sábado, 25 de novembro de 2017

Juntas Soltas: Animated Blackarachnia

Transformers Animated foi uma cornucópia de referências usadas de formas inusitadas. Rejeitada por alguns fãs devido à estética mais "cartunesca" (que alguns insistem em dizer que é "de anime", quando é o desenho de Transformers em animação tradicional que menos parece anime), Animated foi uma imensa carta de amor à todas as partes da franquia até então - e isso incluía, obviamente, as parcas fembots existentes.

Como quem me acompanha já deve ter visto, Arcee foi a primeira personagem feminina recorrente de Transformers - mas antes dela houve outra autobot cor-de-rosa: Elita One, a ex de Orion Pax, vulgo Optimus Prime, e líder das "mulheres Autobots". Elita One ficou sem representação em plástico por anos e anos - e se descontarmos Botcons, só terá ano que vem.

Animated ousou em sua referência a Elita: a combinou com a segunda fembot recorrente da franquia, Blackarachnia (Viúva Negra, no Brasil), a femme fatale de Beast Wars, em uma narrativa trágica de deformidade, insanidade e abandono. Outrora uma colega e alvo das afeições de Optimus e Sentinel (então Minors, não Primes), Elita One foi deixada para trás em um covil de aranhas alienígenas. Mesclada às formas orgânicas e desfigurada por sua transição, Elita debandou para os decepticons em busca de cobaias para voltar ao normal - enquanto Optimus levava a culpa pela imprudência de Sentinel e o desaparecimento da cadete. 


FORMA DE ARANHA



Vamos começar pela forma alternativa - onde se encontram os maiores problemas da figura. Previsivelmente, Blackarachnia é uma aranha tecno-orgânica, moldada em preto e roxo, com detalhes em dourado. As limitações da classe de tamanho se tornam evidentes de imediato, com as mãos da forma de robô claramente visíveis em um dos pares de pernas. 


Para um beastformer, ela é até bem articulada: os pedipalpos são montados em ball joints, as quatro patas dianteiras, feitas de plástico flexível, contam com articulações simples, enquanto as traseiras contam com ball joints e uma dobradiça, no caso do último par. Infelizmente, não dá para realizar muito com isso - mas é bom ter a opção - e ela é mais do que capaz de sustentar seu peso.


A forma faz ótimo uso do seu único acessório e gimmick, um gancho retrátil que pode ser montado em seu abdômen. A linha é mais do que capaz de aguentar o peso da aranha...


...Enquanto ela desce sobre sua vítima incauta...


... e a captura...

FORMA DE ROBÔ


Com uma transformação simples, Blackarachnia passa de uma aranha de qualidade duvidosa para uma bela e intimidadora decepti-lady. Os pedipalpos elegantemente formam a barriga e a cintura, enquanto o cefalotórax compõe o peito como um todo. Remetendo à forma de aranha, a cabeça conta com quatro olhos dotados de um light-piping excelente


As articulações são básicas, mas funcionais: ball joints nos ombros, cotovelos, pescoço e quadris, com uma rotação nas coxas e uma dobra nos joelhos, além de pequenos ajustes nos pés. Devido aos "saltos", é difícil mantê-la em pé - e a falta de articulação nos pulsos resulta naquelas detestáveis mãos com palmas viradas para cima... 


Que ao menos são perfeitas para poses dramáticas...


Os espinhos dos antebraços podem ser virados para um "modo de ataque", servindo como lâminas de soco ou esporões...

Avante, minha montaria.
Mim Grimlock vai, mas só se moça aranha der um beijinho.

A falta de capacidade para poses neutras é compensada por uma facilidade para poses dramáticas e/ou sedutoras.


Ou simplesmente sinistras.


O arpéu pode ser conectado na nuca, para pendurá-la de alguma estante dramaticamente - com alguma dificuldade. A mão é para o caso dela cair.


Ou conectado no antebraço de forma muito desengonçada como uma arma. 


Como todo mundo em Animated, ela não tem nariz.

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Ao contrário da primeira figura de sua antecessora no nome, essa Blackarachnia captura com perfeição - apesar de certas limitações - a essência da personagem, sedutora, perigosa, sombria e letal. Infelizmente, vários de seus problemas advém justamente da tentativa de capturar isso - como os pés que mal a deixam ficar em pé e a massa diminuta para sua categoria de tamanho - embora não seja um desastre como sua sucessora no papel de "Decepticon femme fatale", Airachnid

Elita, eu...

Como toda figura de Animated, é para quem gosta do estilo visual da linha - embora seja muito mais fácil de encaixar em CHUG ou Prime do que outras figuras de Animated. A IDW até reaproveitou o design nos quadrinhos! O molde veio a ser reutilizado, com alterações, justamente como a original, na linha japonesa Legends. O retool incluiu novos pedipalpos que viram... peitões. 


Goddamnit Japan. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário