sexta-feira, 9 de março de 2012

Até que enfim: Wiccano e Hulkling se beijam

Bem, já tem algum tempo que eu falei a respeito da maneira em que personagens LGBT são tratados em quadrinhos, e agora temos uma pequena boa notícia a respeito: Billy Kaplan e Teddy Altman - o Wiccano e o Hulking, dos Jovens Vingadores - tiveram o seu primeiro beijo em cena na edição de #9 de Young Avengers: Children's Crusade. Não é o primeiro beijo gay da Marvel, nem o primeiro entre dois super-heróis - mas é relevante por outro motivo: na maioria dos casos, a cena de beijo é o reconhecimento oficial da relação entre dois personagens, o ponto em que passam de "interesse romântico" para "namorados".

Mas esse não é o caso entre os dois. Esses dois estão namorando desde o início de Young Avengers, SETE ANOS atrás. Não é um caso de que o beijo deveria ser algo "super-duper-especial OMG", mas sim algo completamente normal. Algo que se espera que façam quase todos os dias. Em outras palavras: ele não é importante por significar um marco na relação dos dois, mas sim por todas as vezes em que não foi visto.

O colunista Andrew Wheeler, do site Comics Alliance, cobriu o assunto com mais profundidade, e o texto dele é uma ótima leitura. E como ele concluiu: cada beijo gay é digno de notícia e é uma marca, até o dia em que não seja mais visto como algo especial. Já passou da hora de parar de fazer escândalo em cima, e encarar como mais uma coisa natural - como Joss Whedon fez com o primeiro beijo lésbico transmitido em rede nos EUA, em Buffy - é simples, é natural, está inserido em uma cena em que o beijo não é o foco, e sim algo rotineiro. E justamente por isso foi importantíssimo.


2 comentários:

  1. Concordo plenamente, é mais um detalhe nos personagens ou atitudes, como seria a cor de cabelo ou o tipo de música que eles gostam. Boa matéria! Abraço

    ResponderExcluir
  2. o fato de os dois serem heróis não quer dizer que eles devem suprimir suas emoções.

    ResponderExcluir