quarta-feira, 25 de julho de 2018

Juntas Soltas: Human Alliance Sideswipe

Uma das melhores sublinhas dos filmes de Transformers foi Human Alliance, iniciada em Revenge of The Fallen e lamentavelmente cancelada após Dark of the Moon. Marcada por um nível impressionante de detalhes e pequenas figuras humanas não tão boas quanto o boneco principal, a linha foi uma das poucas tentativas de escala na história da franquia.

Mas toda linha tem seus erros, e Human Alliance não é exceção: em meio à figuras de altíssima qualidade com ótima integração com seus parceiros, um certo carro esporte elegante se destacava por não dar tão certo...

Falo é claro de Sideswipe e seu parceiro, Robert Epps (Tyrese Gibson). O boneco em mãos é um KO, mas acredite, os problemas dele não são por conta da reprodução: o original sofre dos mesmos problemas.



FORMA DE CARRO



Sideswipe é um carro conceito corvette Stingray 2009. Todos os problemas que a figura apresenta passam longe dessa forma, tão elegante e vistosa quanto o carro de verdade.










O carro é representado em detalhes, todos fartamente tratados com tinta. Faltou apenas uma placa.



O interior não é tão detalhado, contando apenas com assentos, volante e a sugestão de um painel.

ROBERT EPPS




As minifiguras de Human Alliance - especialmente as da primeira leva - não são muito boas, mas Epps se destaca: as proporções são estranhas, as pernas excessivamente longas - o tronco curto demais, a impressão que fica é de que ele esteja com o cinto na barriga - tudo complementado por um olhar vidrado e aterrador. Isso não parece com Tyrese Gibson, mas com algum tipo de soldado traumatizado.




As proporções fazem com que senta-lo dentro de Sideswipe seja um exercício de frustração. Fazer com que ele segure o volante então...

FORMA DE ROBÔ





Oh boy, por onde começar? Sideswipe está longe de ser o robô esguio e atlético dos filmes: essa versão é um brutamontes bombado com sérios problemas de uso da massa do veículo, dado que...




Ele carrega quase que o carro INTEIRO nas costas. Só as rodas e parte do parachoque traseiro integram a forma de robô. Todo o resto? Kibble. Montes e montes de kibble. E isso tudo afeta o seu equilíbrio.




A cabeça é bem feita e uma das poucas diferenças do KO para o original, perdendo as "tatuagens" do original.




A parte central do rosto pode ser erguida, revelando seu rosto "real": o visto 90% do tempo é uma máscara de batalha e o verdadeiro é.. estranho. Melhor não falar mais nele.




As articulações são efetivamente limitadas por conta da tubulação os quadris e dos pés diminutos. A cabeça conta com um ball joint, os ombros com ratchets universais, enquanto os joelhos, quadris e cotovelos contam com articulações mais simples. Os dedos são articulados e os pulsos e bíceps contam com uma rotação simples.




Como a maior parte da linha, Sideswipe conta com um vasto arsenal embutido. Ao contrário do resto da linha, ele não tem como ocultar a maior parte dessas armas, que começam com suas lâminas nos braços, esculpidas em plástico flexivel e não pintado - uma das poucas partes dele sem tinta. Um conjunto de engrenagens ligadas às rodas permite girar as lâminas junto com o pulso ao movê-las.




O ombro direito conta com um pequeno canhão duplo...




Enquanto o esquerdo conta com um lança mísseis.




A integração com as minifiguras é minima: da pra por elas sentadas nos assentos atrás dos ombros e... é isso.

Conclusões finais. 





Sideswipe é uma figura mediana no máximo em uma linha de figuras excelentes pra cima. Não é precisamente RUIM, mas em meio ao resto de Human Alliance, seu mau uso de massa, proporções estranhas e articulações limitadas chamam a atenção de forma gritante.
Já a mini figura do Epps é uma abominação. Sem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário