linhas arredondadas e orgânicas, adornado com filigranas, runas e cristais, o "imperador da destruição" parece saído de alguma obra de fantasia, um tipo de vampiro ou rei demônio fantástico - e não o tipo de robô que se espera da linha. Há um uso farto de cromo e pintura metálica sobre o plástico preto, roxo e vermelho transparente - em um grau que não se vê hoje em dia. 



A cabeça é detalhada e bem pintada (apesar de algumas lascas aqui e ali), com um par de "orelhas" cromadas que podem ser "fechadas" caso seja de agrado. Apesar do plástico transparente usado, não há light piping. 


Com ratchets nos joelhos, ombros, cotovelos e quadris, ball joints nos pés e rotações nos bíceps, pescoço, pulsos e coxas, Gigatron é o oposto dos seus "irmãos", capaz de um bom número de poses. Suas asas também contam com múltiplas juntas para efeito dramático.

CUTTER BEAM!
En Garde

Como arma, Gigatron conta com um par de espadas/lança misseis. Uma anomalia entre os -algumacoisa-trons, não há nada aqui que seja sequer similar ao canhão de fusão do seu antecessor. As lâminas podem ser disparadas por um mecanismo de pressão, mas não vão muito longe.



O conjunto de articulações é perfeito para as armas - e é uma pena que a maioria dos Transformers com espadas modernos não tenham a tão útil rotação no pulso.


As espadas também podem ser combinadas em uma única arma de duas lâminas, a lá Darth Maul.

Agora, para as formas alternativas!

FORMA 2: O MORCEGO



O começo das conversões de Gigatron, felizmente, não é indicativo do resto das formas. Morcegos Transformers não tendem a ser muito bons, mas Gigatron é um nível sem precedentes de fracasso: um tronco de robô com as pernas viradas para trás,  resultando em um "morcego" com bocas de dragão na nuca. Ratbat era um morcego mais convincente... e era um cassette. 

Bwa! I vant to suck your energon!

Uma pequena máscara serve para cobrir o rosto, sem muito sucesso - e sem parecer em nada com uma boca de morcego.


Como resultado, a articulação se resume às asas. Mas ei, nem tudo pode ser bom né?

FORMA 3: O DRAGÃO



A forma seguinte, um dragão de duas cabeças, é muito melhor sucedida. Usando os pés do robô como as cabeças do dragão e as múltiplas juntas das pernas como seus pescoços, Gigatron ganha um par de membros extra na forma de dois "sub-braços" com ball joints. A pose padrão faz ele parecer um kaiju


O Dragão é incrivelmente bem articulado, embora tenha problemas para ficar em pé em ceras poses. As cabeças contam com detalhes pintados nos dentes, língua, focinho e olhos. 


Um de muitos dragões bicéfalos em Transformers - e estranhamente um dos melhores, mesmo tendo que manter outras quatro formas. 


 FORMA 4: O CARRO

NaNaNaNaNa-Gigatron! Gigatron!

A forma seguinte é... um batmóvel como imaginado por japoneses. Ou um carro saído de um anime ou jogo de videogame. Angular, pontudo e rente ao solo, o veículo exala velocidade. As asas servindo de laterais fazem ele remeter a algum tipo de criatura alada.  



Nem tudo é perfeito, no entanto, e a traseira do veículo mal disfarça sua natureza como um par de pernas conectadas em seus braços. As cores ajudam a esconder esse detalhe, felizmente.



As espadas finalmente servem uma função aqui, operando como um par de canhões traseiros. Infelizmente, a conexão não é muito firme.


FORMA 5: O JATO




Se a forma de carro era um batmóvel, o jato é um batwing, igualmente remetendo aos veículos do Batman  como filtrados por olhos nipônicos. O diminuto cockpit sugere que essa coisa seja imensa. As rodas dos braços trabalham junto com um pequeno trem de pouso que existe apenas para essa forma.

EU VOU ME VIOLAR! não, espera!

Outra possibilidade é um Hambrabi virado ao contrário. As espadas aqui operam como canhões dianteiros. 


Como quer que interprete, a forma só sofre de um pequeno problema na dificuldade de posicionar suas pernas corretamente, devido a ausência de pontos onde conectá-las.



FORMA 6: A...


Até agora, passamos pelas formas mais comuns de um transformer: carros, bichos e aviões. Outros sixchangers tem formas de arma fechando sua seleção de modos. Mas Gigatron é diferente. Quão diferente?

SUA ÚLTIMA FORMA É UMA MÃO!!!


Imaginem o tamanho do combiner se tivesse alguém para virar o resto do braço.

Sim, uma mão alada. E sim, ela apareceu no desenho. O modo faz uso intenso das juntas de seus braços e pernas, resultando em uma mão plenamente articulada - e que não tem como ser deixada em pé.

Eu não sei quem falhou mais no fist bump

O dedão conta com duas ball joints e uma rotação, enquanto os outros dedos contam com duas ratchet joints cada e uma dobradiça ou um ball joint nas unhas.


Para aumentar o fator absurdo... há um gimmick exclusivo para essa forma: um gatilho faz a mão se fechar, para agarrar e esmagar outras figuras. Oh a insanidade.

Considerações finais


Vamos por partes. Antes de tudo, não há um único aspecto (salvo o morcego) no qual essa figura não seja bem sucedida. Mas o mais importante:
- Ele é incrivelmente bem pintado
- Ele vira uma mão
- 5 de suas 6 formas funcionam bem
- Ele vira uma mão
- É um "megatron" com tema de vampiro
- Ele vira uma MÃO
- ele vira um dragão
- e um batmóvel

O que é um cybertroniando? Nada além de uma
miserável pilha de arquivos criptografados.
Mas basta de conversa, tome isso!

A não ser que a estética mais redonda dele te incomode, não há como errar com Gigatron ou seu repaint, Devil Gigatron/Galvatron - que conta com mais quatro formas em suas instruções (embora não tenha nenhuma peça nova para isso).  E embora a personalidade canônica dele seja muito diferente disso... não consigo não ver ele como o Drácula cybertroniano.

3 comentários:

  1. ELE VIRA UMA MÃO
    adorei o texto e concordo muito com as considerações finais, uheuhauahuahuahauhauha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda está para surgir um alt-mode melhor do que uma mão voadora.

      Excluir
  2. Boa tarde, não sei se você ainda mantém o blog ou se tem a figura.
    Adquiri uma ontem gostaria de saber se você pode me enviar mais detalhes sobre todos os acessórios da figura e as transformações dele.
    Agradeço a atenção ;)

    ResponderExcluir