domingo, 23 de agosto de 2015

Juntas Soltas: Combiner Wars Optimus Prime

Abrindo o novo Juntas Soltas - não mais uma série de vídeos toscos! - um dos bonecos mais... controversos da recente sublinha Combiner Wars: Optimus Prime. Depois de nove (9) anos reaproveitando o molde Classics, finalmente um novo Prime de Geração 1 grande. Mas como foi o resultado? Veremos.

Como todo Voyager de Generations, Optimus vem embalado na forma de Robô e por isso é por essa forma que vamos começar. Baseado em partes no design atual do líder supremo dos autobots nos quadrinhos da IDW, Prime sai das “proporções heróicas” tradicionais e assume proporções mais próximas do incrível Hulk. Braços são longos e grossos com painéis da forma de veículo ocupando pouco espaço. O tronco é praticamente um muro retangular com janelas falsas (as verdadeiras vão parar nos ombros), enquanto as costas carregam mais uma frente de caminhão. As pernas são igualmente enormes, com pés firmes, o que ajuda a manter o boneco em pé. A cabeça, por outro lado, é minúscula - mas há um motivo para isso. Fechando o visual, os ombros trazem adesivos da insígnia dos Autobots.

PRIME ESMAGA DECEPTICONZINHO!
A articulação é adequada: os cotovelos dobram 90º, ombros giram 360º e levantam para os lados em rodas dentadas muito firmes. A cabeça é presa em uma ball-joint, mas devido ao pescoço curto a movimentação é restrita para apenas os lados. Bíceps giram 360º. Os pulsos levantam (como parte da transformação). Abaixo da cintura a articulação é igualmente adequada: juntas dentadas muito firmes para os quadris, uma rotação acima do joelho e uma na cintura, e joelhos dobram 90ª. A rigidez das juntas do quadril e do ombro chega a ser um aspecto negativo: são duras a ponto de darem a impressão de que o plastico vai quebrar antes da junta ceder.



A cabeça lembra muito a do Powermaster Optimus Prime/Super Ginrai
Exceto que pequena onde a velha era grande.

Bonita mochila prime. 


TRANSFORM!

Recolha a cabeça e vire os braços

Junte os ombros sobre o tronco. Sim, o peito é um para-brisas falso.
Una e recolha as pernas...

E feche tudo. Virar ele para o outro lado não é opcional.


Saindo um tanto da norma e lembrando o Optimus de Transformers Cybertron, a frente do caminhão é formada pelos ombros. O resultado é um caminhão que simultaneamente parece compacto e gigantesco, algo como um ariete sobre rodas. Janelas são pintadas em um tom azul prateado - nada de plástico transparente aqui, infelizmente (e por sinal, ele tem três conjuntos de parabrisas dianteiros). Tirando os pés  virados formando a traseira do caminhão, não há nenhum indício da forma de robô visível nesse modo. O veículo traz mais um adesivo onde antes ficava a cabeça - que houve com as estampas, Hasbro?.

OPERATION COMBINATION

O Enigma da Combinação?
Onde foram parar meus membros?
Como um Voyager de Combiner Wars, Optimus conta com uma terceira configuração. Invertendo completamente o tronco e fazendo das costas a sua frente, Optimus vira o tronco do super robô “Ultra Prime” (ou Optimus Maximus - ele é assim confuso). Os braços inteiros viram ombreiras, com as mãos “flutuando” nas costas, podendo servir como ponto de montagem de acessórios. Por sua vez, a “mochila” da forma de robô se abre para revelar uma cabeça maior e detalhes esculpidos remetendo ao Optimus Prime de Transformers Energon. Por último, as pernas se abrem para formar os quadris da forma combinada, com uma blindagem extra completando a transformação.

OPTIMUS MAXIMUS! E aqui temos o
terceiro conjunto de para-brisas, onde antes eram
as costas.
Em sua forma combinada, as articulações do Ultra Prime são melhores que na forma normal, embora ele tenha certa dificuldade em ficar em pé devido ao formato das pernas - e a posição dos quadris resulta em alguns problemas para mover as mesmas. Ele ganha uma rotação nos pulsos e nos pés, e os cotovelos dos membros combinados tem mais alcance que os da forma normal. Os resultados estéticos variam dependendo dos bonecos usados como membros - no caso, usando os Stunticons, até que deu certo.

"Now that's just prime" - Optimus Primal



ACESSÓRIOS


Optimus vem com apenas dois acessórios: rifles com detalhes de um bloco de motor. Eles podem ser combinados em um rifle maior. 


Embora pareçam combinar para formar um motor para a forma de veículo, o ponto de conexão para eles deixa uma distância grande demais para isso.

Veredito
As proporções estranhas e a inesperada capacidade de combinar deste molde tem uma explicação simples. Ele foi pensado originalmente para o Decepticon Motormaster e reaproveitado para o líder dos Autobots. Como Motormaster, as proporções funcionam muito melhor. Como é, Optimus não é ruim - só muito, muito estranho e inesperado. Não ajuda que os membros certos para a combinação só saíram seis meses depois dele. Claro, a combinação foi parte obrigatória do mini evento "Combiner Wars" nos quadrinhos da IDW - e provavelmente não deve se repetir, depois da expulsão de um dos membros da formação.

Linha: Combiner Wars

Fabricante: Hasbro

Ano: 2015.

Acessórios: Rifles, 2

Nota: 8/10

2 comentários:

  1. Realmente, esse boneco tá muito parrudo e mal encarado para Optimus. Devia mesmo ter sido o Motormaster...

    Mas daria um ótimo Nemesis Prime!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, o molde passou por um retool como Motormaster (que eu infelizmente nunca achei, o que resulta em eu ter todos os MEMBROS do Menasor... com o tronco do Optimus) e um redeco como Grand Scourge, se serve de consolo. http://tfwiki.net/wiki/Grand_Scourge

      Excluir