segunda-feira, 7 de maio de 2018

Juntas Soltas: Titans Return Powermaster Optimus Prime

Certos personagens parecem ser obrigatórios em cada nova linha de Generations/Classics/Universe/Etc - e poucos exemplificam isso melhor do que Optimus Prime, onipresente nas linhas mais nostálgicas de Transformers. Em Titans Return não foi diferente. Depois de um upgrade como um combiner em Combiner Wars, o eterno líder dos Autobots recebeu não uma, mas duas formas novas em Titans Return: um triple changer inspirado em sua versão "Laser" de Geração 2 e uma versão modernizada do seu corpo powermaster - que vemos aqui.

Powermaster Optimus Prime é um dos muitos retools extensos que marcam Generations desde o lançamento de Sandstorm, no final de 2013. Baseado no Ultra Magnus de Combiner Wars, "PMOP" usa de seu "irmão" apenas algumas poucas partes:seus dedos, quadris, rifles e rodas. Todo o resto? Novo. Mas vejamos como ficou, não?


FORMA DE VEÍCULO





Powermaster Optimus Prime é um caminhão vermelho e azul com um trailer-baú cinza e azul - uma forma nunca antes vista em um Optimus! O reboque é articulado e o trailer conta com vários pegs para Titan Masters, além de seis ports de 5mm para acessórios.


A cabine do Ultra Magnus abria para o gimmick de pilotagem do Minimus Ambus - aqui, ela se abre para revelar um assento para um Titan Master, composto pelo que será a cabeça da forma de robô. Como alguns outros leaders da linha, é possível transformar Optimus e manter seu mestre titã, Apex, conectado por todo o processo. 


Como Ultra Magnus, Optimus é coberto de detalhes esculpidos que deixam claro que isso é algum tipo de caminhão monstruosamente grande, uma fortaleza sobre rodas para motoristas muito pequenos. 



 O visual "rolling fortress" dele pode ser realçado com suas armas: o mesmo par de rifles de Magnus e um par de canhões laser com assento para um Titan Master, que tomam o lugar dos mísseis do Ultra Magnus. As armas são quase idênticas as que vinham com o Powermaster original, em 1988.

Por último a porta traseira do caminhão se abre em uma rampa, revelando um interior... esparsamente detalhado e com um imenso buraco. Não é muito diferente do original, mas é um tanto frustrante ver esse buraco ai...

TITAN MASTER



O boneco original tinha um Powermaster, um homenzinho de armadura diminuto que virava um motor. Como parte de Titans Return, sua versão nova troca Hi-Q por Apex, um Titanmaster claramente baseado no bonequinho antigo. Como todo mestre titã, ele conta com ball joints nos ombros e no pescoço e dobras simples nas pernas. Seu poder como um Titan Master é "poder de Optimus Prime", seja lá o que isso significar.

 FORMA DE BASE


Como todo leader class da linha que não seja um sixchanger, Optimus conta com uma forma de base, no caso um... uma... coisa?


O melhor que posso definir é algum tipo de base de artilharia. A transformação conta com um pezinho para a cabine do caminhão, de forma a dar mais sustentação, e um conector vazio para uma arma extra.


A fortificação central serve como suporte para um dos canhões duplos, que por estar preso em um peg retangular, não tem como virar...


Enquanto a base como um todo conta com as rampas mais obstruídas da história... O todo dessa base remete ao original, mas o problema é que o original é uma massa de peças que não faz sentido!

FORMA DE ROBÔ



Optimus Prime tem a peculiar vantagem de ter uma cabeça quase completa, o que permite formar a forma de robô sem Apex. A transformação é quase a mesma de Ultra Magnus, mas resulta em um robô muito mais "encorpado". As linhas mais dinâmicas de Magnus dão lugar a um corpo quadradão e "pesado", digno do nome "powermaster".



Apex vira uma cabeça completa, baseada no rosto de Orion Pax antes dele ser reconstruído como Optimus Prime. É um dos rostos mais detalhados da linha, bem pintado em prata e azul claro.


Rosto esse que é completamente coberto pelo capacete, uma das melhores "Prime faces" dos últimos anos. Não é uma representação fidedigna de nenhum rosto que ele teve, mas "grita" Optimus Prime melhor do que muitos rostos nas linhas "Chugs".


O visual é completado pelos canhões de ombro, resultando em um prime armado até os dentes. Ajuda para o design que os canhões, em sua posição padrão, remetam a canos de escape.


As articulações são adequadas: Ratchets nos quadris, joelhos e ombros, dobras nos cotovelos, rotações nas coxas, bíceps e cabeça, ajustes verticais nos calcanhares e mãos que se abrem. Graças aos pés avantajados, é difícil fazer ele cair.


O conjunto é mais do que o suficiente para poses cheias de personalidade...



Nem tudo é perfeito: os membros ocos que já marcavam Magnus ficam particularmente gritantes aqui, com antebraços abertos e compostos em grande parte por placas de caminhão penduradas.



Mencionando as placas, elas contam com mais dois canhões para cada braço de Prime, Como se ele já não tivesse poder de fogo o bastante com os lasers duplos nos ombros e seus dois rifles...

Power Master Optimus Prime não é uma figura perfeita - ele tem um bocado de falhas que podem ser mais ou menos irritantes, dependendo das suas opiniões - mas é uma boa modernização de um design que foi fruto de seu tempo. Ele perde alguns gimmicks do original (por exemplo, a cabine não vira um Optimus diminuto), mas ganha em posabilidade, design e detalhes.

Não ajuda pro lado dele que tem uma versão melhorada deste molde como parte de um boxset...

Nenhum comentário:

Postar um comentário