quarta-feira, 30 de maio de 2018

Juntas Soltas: Go! Gekisoumaru

Tem um bom tempo, eu falei de um ambicioso mas não tão bem sucedido trio de combiners de uma obscura linha exclusivamente japonesa chamada Transformers Go!. Composto pela viatura Kenzan (ataque), o jato Jinbu (velocidade) e o caminhão Gan'oh (defesa), o trio de samurai fazia referência ao clássico Getter Robot em seu esquema incomum de combinação e gimmick de multiformas.

O trio foi seguido por outro trio na mesma linha: os shinobi Gekisoumaru (terra), Hisshoumaru (ar) e Sensuimaru (mar), usando do mesmo estilo de combinação e o mesmo tema oriental que seus antecessores na mesma linha - com um grau de sucesso consideravelmente maior.

Comecemos pelo líder, o leão Gekisoumaru, o ninja-leão da terra (Shi no shishinin)... e vejamos para onde o trio nos leva.



FORMA DE LEÃO



Como seu título sugere, Gekisoumaru é um leão robótico com uma de ninja... e proporções muito estranhas, dada sua cabeça grande e suas patas pequenas e atarracadas. Quase um SD de um leão (ou de um hayate liger azul e simplificado, mantendo a tradição de Transformers que parecem com Zoids). Fosse ele vermelho, poderia ser um boneco de Super Sentai.


A articulação é até decente para um beast mode: rotações nas patas traseiras, ball joints nas dianteiras e uma boca articulada, além de ball joints em cada uma das quatro peças que compõe a juba.


Como o líder da equipe, Gekisoumaru conta com efeitos de luz e som em todos os seus modos. Pressionar o botão em sua cabeça faz com que ele ruja e seus olhos acendam. Segurar o botão ativa um clipe de som de seu dublador, Toshihiko Seki (Duo Maxwell, de Gundam Wing, Senketsu, de Kill la Kill, ou Shurato, de Shurato) gritando "Aaaahh... Moetekitaze!!!". Por sua vez, desconectar as pernas do robô das costas do leão ativa um clipe de Seki gritando "Toransuformu".


Os acessórios para a forma de robô formam a cauda do leão...


E podem servir para estender a juba com lâminas extras.


O Kabuto de Gekisoumaru é o mais simples de todos os sete Swordbots, composto pelo capacete e uma estrutura que serve como duto de luz. Na forma de leão, ele faz as vezes de míssil, com o lightpipe servindo como trilha de fumaça.

As kunais da forma de robô também servem como lâminas de ombro para a forma de leão. A transformação daqui para a forma de robô é uma das mais simples de toda a história da franquia - é só desconectar as pernas, dobrá-las para baixo, ,revelar as mãos e erguer a cabeça.

FORMA DE ROBÔ



Como toda a linha, Gekisoumaru sofre de proporções... infelizes. Ele evita o problema recorrente de falta de tronco de Transformers Go! com o problema oposto: excesso de tronco, fazendo ele parecer um ninja... obeso com braços fininhos e uma cabecinha liefeldiana.


Cabeça muito bem detalhada para o seu tamanho, por sinal, com um hitai-ate pintado em prata e um sorrisinho maroto que expressa bem sua personalidade empática. Esse modo conta com vários efeitos sonoros: pressionar o botão alterna entre três falas, enquanto segurá-lo inicia o chamado e a música de combinação.


A articulação é decente para tudo que ele tem que fazer, com rotação no pescoço e nos quadris, ball joints nos ombros e cotovelos e ratchets nos joelhos e quadris. Infelizmente, pelo trabalho a ser feito como ombros, os quadris sofrem de "síndrome de energon" e é difícil posá-los de forma natural - quando não impossível.


Gekisoumaru conta com um par de Kunais enormes, as "espadas das 100 feras" (Hiakkujuu no tsurugi), que ficam absolutamente gigantescas em suas mãos. Feitas em plástico flexível, elas nem sempre se mantém retas, mas certamente são imponentes.


O kabuto pode ser usado como uma arma de mão incrivelmente idiota ou guardado nas costas. Os pinos de 5mm na lateral podem ser usados para guardar as espadas, enquanto as "antenas" servem como um par de... canhões?




A cauda do leão por sua vez forma um chicote-adaga chamado "vivit bute" (o que isso significa, eu não sei .

COMBINAÇÃO: GoGekisou



A combinação do ninja-leão da terra começa com o ninja tubarão do mar, Sensuimaru, formando um par de pernas...


Enquanto o ninja-águia do ar, Hisshoumaru forma as costas e segura o kabuto...



Enquanto Gekisoumaru forma o tronco e os braços, resultando no clássico visual de superrobô com uma cabeça de leão no lugar do peito e um bom número de lâminas espalhadas por todo o corpo. O kabuto eleva o tema de ninja para um nível mais "avançado", com um elmo ninja e "orelhas" que são kunais.  As proporções são consideravelmente melhores do que as combinações do trio samurai e a combinação roxo azul e laranja com grafite funciona muito melhor do que as cores berrantes de seus colegas. 


Os eletrônicos nessa forma ativam dois conjuntos de LEDs - vermelhos no peito e roxos/laranja/azuis na cabeça e dois efeitos sonoros para o seu ataque especial, dependendo se o botão é segurado ou só apertado.




 As articulações são melhor do que esperado para um combiner desse tamanho, embora ele careça de qualquer movimentação na cabeça. São ratchets e mais ratchets nos ombros, cotovelos, quadris e joelhos, com rotações nas coxas e bíceps. Nada muito excepcional, mas antes de Combiner Wars nos mimar com articulação completa em um combiner, era muito além da norma.



Os kabutos dos outros dois podem ser combinados em um escudo/pistola não muito eficiente.. ou elegante...



Enquanto as armas de combate corpo-a-corpo se juntam em... uma... coisa? O que raios é isso?


 Melhor só usar as espadas, que agora tem o tamanho adequado para o seu design como kunais grandes...

CONSIDERAÇÕES FINAIS



Gekisoumaru é um combiner ambicioso que sofre um bocado por conta do quanto que ele tem que fazer, mas enquanto seus antecessores na mesma linha sofriam de problemas generalizados, seu único grande problema são as proporções na forma de robô - as do leão são perdoáveis por ser adorável e eu não arredo dessa - e a falta de uma rotação na cabeça da forma combinada (o que devo reconhecer , é meio inviável). Infelizmente, a linha não vingou bem o bastante para justificar outra investida da Takara Tomy  nesse sentido ou um lançamento ocidental - o que é uma pena. Seria interessante ver mais trios assim, depois que a Takara pegou o jeito com o leão da terra.

Isso, e ele tem um tubarão na bunda. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário