terça-feira, 5 de setembro de 2017

Juntas Soltas: Prime Cyberverse Bumblebee Battlesuit

Playsets foram para muita gente uma parte essencial do play-pattern de muitas linhas de brinquedos. Bonequinhos e arminhas são uma coisa, mas ter veículos e bases, ou casas e prédios, estações de bombeiros ou cidades com as quais estes possam interagir? Como grande parte do mercado, Transformers não nega a importância de um bom conjunto de playsets - não era sem motivo que Optimus Prime vinha com uma base de reparos!

Ao longo de seus 33 anos, a franquia passou por algumas sublinhas focadas em sets miniatura para seus robôs - começando pelas formas de base e os "city-bots" da segunda metade de Geração 1. A linha atual de Generations, Titans Return, é em grande parte voltada a dar oportunidades lúdicas para os Head Titanmasters sem que eles estejam servindo de cabeça. Mas antes deles, houve outra sublinha centrada em bases e veículos: Cyberverse

Iniciado em Dark of The Moon e seguida em Prime, o selo Cyberverse tomava o lugar das velhas categorias Legends - agora Legion - e Scout - agora Commander. Junto das figuras pequenas renomeadas e focadas em uma escala menor, sem mais interagir com os bonecos maiores, havia algo novo: Veículos Cyberverse, sucessores espirituais dos veículos Micromaster de G1. Como o "carro chefe" da franquia, é óbvio que Bumblebee não poderia ficar fora disso... e eis que em 2012, o batedor amarelo dava as caras com seu traje de batalha.

BUMBLEBEE

Forma de veículo


À moda de sua encarnação de Prime, Bumblebee é um Urbana 500, um musclecar fictício. Como um legion, o carro é pequeno e roda muito bem. A versão inclusa com o traje de batalha troca as listas pretas por azuis e tira duas listras do capô.


Infelizmente, não há nenhum detalhe pintado na traseira do veículo.


Bee vem com uma versão azul da mais comum de todas as armas cyberverse (sério, eu tenho umas cinco dessas): um canhão duplo que lembra uma versão proporcionalmente imensa dos canhões duplos de sua versão deluxe.


Bee conta com três pontos para usar armas cyberverse: um sobre o teto e dois nas portas.

Forma de robô


Com uma transformação extremamente simples e cerca de 7cm de altura, o Bumblebee legion é uma figura enxuta e funcional, com um grau de detalhe que não se espera de um boneco tão pequeno. Parte dos detalhes esculpidos nos braços se perdem com a falta de tinta. No geral, o design é bem fiel ao boneco maior, salvo pela falta das portas nos ombros.


A articulação se resume a ball-joints nos ombros e quadris, o normal para a categoria de tamanho.


As mãos contam com ganchos de 3mm e os buracos nas portas ainda podem ser usados.


 Por si só, uma figura simples e funcional.  Como um legion há de ser.


Mas não é para isso que viemos...

O TRAJE DE BATALHA


Pouco maior que um voyager padrão, o "traje de batalha" é um robô gigante feito para um robô gigante. Capaz de carregar uma figura legion em seu peito (ou carregar mal um commander), o traje faz do pequeno batedor uma máquina de destruição com mais dakka do que um batalhão inteiro, com seis lançadores de mísseis nos ombros, um par de metralhadoras nas costas e um imenso canhão anti-tanque.


A articulação é quase inexistente nesse colosso: nada além de cotovelos, ratchets nos quadris e movimentação lateral dos ombros. Não que ele precise.


Há uma abundância de pontos onde por acessórios no traje de batalha: são quatro conectores de 3 mm nos braços, conectores de 5mm nas mãos, dois de 3mm no peito e dois de 3mm nas esteiras dos pés. Isso por si só já faz dele um arsenal ambulante em potencial.


Se isso não bastar, as mãos podem ser giradas para revelar mais dois canhões e outro conector de 3mm. 


Mas a maior arma do traje de batalha está em suas costas: o Energon Booster, um acessório eletrônico com LED que deveria iluminar suas armas. Alimentado por duas baterias AAA, o acessório não consegue bem iluminar o plástico usado na linha - um problema comum na linha de Prime.


De sua posição, o Booster consegue iluminar o painel eletrônico sobre a cabeça do Bee. Infelizmente, essa é a única coisa que o acessório consegue iluminar corretamente.


Por si só, ele pode ser usado como uma arma de mão descomunal para o traje de batalha, ou para iluminar figuras e armas Cyberverse, com sucesso limitado.


Ou ele pode ser usado para fortalecer o canhão anti-tanque... nessa configuração, o LED deveria iluminar o míssil carregado na arma, sem muito sucesso. O lançador tem força considerável - e um gatilho bem sensível


FORTALEZA MÓVEL



Assim como seu condutor, o Traje de Batalha tem uma forma alternativa: uma fortaleza móvel, uma massa absurda de armas voltada apenas para a destruição do inimigo. Não há esforço em fazer isso parecer um veículo de fato: se trata apenas do traje "sentado", com mais armas reveladas e uma plataforma com o canhão. A conversão revela mais dois canhões pesados, enquanto a conexão do canhão revela outros três lançadores esculpidos.


Bee - ou qualquer outra figura Cyberverse - pode operar o canhão principal usando pinos de 3mm. O resultado é meio "veículo de G.I. Joe"...


... Sensação reforçada pelo espaço para mais duas figuras atrás do veículo, supostamente operando os canhões.


À moda dos Joes, eles estão de pé, atrás do veículo, sobre uma plataforma, como se fosse assim que se anda de tanque. GENIAL. 


Com os lançadores de ombro fora do caminho, é possível encaixar o Energon Booster em mais uma posição: atrás dos canhões dos braços, onde a geringonça falha em iluminar os canhões.

Além de todas essas armas, o veículo conta com dois conjuntos de conectores para se juntar com mais veículos Cyberverse (ou com mais trajes de batalhas do Bumblebee - nada te impede de fazer uma armada desses...)

Considerações finais


Parte Exosquad, parte G.I. Joe, o Traje de Batalha do Bumblebee é uma parte memorável de uma linha lamentavelmente curta. É inegável que ele seja imensamente idiota, mas dentro do estranho micro-cosmo de Cyberverse - que parecia buscar sua própria versão de Dark of the Moon e depois de Prime - o misto de exo-traje e tanque foi um dos itens mais bem sucedidos. 


Com a falta de outros veículos assim interessantes na linha - salvo por um retool do traje, os veículos Cyberverse de Prime eram, como diz o nome, veículos, pura e simplesmente - o Traje de Batalha é um atestado do que poderia ser: uma série de veículos e estações feitos para as figuras menores, mudando radicalmente de forma, assim como seus pares de Dark of the Moon viravam upgrades para seus operadores. 

Vale para quem gosta das figuras pequenas - embora o traje hoje seja um tanto raro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário