quarta-feira, 21 de março de 2012

Bay faz mudança idiota: fãs exageram na reação

E parece que o consenso geral estava certo: Michael Bay não consegue fazer nada sem se demonstrar um completo babaca - não me levem a mal, eu gostei do primeiro e do terceiro filme de Transformers, mas não quer dizer que eu aprove a conduta de "diretor", vulgo especialista em explosões Bay... Agora, depois de desagradar muita gente com Transformers, ele está pondo as mãos em outra franquia adorada dos 80: Tartarugas Ninja.



Só que elas não serão mais mutantes, não... Não, Bay decidiu ignorar a porcaria do nome da franquia e mudar para tartarugas alienígenas. De outra dimensão. Simplesmente porque blá. A fanbase, obviamente, não ficou nada contente... Raios, o ex-ator de TMNT, Robbie Rist (a voz do Michelangelo nos filmes velhos) publicou uma carta aberta no site TMZ acusando Bay de "estuprar as memórias de infância dos fãs" e de estar "sodomizando os filmes originais" (como se os filmes originais fossem bons, pra começo de conversa... no máximo são passáveis, o primeiro talvez chegue a "bonzinho").


Michael Bay talks Teenage Mutant Ninja Turtles por stuffwelike

E aí é que eu acho que a reação cruzou a linha a muito tempo: essa acusação constante de "estuprar a lembrança" - caras, o desenho e os filmes velhos ainda existem, ninguém está lhes forçando a ver o novo, e para agradar a sua criança (mimada) interior, os fãs das tartarugas tem um novo desenho, uma nova linha de brinquedos e uma nova linha de quadrinhos, junto com a republicação dos velhos...

Para não mencionar o completo absurdo que é comparar uma mudança na origem de quatro personagens com um dos crimes mais desprezíveis que existem... Se Rist tentou ser sarcástico com a comparação, foi uma piada de mal gosto - se foi sincero, ele, e todo mundo que adorou as palavras dele é francamente um idiota, que está contribuindo para a constante misoginia e banalização do estupro que há entre os nerds. Para não mencionar o fato de que os filmes e o desenho "original" fizeram muito pior com o material de origem do que essa mudança pode fazer. Fizeram de uma HQ sombria, cínica e violenta em uma franquia infantil e otimista - e isso é muito mais grave.

Espero que Bay volte atrás na ideia de tartarugas extra-dimensionais, mas por outro lado, embora não concorde com o tom de uma das últimas declarações do mestre das explosões e do roteiro tosco, concordo com a mensagem: relaxem, esfriem a cabeça, é só um desenho... Contanto que Bay não esqueça dos protagonistas para favorecer personagens inúteis de alívio cômico - ainda mais quando a série já tem um pronto - pessoas correndo no por do sol (que ocorre a cada 20 minutos) e explosões, pior que Tartarugas Ninja 3 não pode ser. Espero...

2 comentários:

  1. É, o cara exagerou. Mas tartarugas alienígenas é foda também, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse: mudança idiota, mas a reação foi bem mais idiota - ainda mais levando em conta que o que o filme velho foi muito pior em relação ao material de origem.

      Excluir