terça-feira, 14 de novembro de 2017

Juntas Soltas: The Last Knight Voyager Optimus Prime

Enquanto seu arquiinimigo basicamente passa por uma forma alternativa diferente a cada aparição, Optimus Prime têm sido uma constante: continuidade após continuidade, o líder dos Autobots manteve ano após ano algum tipo de caminhão como forma alternativa.

E nos filmes isso não poderia ser diferente. Entre 2007 e 2011, Optimus figurou nos telões como um Peterbilt 379 com muito criticadas chamas na pintura (não sei o motivo das críticas - sua versão "Laser" em G2 tinha mais chamas e ninguém falou mal). Em 2014, no filme Age of Extinction, Optimus abandonou provisoriamente o longnose por seu clássico altmode como um Freightliner WFT

Mas a forma clássica e quadrada seria temporaria, dando lugar para um moderno e estilizado Western Star 5700 Op, acompanhado por enormes mudanças em sua forma de robô. E três anos e vários bonecos depois, o design "cavaleiro" de Prime ganhava uma versão em classe Voyager como parte da linha de The Last Knight



FORMA DE VEÍCULO



Como muitas figuras dos filmes, Optimus tem a vantagem de ser um veículo licenciado - no caso, o moderno e aerodinâmico Western Star 5700 OP. O veículo conta com abundantes aplicações de tinta nas laterais e por todo o chassi - o que acaba por destacar a falta de tina nas rodas e nos escapes.


Também carecem de pintura os faróis e os retrovisores. Em compensação, há pintura no MINÚSCULO logo dos autobots do parachoque. Há quem odeie o caminhão longnose e suas chamas nos filmes, mas a versão de TLK é de longe um dos Optimus mais elegantes em sua forma de veículo.


Prime conta com armazenamento dedicado para seus dois acessórios: a "Espada do Julgamento" encaixa em um trilho sob o caminhão enquanto o o Escudo Vector cobre o engate do caminhão. Infelizmente, os dois acessórios não são nem de longe tão bem pintados quanto o caminhão em si.


FORMA DE ROBÔ



A conversão de caminhão para robô não é das mais elegantes e Prime é um exemplo claro de um shellformer, essencialmente escondido sob o kibble de caminhão - resultado dos designs excessivamente enxutos da Industrial Light and Magic. Apesar disso, o cavaleiro é uma das versões mais bonitas e mais enxutas do líder dos Autobots no cinema - e uma das poucas a realmente seguir o design final do quarto filme. As partes de caminhão se ocultam em uma mochila compacta e parte de sua panturrilha, deixando muito pouco do caminhão à vista. Para complementar a elegância, fartas aplicações de tinta azul metálica e prateada destacam os detalhes do molde. A estética medievalesca, por mais incrível que pareça, funciona - e os detalhes sugerindo uma armadura medieval não detraem dos aspectos mais robóticos de Optimus.


A cabeça é ricamente detalhada, com rebites e detalhes em relevo, carecendo apenas de aplicações de tinta que realmente deem destaque aos seus olhos - o azul claro simplesmente não deu muito certo.


O design tem uma aura de carisma e imponência, mas peca por algumas imprecisões, em particular nos braços, usando as versões mais "simples" dos antebraços vistas no quarto filme antes de Prime empunhar a Espada do Julgamento.


As articulações são infelizmente limitadas. Não há rotações nos pulsos ou nos calcanhares, os joelhos dobram menos de 45º por conta do kibble  das panturrilhas e o pescoço é quase imóvel por conta do colarinho blindado. Fora isso, os cotovelos contam com dobras simples, os ombros e quadris contam com juntas universais enquanto a cintura, as coxas e os bíceps contam com rotações livres. O "saiote" e as ombreiras são articulados para facilitar poses. As pequenas limitações, infelizmente, deixam prime para trás de seus pares.


Enquanto a "mochila" é menos incomoda e mais enxuta do que parece, as partes de caminhão nas pernas se tornam ridículas quando a figura é vista de lado ou por trás - e como dito, bloqueiam seus joelhos.


Apesar da falta de articulação, Prime consegue empunhar sua espada - pintada para parecer "superaquecida" - com maestria, seja em poses de combate ou de liderança.


Deslocando seus ombros um pouco, Prime é até capaz de usá-la com as duas mãos - uma pose bem rara para Transformers.


Assim como na forma de caminhão, Prime tem armazenamento dedicado para a espada: uma bainha esculpida em suas costas, escondida sob a "mochila". As juntas quase permitem que ele saque a espada - enfase no quase.


O escudo Vetor, por sua vez, não conta com armazenamento dedicado, mas encaixa com tranquilidade e praticidade em buracos de 5mm nos antebraços de Prime. A pintura "Allspark Blue" do acessório e a ausência do cano de metralhadora da versão maior não faz grandes favores pelo item - que se destaca de forma berrante.

CONSIDERAÇÕES FINAIS



O Optimus Prime de The Last Knight não é para todos. A combinação de "robô gigante" com "cavaleiro" pode ser um tanto difícil de engolir e pode desagradar os puristas - que já não ficam felizes com a estética dos filmes. Mas para quem não tem problemas com estes aspectos, temos aqui uma figura majestosa, praticamente um Prime passado por um filtro de Dark Souls ou Game of Thrones - e que incorpora todo o carisma do líder dos Autobots. O que só torna tudo mais curioso, dado que o boneco veio do filme em que Optimus passa 90% da duração sendo o vilão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário