terça-feira, 30 de agosto de 2011

Critica : X-men First Class

Depois dos fiascos que foram X-men 3 : O Confronto Final e X-Men Origens : Wolverine, não tinha grandes esperanças para Primeira Classe, e tenho que admitir que fui pego de surpresa.

Embora viole brutalmente quase toda a continuidade tanto dos quadrinhos quanto dos filmes, X-men First Class é um filme legitimamente bom. Ao contrário de X-men 2, um filme de quadrinhos bom, mas fraco como filme por si só, First Class é muito superior como cinema, e não como adaptação de quadrinhos. Certas liberdades imensas foram tomadas com alguns personagens, mas nada que se compare aos absurdos feitos pela própria editora Marvel na linha Ultimate.

Narrando o inicio dos X-men e a "queda" do Magneto, First Class peca apenas pela atuação de Kevin Bacon como o Vilão Sebastian Shaw - Não que Bacon esteja ruim, mas comparado com Michael Fassbender e James Mcavoy, fica um tanto apagado, e ouvir  Bacon falando em alemaõ é uma experiência pouco agradável. 

O ator celto-alemão Michael Fassbender é tranquilamente o ponto alto do filme : Sua atuação como Erik Lensherr/Magneto é tudo o que o personagem deveria ter sido nos três filmes anteriores. Nada contra Ian McKellen, mas há uma dissonância extrema entre o Magneto "realista" dos três primeiros filmes, e o "velho bombado" dos quadrinhos, e creio que seria melhor se o papel continuasse nas mãos hábeis de Fassbender.

Embora tenha todo o tom trágico que se espera de um personagem cuja essência está no horror do holocausto, a trama que cerca o personagem é a da corrupção - mais especificamente, como um monstro gerado por uma tragédia não deixa de ser um monstro."Eu já estive a merce de homens que estavam apenas obedecendo ordens - Nunca mais" nada define melhor Magneto do que esta fala. O filme inteiro poderia ser apenas Erik caçando nazistas, e não deixaria de ser ótimo.

Do outro lado da questão mutante,  First Class mostra um Charles Xavier... diferente. Muito distante do mentor representado pelo genial (e mal aproveitado) Patrick Stewart nos três primeiros filmes, o Xavier de McAvoy é irresponsável, sarcástico e pouco ético. O tipo de pessoa que usaria de telepatia para catar mulheres em um bar, e estranhamente apegado ao cabelo que inevitavelmente perderia.

Porém, a escolha de personagens secundários não poderia ser mais estranha. É compreensivel a ausencia dos personagens dos filmes anteriores, pois este se passa em 1962, mas não vejo motivos para escolher apenas membros da lista "C" dos X-men. Destrutor? Aceitável no lugar do Ciclope. Banshee? Ok, acho. Mistica? Seria inaceitavel se ela não estivesse no filme, que dá uma profundidade muito desejada a metamorfa de pele azul. Fera? Ao menos um membro da primeira classe dos quadrinhos, então ok. Agora, Darwin e Angel Salvadore? Dispensáveis, e o ponto mais infeliz do filme : O poder de Darwin (o unico negro na equipe) é o de se adaptar para sobreviver a qualquer coisa - esse é o cara que cresceu uma segunda cabeça para não ser morto por decapitaçaõ nos quadrinhos, e que se teleportou para sobreviver contra o hulk. Ele é o único membro do grupo que morre. Angel Salvadore é a única "proto X-men" a debandar para o lado de Sebastian Shaw, e é a única latina no grupo. Os membros de minorias na equipe ou são vilões (Erik e Angel), ou morrem... por que?

Do lado dos vilões temos January Jones como Emma Frost/ A Rainha Branca, ótima no papel - algumas pessoas reclamaram de falta de emoção na interpretação de Jones, ignorando que a personagem é fria como gelo - ou como um diamante, adequado para alguém que se transforma na jóia (um dos pontos fracos dos efeitos especiais do filme). E os esqueciveis Azazel e Riptide, salvos da lata de lixo pelo filme, mas ainda dispensáveis. Ao menos Azazel tem uma fala e tem seu nome mencionado várias vezes, e tem ótimas cenas de luta, fazendo algo de agradavel com um personagem criado pelo péssimo Chuck Austen. Riptide? Nem sequer um name drop, apenas pose com furacões nas mãos e só. 

Como comentário final, devo dizer que não estou nada animado para a idéia de um X-men 4. Prefiria que a Fox continuasse do ponto em que este parou, mantivesse a série nos anos 60, e continuasse com a estética mais colorida vista em First Class - nada animou mais meu fanboy interno do que as roupas azul e amarelas ridiculas, e a capa listrada do Banshee. Recomendado.

2 comentários:

  1. Olá!
    Parabéns pelo seu blog! Muito bom.
    Gostaria de aproveitar a visita para divulgar o meu blog. Trata-se do contra-afronta.blogspot.com, onde temas como política, cultura, comportamento e cotidiano são abordados, tendo como foco principal os problemas da cidade de Salvador.
    Estou aguardando a sua visita.
    Abraço!

    ResponderExcluir