terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

PS4 terá todos os jogos em versão digital

E parece que minhas especulações junto a um amigo meu estavam certas: segundo uma entrevista de Shuhei Yoshida para o The Guardian, a Sony pretende disponibilizar todos os títulos do PlayStation 4 para download - como já ocorre com o PS Vita.

Francamente, esse direcionamento não me surpreende, e ao que parece Yoshida é da mesma posição que eu: o modelo digital oferece mais flexibilidade e permite que a empresa diversifique os pontos de preço dos jogos.

"Nós estamos movendo nossa plataforma mais e mais para o lado digital", ele explicou. "O PS4 será similar ao PS Vita em que todos os jogos serão disponibilizados como download digital, e alguns também serão lançados em disco". Apesar disso, segundo Jim Ryan, outro executivo da Sony, o BluRay vai continuar sendo a principal plataforma do PS4 - não sei se isso foi pra acalmar quem é contra o modelo digital, ou se alguém não passou o memorando pra ele.

Entre os jogos que serão lançados somente digitalmente, diz Yoshida, está The Witness, um puzzle independente que dificilmente conseguiria um lançamento em mídia física. "Por causa da flexibilidade do esquema de distribuição digital, nós podemos ter mais jogos pequenos que podem ser gratuitos ou custar um punhado de dólares, ou serviços diferentes como Free-to-play ou modelos por assinatura", comentou Yoshida. Esses modelos por assinatura seriam como um serviço de TV a Cabo, diz Yoshida - algo como jogos em nuvem por assinatura? Não entendi muito bem, então é esperar para ver.

O que isso pode significar para o futuro? Acho que o resultado mais direto é não ter que se preocupar mais se o jogo que você quer vai dar as caras em uma loja por perto - isso em si pra mim já seria bom o bastante. Mas a possibilidade de assinar pacotes de jogos, como uma versão melhorada do Playstation Plus, é ainda mais atraente. Que o modelo de certo então. Não nos decepcione, Sony.

Com informações da IGN.com e The Guardian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário