quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Juntas Soltas: Titans Return Alpha Trion

Transformers tem um grande número de personagens que, lamentavelmente, não tem sua merecida representação no plástico. Mas poucos ganham da desproporcionalidade entre figuras e narrativa que cerca Alpha Trion.

Responsável pela conversão do jovem estivador Orion Pax em Optimus Prime na série clássica, um dos 13 primeiros Transformers nas continuidades da IDW e de Prime, o grande arquivista da história cybertroniana, um semideus presente em quase todas as continuidades... e desde sua primeira aparição, em 1985, Alpha Trion teve apenas DOIS bonecos lançados no mercado geral: este, lançado este ano em Titans Return, e um menor em Power of the Primes

Ambas não foram bem o que o fandom esperava e causaram polêmica... mas seria a versão de Titans Return... ruim?




TITANMASTER



Comecemos pelo parceiro Titanmaster de Alpha Trion, Sovereign, vulgo G.B. Blackrock, o magnata do ramo tecnológico e sósia de Tony Stark presente nos quadrinhos de Transformers desde os tempos da Marvel. O design como um todo é uma homenagem a Safeguard, o parceiro minicon de Vector Prime. Como muitos dos homens-cabeça, Blackrock é completamente desprovido de tinta - escondendo boa parte de seus detalhes moldados.


Como todo Titanmaster, Stony Tark tem ball joints na cabeça e nos ombros, com um par de dobras: uma nos quadris e uma nos joelhos. Nada muito dinâmico, mas o bastante para uma minifigura dessas.


Como uma cabeça, Sovereign compensa a falta de tinta com uma pintura muito bem detalhada para um rosto igualmente bem definido, incluindo o bigode e barbicha que marcaram o sábio ancião cybertroniano.


FORMA DE LEÃO



A primeira das duas formas alternativas de Alpha Trion é um... leão? Não exatamente, mas é praticamente isso: é um Xiezhi, uma criatura mítica chinesa similar a um leão-unicórnio. A forma é uma homenagem a primeira proposta para uma figura de Alpha Trion, um redeco de Snarl, de Beast Machines, para uma Botcon- que nunca foi produzida. O conceito também foi usado em 2014 como Alpha Trizer (que no fim das contas, era o Cheetor).


Trion conta com uma pintura farta nessa forma, com grafite nas garras, chumbo na juba e nas costas e roxo ao redor dos olhos, remetendo à "máscara" da forma de robô. O visual é bem mais orgânico do que a média dos beastmodes - e em um feito raro, não parece um rejeito de Zoids


As articulações nesse modo se resumem aos joelhos e pulsos dianteiros, com rotações e dobradiças em ambos. Não é nada muito dinâmico, mas é mais do que a média dos alt-modes animais.


Sovereign pode se sentar confortavelmente no cockpit nas costas do Xiezhi...


... que fechado lembra vagamente uma cabeça de leão. A "torre" ao redor do cockpit conta com uma miríade de armas moldadas.


O modo pode ser complementado encaixado uma de suas armas - um canhão triplo - sobre a cabine. A outra arma, uma espada, já é usada como a cauda. Além disso, como os punhos formam a mandíbula, Alpha Lion pode segurar armas na boca.


FORMA DE NAVE



Como todo Voyager da linha, Alpha Trion é um Triple Changer - e sua segunda forma alternativa não poderia ser mais diferente de sua primeira. O leão orgânico e cheio de curvas dá lugar a uma espaçonave angular e com poucos indícios de sua outra configuração (a menos que você olhe por baixo, isso é).  Em contrapartida, a nave conta com pouquíssimas aplicações de tinta, em sua maioria remanescentes do modo animal. 


As patas traseiras da forma de leão viram um conjunto de exaustores e lançadores na lateral da nave. O convés conta com seis silos de mísseis esculpidos em sua superfície, sem tinta para destacá-los. A configuração faz homenagem a outra figura exclusiva do personagem, esta lançada: um retool de Vector Prime para a Botcon de 2007. 


O que era a cabine do Xiezhi agora é a ponte de comando da belonave, tornando as armas sugeridas pelo design ainda mais óbvias.


Há um ar de "nave capitânia de Gundam" nessa configuração - e as cores me remetem a Dogosse Giar, de Zeta Gundam. A proa conta com um pezinho para mantê-la erguida, enquanto a popa se sustenta sobre o que eram as patas dianteiras do Xiezhi.


O canhão triplo serve como torre principal, com espaço para um Titan Master. A conexão permite que ela vire 270º antes de bater na torre de comando. 


A espada pode ser encaixada na lateral para um ridículo visual "nave com uma espada". Infelizmente, não há maneira melhor de encorporar a arma nessa configuração. 


O convés da nave conta com quatro conectores para Titan Masters, o bastante para uma pequena festa de caras que viram cabeças (que eu faria, se tivesse mais titan masters aqui em Jaraguá).


E é claro, dá para remover a torre... resultando em uma tábua voadora. Just because.

FORMA DE ROBÔ



A forma humanóide de Alpha Trion é bem diferente do que se esperava... Ao invés de um velho ancião decrépito, temos...


TRION O BÁRBARO. Dá para dizer que isso seria Alpha Trion em sua juventude, antes dele virar um ancião recluso; A figura é encorpada, musculosa e fartamente detalhada, com detalhes que sugerem um guerreiro medieval - ou um viking - trajando uma capa de peles sobre os ombros. O que mantém o padrão de toda figura que eu tenho com alt-mode de leão ter um tema de fantasia...


O cristal no peito de Alpha Trion engatilha o gimmick obrigatório para dar volume à cabeça dos Voyagers, no caso um par de chifres que fortalecem o visual "viking", "bárbaro" ou "anão" de literatura barata da figura. Ao contrário dos outros gimmicks do tipo, é necessário segurar o botão na hora de baixar os chifres.


A cabeça é muito mais expressiva, detalhada e humanizada do que o normal para um Transformer...


Enquanto o peito é cheio de filigranas, runas e símbolos que dão um ar majestoso ao arquivista dos 13...


As articulações são melhores do que a média para Titans Return: rotações nos bíceps, pulsos, coxas e pescoço, juntas universais nos quadris e ombros (rijas, no caso dos quadris) e dobradiças nos cotovelos e joelhos. Infelizmente, falta rotação na cintura e os detalhes volumosos atrapalham algumas poses...

A espada que formava a cauda da forma de animal dá um toque extra ao design e aproveita muito bem suas articulações. A arma é cheia de detalhes moldados e conta com pintura farta na empunhadura (embora a tinta seja um tanto grossa). Trion é capaz de erguê-la com as duas mãos, mas não de empunhá-la em outras poses deste jeito. 


O canhão triplo pode ser armazenado nas costas, complementando o saiote frontal...


Ou simplesmente empunhado como uma arma de mão. Seria bom se houvesse como usá-lo como um escudo, mas é a vida.

CONSIDERAÇÕES FINAIS


OK, Alpha Trion não é o que todo mundo esperava - ou melhor, não é o que ninguém esperava, afinal ninguém pensa "Bárbaro parrudo" ao ouvir Alpha Trion. Mas quer saber? Danem-se as expectativas, Alpha Trion é um dos melhores lançamentos da linha - e uma das mais criativas figuras em uma franquia lamentavelmente estagnada. Que venham mais coisas assim malucas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário