quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Juntas Soltas: Titans Return Sixshot

Titans Return foi um festival de updates de engenharia de personagens de 86 a 88, com poucas alterações estéticas. E poucas figuras demonstraram isso com uma intensidade tão grande quanto Sixshot, o "consultor ninja" dos Decepticons.

O primeiro dos "sixchangers", o robô-ninja projetado por Takashi Kunihiro personifica bem a estética do período. Quadradão, sem nenhuma pretensão de "disfarce" e com cores berrantes, Sixshot demonstra a ruptura representada pela era pós filme - e o fim dos reaproveitamentos de Diaclone.

Mas como muitos brinquedos de seu tempo, o Sixshot original era um belo de um tijolo. Seis modos, zero posabilidade, capaz apenas de desajeitadamente erguer os braços e girar os antebraços. E Generations nos trás um Sixshot novo - com muito do velho. Nada de linhas modernas, de designs arrojados ou de altmodes mais realistas aqui: só o velho design, com a engenharia de hoje. Shall we?



Perdão com antecedência pelas piadas toscas e o engrish.



TITAN MASTAA


Vamos com o seu pequeno parceiro, Revolver (eu vi o que fizeram aí...) Eu sei o que alguns tradicionalistas vão dizer, e sim, Sixshot não era um Headmaster em G1... E a respeito disso, tenho duas coisas a dizer: 1º, graças à maneira como ele se transforma, é perfeitamente possível deixar a cabeça dentro do capacete para sempre e nunca notar que ele é um headmaster. E segundo... é incrivelmente apropriado que um personagem central de The Headmasters seja repensado como um, não?

Como muitos Titan Masters após a primeira onda de Titans Return, Revolver é completamente desprovido de tinta, contando apenas com o verde e o branco do plástico - nem o rosto é pintado. O design é cruelmente baseado em Jack, o amigo de Chromedome dentro do qual Sixshot implantou uma bomba. Como todos os Titan Masters, ele conta com dobras nas pernas, joelhos, ball joints limitadas nos ombros e uma ball joint livre no pescoço.


A falta de tinta no Titan Master em si não se aplica a cabeça, coberta por farta tinta branca sobre o plástico branco, com olhos pintados em vermelho. Como o bom ninja que é (ou fã de Naruto?), Sixshot tem uma bandana ninja, estampada com o kanji para número seis. 


ROBOTO MODO




Em sua forma de robô ninja, Sixshot exala anos 80, em suas cores neon e linhas retas, em um robô enxuto e elegante apesar de todas as partes de seus altmodes espalhadas pelo corpo.


Até suas costas, marcadas por suas asas e o combo de cockpit de tanque e cabeça de lobo, são enxutas. A maior parte do deco desse modo é composto pelas cores do plástico, com adesivos no peito, nas asas e nas canelas e tinta no interior das pernas, nas canelas e nas esteiras dos braços.


Como um Leader Class, Sixshot abandona o arranjo normal da linha por um capacete a ser preenchido pelo Titan Master. Isso permite que a minifigura fique dentro do robô em todas as suas formas...



Mas o torna não muito compatível com outros Titanmasters, dado que revolver vira um rosto, e não uma cabeça completa.


Um rosto bem intimidador, por sinal.


Sixshot conta com articulações razoáveis: dois eixos de movimentação nos ombros - que tendem a ficar frouxos quando a junta está em certas posições, rotação e uma leve inclinação na cabeça, menos de 90º de dobra nos cotovelos, rotações nos bíceps e quadris, ratchets na movimentação frontal dos quadris, com uma junta simples (e solta) para movimentação lateral, 90º de dobra nos joelhos (para frente e para trás, devido a transformação) e uma inclinação bizarra nos pés.



Mexendo um pouco na transformação, esse conjunto de juntas permite um número decente de poses, como a cruzada de braços ninja...


O consultor aborrecido...


Ou a corrida de Naruto.



Sixshot vem com seus "canhões de concussão hipersônicos", moldados em branco. Como quase todas as armas de Titans Return, elas podem ser combinadas em um "assento" para um Titan Master.


Definitivamente, revolveres de cano longo são a mais ninja das armas.


Fora de uso, eles podem ser armazenados em suas costas - sem ocupar muito espaço ou bloquear as juntas!

NINPO! OOGAMI HENKEI NO JUTSU



Sua primeira forma alternativa é o mais ninja de todos os animais: o lobo (não acredita em mim? Só veja quantos ninjas tem lobos!). Um lobo meio muito quadradão, com rodas, asas, e um cockpit no queixo - o que só o torna mais imponente. Pena que o mesmo não possa ser dito de suas pernas traseiras.


Alem da forma de robô, essa é a única forma que precisa do Titan Master - a não ser que um buraco no crânio do lobo não incomode.


Revolver ocupa o espaço como ocuparia o lugar de uma cabeça normal, fazendo dele o headmaster dessa forma. Engenhoso, no mínimo.



A cabeça conta com dois pontos de articulação: o pescoço levanta e a mandíbula se abre.

"OH DEUS, ENTROU NA MINHA BOCA" - Guerreiro Autobot

Os canhões sônicos se combinam para formar a cauda do lobo, no que eu gosto de chamar de o defecador duplo.


Para um beast mode, as articulações são razoáveis, usando todas as juntas dos braços (com garrinhas dedicadas!) e as juntas dos quadris. Não é nada dinâmico, mas é melhor que o tijolo total que esses modos tendem a ser.

AVANTE, MINHA NOBRE MONTARIA! AVANTEEEE

Sixshot conta com três posições para Titan Masters nesse modo: uma em seu pescoço e duas junto ao defecador duplo. E ele gosta de carinho na barriga e de pegar a bolinha.

NINPO! SENSHA HENKEI NO JUTSU



Depois do mais ninja dos animais, Sixshot vira o mais ninja dos veículos: O TANQUE. E não é nem um hovertanque super ágil ou algo do tipo - isso é mais uma fortaleza sobre esteiras, um bunker móvel feito de armas e morte.


A começar pelas torres - que infelizmente, só podem subir e descer, nada de rotação -, temos seis canhões (começando a ver um tema aqui) sobre um cockpit diminuto...


A blindagem conta com mais OITO canhões moldados - dois de cada lado na parte superior, um na junta da blindagem e outro na parte inferior da mesma - para um total de 14 fontes de morte e destruição... ignorando os quatro ports de 5 mm para encaixar mais armas.


Ninja?


O veículo conta também com seis posts para Titan Masters, dois dos quais tendem a ser bloqueados pelas armas.


E o cockpit tem espaço para um Titan Master sentado, conduzindo sua máquina ninja de destruição...


Sério, essa coisa não é um tanque, é uma fortaleza móvel.


NINPO! SENSUIKAN HENKEI NO JUTSU



Segundo a Hasbro e a Takara, isso é um "submarino". Um submarino com um buraco no meio e uma ponte de comando... suspeita.


Quem conhece o boneco de Geração 1 sabe  bem o que é esse modo: a velha forma de arma espacial. Mas como vendê-lo como uma arma exigiria laranja de segurança em seus pés, vieram com essa do "submarino"...

E francamente, eu prefiro assim


O "submarino" lembra uma nave espacial de anime dos anos 70 e 80, apesar dos buracos, e conta com seis armas montadas na proa, com os braços da forma de robô servindo de popa. Não é uma forma perfeita, mas faz mais sentido do que "arma voadora".


Temos quatro espaços para Titan Masters aqui: as armas conectadas, os assentos atrás dela e um em pé na frente da ponte de comando.


AVENTURA! AVENTURA NINJA!

NINPO! SENTOUKI HENKEI NO JUTSU



A forma seguinte é um pouco mais "ninja": uma imensa (sério, olha o tamanho do cockpit - tão pequeno que não é funcional - dessa coisa!) nave de combate. Salvo pela ponta do bico, toda a parte preta do "convés" é tinta. O veículo pare uma longa lâmina voadora, com os canhões sônicos nas laterais.


Vista de frente, a nave é um tanto plana. Como todas as outras formas, não há muito que esconda o robô aqui - como ocorria com muitos robôs transformáveis que não eram Transformers.


Como o cockpit é pequeno demais para um Titan Master, há um assento "real" na cavidade deixada pelo capacete.


Que faz as vezes de propulsores junto com as mal disfarçadas mãos.



Até no jato há como deixar gente em cima, com quatro posts - um em cada nacela e dois no "convés".

NINPO! KURUMA HENKEI NO JUTSU



E chegamos a forma final, o "Carro". Antigamente chamado de "transporte blindado", agora "carro". Seria de se esperar de um ninja um carro esporte, algo ágil e aerodinâmico, certo? Mas não, o que temos é um retângulo pesadão, mais para um caminhão do que um carro propriamente dito, que novamente nem tenta disfarçar as partes de robô.


É um legítimo rei das estradas - até porque precisaria de umas três vias só para passar.


O carro conta com seis posts para os Titan Masters, um par de canhões na traseira e um radar atrás dos assentos.


Os assentos não são muito firmes, mas usando o cockpit do tanque como um terceiro assento (ou um espaço para refém no porta-malas), temos um carro gigante para três. Yay?


ROADTRIP! NINJA ROADTRIP!

CONSIDERAÇÕES FINAIS



Olhando puramente como os modos em si, quatro dos seis modos de Sixshot são desastrosos - mas isso é parte do charme. Sim, nenhum deles parece o que diz ser - não de forma realista - mas há de se levar em conta o seguinte: Ele está tentando virar um carro, ou o conceito de "carro"? Por mim, faz muito mais sentido que ele emule suas seis formas do que realmente virar as seis coisas - e isso justifica as formas mais "abstratas".

Então, lorde Galvatron-sama, creio que tenhamos que assassinar metade dos nossos funcionários.

Como um brinquedo em si, Sixshot é quase perfeito. Faltam algumas juntas e se livrar de algumas limitações para que ele chegue aquela nota dez - mas como está, ainda é uma figura fantástica - e muito inesperada. Já pode fazer consultoria ninja (seja lá o que isso for) para os meus Cons.


Nenhum comentário:

Postar um comentário