quarta-feira, 28 de março de 2012

Substitutos Ruins: Rodimus Prime

Faz um bom tempo que eu não faço um desses... E este é um caso que para mim é meio controverso - particularmente eu não considero o personagem ruim, mas muita gente o odeia: Rodimus Prime, que merece um lugar de honra no rol dos substitutos ruins não pelo personagem em si, mas pelo mesmo motivo que o Aranha Escarlate entrou aqui - a maneira péssima em que foi introduzido. E pelo "porte" do personagem que ele substituiu: Optimus Prime, então não é a toa que ele foi rejeitado pelos fãs (ganhando aceitação com o tempo).


Como muitos dos autobots da terceira temporada de Transformers, Rodimus (então Hot Rod) foi apresentado aos fãs pela primeira vez no massacre que foi Transformers: The Motion Picture. Jovem, inconsequente e impulsivo, Hot Rod era tudo aquilo que muitos fãs não suportam em personagens como Bumblebee, Cheetor e Hot Shot: o personagem de apelo infantil - ou então parecia ser, no comecinho do filme, antes da "bomba" que marcou a primeira incursão dos cybertronianos no cinema (e a longa tradição de repetir essa cena): a morte do Optimus Prime.


Não a toa, a cena só contribuiu para a rejeição do novo líder (que ninguém tinha visto antes, junto com o elenco quase todo do filme) - afinal, de certa maneira Hot Rod foi culpado pela morte do Optimus (que então era o personagem favorito de muitos fãs, e ver o seu herói de infância sendo brutalmente assassinado não é algo muito prazeroso, ainda mais se a cena é vista na infância.). De certa maneira, o filme inteiro era feito de substitutos "ruins": digam adeus ao Ironhide, Ratchet, Prowl, Wheeljack, Megatron, Skywarp, Thundercracker, Starscream,etc e digam olá aos novíssimos transformers Ultra Magnus, Blurr, Springer, Arcee, Kup, Cyclonus, Galvatron, Scourge, e Wheelie - que em sua maioria viram "assim ditos veículos" ou naves espaciais (admito que o Cyclonus é a coisa mais awesome que a terra já viu um robô virar).

Coisas como o Winnebago do futuro do Rodimus... Mas ao
menos ele parece completo, ao contrário do design original
do Kup...
Mas o pior era justamente o novato e irresponsável Hot Rod assumir a liderança dos Autobots, ganhar um corpo novinho em folha via poder do McGuffin mágico (não me importa se a matriz de liderança hoje é parte do mythos de Transformers, o filme foi o primeiro lugar onde ela apareceu, e não havia nenhuma explicação de onde que ela veio além de "ela mata o Unicron), e tomar o lugar do Optimus, ao invés de alguém que, sei lá, estivesse lá desde o começo?

A terceira temporada de Transformers meio que salva alguns desses personagens (e faz do Ultra Magnus o cara mais insensível do mundo - "essa é a coisa mais linda que eu já vi. Okay, me dê a bomba", alguém?), especialmente o Rodimus: como um jovem líder ainda se adaptando ao comando dos Autobots e as responsabilidades que isso incorre, ele é um personagem muito diferente do Optimus -e em vários aspectos ele é um líder melhor do que o clássico (isso é, se ignorar Headmasters, onde o Rodimus tem a brilhante ideia de explodir Cybertron e deixar o comando nas mãos imensas do Fortress Maximus), sendo muito mais capaz de fazer "as escolhas difíceis". Excluindo a cena épica (e fatal) do filme, Optimus sempre fora muito... leniente com os cons (isso nos desenhos, quadrinhos são outra história), enquanto Rodimus teve várias vezes a coragem de quebrar o blefe do Galvatron antes de cair em uma armadilha óbvia, assim como de fazer sacrifícios imensos (as vezes planetas inteiros) para evitar que os 'cons virassem uma ameaça ainda maior.

Porém nada disso importa para alguns fãs: ele sempre vai ser o cara que causou a morte do Optimus e roubou o lugar dele, e esse ódio chega ao ponto de pessoas sugerirem seriamente que Rodimus planejou a morte do Optimus para roubar a matriz de liderança (que ele não sabia que estava lá - e que foi passada inicialmente para o Ultra Magnus, o "velho amigo" que nunca apareceu antes). E nada pode mudar isso, infelizmente.

4 comentários:

  1. Bem, sou um dos que acha o hot road um péssimo personagem, primeiro que como já foi dito tinha muito personagem melhor pra ser líder (até o ultra magnus era melhor, não sai da minha cabeça que a acensão do hot foi uma decisão de ultima hora), e em segundo que ele era um incompetênte, não conseguiu lidar direito com o galvatron (que não era nem sombra da sua encarnação anterior) e tinha o carisma de uma tábua.

    ResponderExcluir
  2. Rodimus Prime é muito difícil de aceitar, por tudo que consta da sua introdução, por nunca alcançar o carisma imenso do seu antecessor e a defesa dos fãs por esse líder anterior. O Fato dele aparecer do nada também não ajuda nada nada e mostra um planejamento feito nas coxas por seus idealizadores. Adorei essa coluna: Substitutos ruins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. há de se levar em conta que antes da repercussão da morte do Optimus, a visão que as empresas tinham era "só um brinquedo". Não estavam matando personagens - só trocando a linha velha pela nova.

      Ainda bem que isso mudou.

      Excluir
  3. Concordo com o comentário do Pedro Henrique Leal!
    :)

    ResponderExcluir