quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Juntas Soltas: Jin Jiang 004Z Gang Ba

Ah, as maravilhas do mercado não oficial de Transformers. Onde a Hasbro e a Takara fracassam ou nem tentam, não faltam empresas para fazer o que a fanbase espera (ou não espera). Entre as figuras mais pedidas pelo fandom desde os idos tempos de Classics estavam os Dinobots, e não faltaram empresas para tentar trazer os dinos Autobots para os tempos modernos antes de sua inesperada volta em Age of Extinction. 
Uma das empresas que tentou e desistiu (antes de tentar denovo) foi a TFC Toys, que surpreendeu o fandom com renders dos cinco Dinobots em 2011, seguidos por protótipos no mesmo. O tempo passou e os dinos da TFC não deram as caras até 2014, quando foram vendidos para a chinesa Jin Jiang Toys, que os lançou como parte da linha de brinquedos do desenho Star Cat... e no mesmo ano, aproveitando o sucesso de Age of Extinction, o quinteto foi relançado com novos nomes nas cores da linha da Hasbro. E é desta segunda e "melhorada" (mas nem tanto) versão que falamos nessa sequência, começando pelo suposto "líder" do grupo, Gang Ba ("Tirano de Aço"), sua interpretação do T-Rex Grimlock, repintada do anterior Ba Wang Long ("Lagarto Rei" ou "Tiranossauro", literalmente).


T-REX



Comecemos pelo óbvio: em sua forma alternativa, Gang Ba é um imenso Tirannosaurus rex robótico, de tamanho similar ao Grimlock Leader Class de Age of Extinction. Ao contrário do que seria de se esperar em um boneco chinês, não há grandes buracos ou falhas no molde, embora a pintura seja um tanto desleixada. O plástico não é tão firme quanto de outras figuras "extra-oficiais", mas está longe de ser plástico de KO, sendo um ABS firme e resistente, quase ao nível do usado pela HasTak.


A articulação é básica, mas funcional: ball-joints nos braços, juntas universais nos quadris, uma rotação na cintura, abertura na boca e uma dobra no joelho, assim como pequenos ajustes nos calcanhares. Infelizmente, os quadris são extremamente moles, o que dificulta muita coisa...


Mas não o impede de dar uma de dinosaur comics caso dê vontade.

Dentro da boca, um extra: um par de canhões que, ao contrário das pernas, são incrivelmente difíceis de mexer. Graças a legislação mais "folgada" da china, os dentes são consideravelmente afiados. Os olhos contam com light-piping laranja.

FORMA DE ROBÔ 


Gang Ba tem um visual que consegue simultaneamente parecer com um Transformer... e com alguma linha de brinquedos que nem tenta ser Transformers. A transformação é basicamente o oposto do personagem que lhe serve de base: onde Grimlock tem uma cabeça de T-Rex nas costas, Gang Ba a tem no peito. Onde Grimlock forma a cauda com as pernas e as pernas com os braços, Gang Ba forma o pescoço com os braços e as pernas com... as pernas. O resultado é funcional, retrô e marcante.


A articulação é básica, porém completa: ratchets nos ombros, bíceps duplos, rotações no pescoço e na cintura e as mesmas articulações das pernas do T-Rex, com os mesmos problemas e algumas limitações novas causadas pelas placas nas canelas.


Junto com um novo: a falta de movimento lateral nos braços. Há uma rotação nos bíceps e uma muito limitada nos pulsos, mas não há abertura nos ombros, característica que só afeta ele dentre os cinco.


Os dinobots da Jin Jiang se destacam por não terem acessórios "deles", vindo com parte do kit Infinity Warfare da Junkion Blacksmith. Fora as armas modulares, Gang Ba dispõe de um escudo composto pela cauda do T-Rex. Os acessórios que vem na embalagem individual do grandalhão são uma lâmina de machado, um cabo e uma lâmina de espada.


 A falta de armas específicas para cada membro não é exatamente um problema quando se tem a equipe inteira e permite a criação de coisas como o machadão acima.


Visto de costas, Gang Ba revela uma parte do gimmick que unifica a equipe...

Gang Ba forma o tronco da forma combinada da equipe... seja qual for o nome dela; a versão anterior, de Star Cat, levava o nome de "Ares". Sobre a combinação, falaremos outra hora. 

Considerações finais

Gang Ba fica em uma categoria estranha. Não é realmente um Knockoff, mas está longe da qualidade que marca a maioria dos produtos não licenciados de Transformers. É evidente que esse segundo lançamento do molde projetado pela TFC e comprado pela Jin Jiang não passou de uma tentativa de lucrar rápido em cima do sucesso do filme - tanto que as caixas do quinteto levam arte do filme. Mas ao mesmo tempo, O grupo tem um charme único que demonstra empenho combinado com falta de controle de qualidade. Antes de tudo é um brinquedo, não um "colecionável de alto nível" - ao contrário da maioria dos seus primos não oficiais. 



E é essa falta de controle de qualidade que mata um boneco bonito e bem pensado. Por melhor que seja o molde e o deco dele, Gang Ba sofre com falta de QC. As juntas são ou moles demais ou duras ao ponto de darem medo, vários parafusos tiveram que ser apertados para que ele ficasse em pé, buracos estão no tamanho errado, a pintura está cheia de erros... 

Em suma, Gang Ba é o que acontece quando se pega o tipo de engenharia que marca as 3rd Parties... e a larga nas mãos de uma empresa de brinquedos chinesa. Inesperadamente, como veremos com os outros membros, Gang Ba também é a perna bamba da equipe - ao contrário do que se esperaria de um Grimlock. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário