segunda-feira, 8 de maio de 2017

Juntas Soltas: Energon Cruellock

Transformers Energon foi uma série estranha. A segunda parte da agora infame "Trilogia do Unicron" foi marcada por uma série de animação incompreensível, mal animada e mal produzida, com cenas de batalha tediosas e um roteiro ainda pior. 

Ao mesmo tempo, foi marcada por uma tempestade de homenagens a personagens clássicos (dentro das limitações do orçamento) combinado com um reaproveitamento de nomes incansável

E como não poderia deixar de ser em uma linha marcada por nostalgia, era óbvio que Grimlock, um dos mais populares personagens de g1, havia de ser "modernizado" em Energon...

E para a surpresa de todos, isso aconteceu em dobro. De um lado, o two-pack Mega Dinobot explicitamente modernizava (com sucesso limitado) o líder dos Dinobots. Do outro, tínhamos esse carinha diminuto: Cruellock, um dos Terrorcons, claramente feito - do nome ao design - como uma homenagem ao Tiranossauro que não ser bozo, ser rei. 

Forma de Dinossauro



Seria de se esperar que uma homenagem ao inesquecível Dinobot Grimlock fosse um tiranossauro, mas esse não é o caso: Cruellock está mais para uma versão robótica do 'Zilla (o "Godzilla" da Tristar), coberto em espinhos e linhas retas, garras cristalinas e uma espada como cauda... Cruellock é um nome apropriado, dado que isso parece ser um animal feito para nada além de violência!

OH PRIMUS, POR QUE EU FUI ABRIR AQUELA PORTA?!

As articulações são limitadas mas funcionais: a boca se abre, os ombros, quadris e cotovelos contam com um ball-joints enquanto os joelhos e calcanhares tem dobras simples. Infelizmente, nada de virar a cabeça, problema que é recorrente com transformers que viram dinossauros. Mas por incrível que pareça, isso é articulação de sobra para a época - era normal entre a classe de tamanho contar apenas com joelhos para os lados ou não ter cotovelos!


A peça que forma a cauda é removível, resultando em um visual mais enxuto...e uma cauda que parece ter sido cortada.

FORMA DE ROBÔ




Como de costume para as figuras básicas de Energon, Cruellock tem uma transformação quase completamente automática, ativada juntando seus quadris. As únicas partes manuais são ajustar as peças da cauda, os quadris e virar a cabeça.  É um esquema básico e que chega ao seu resultado com o mínimo de esforço possível: pernas viram pernas, braços viram braços, a cabeça fica onde estava a velha... O velho problema da cabeça pendurada de quase todo Grimlock e similar é exacerbado aqui: NADA esconde a cabeça de dinossauro, que nem ao menos se move para as costas, pairando atrás da cabeça nova como um chapéu pendurado...

KIBBLE. 
Enquanto a cauda faz o mesmo, sem ter onde ir, ocupando mais espaço horizontal do que o boneco em si. 

A cabeça, por sinal, é uma das mais estranhas na linha, lembrando vagamente (enfase em vagamente) o personagem THE MAXX dos quadrinhos da Image Comics.  


As articulações são as mesmas que na forma de 'Zilla,  com a adição de uma rotação no pescoço. A combinação da forma humanóide com a capacidade de olhar para os lados torna esse conjunto de juntas bem mais prático...


"Pew pew pew"

Como todo boneco da classe Energon, Cruellock vem com um pequeno arsenal portátil: uma estrela de energon (de oito pontas, o padrão Decepticon), uma pistola pequena pistola em plástico transparente...


E uma lâmina imensa que antes compunha sua cauda. As armas usam pinos de 5mm, mas a espada tem alguns problemas para encaixar em suas mãos devido às garras. 

Mim Cruellock ter espadona maior que mim Cruellock.

E como todas as armas da classe Energon, elas podem ser combinadas em um único utensílio de destruição - no caso a terrível "Energon Blade", uma das "Armas supremas de Energon". Uma versão roxa da mesma arma era inclusa com a versão japonesa do Galvatron de Superlink. A arma em si é da altura do boneco - só não sendo maior do que ele devido à cabeça de dinossauro em suas costas. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

"Ufa, acho que escapei dele..."

"'Sup?"
Não me levem a mal: o uso  do kibble aqui é absolutamente terrível, a transformação é a mais preguiçosa o possível e a homenagem à Grimlock se dá na forma de um boneco minúsculo para sua época. A combinação de verde, azul esverdeado e branco também não é das melhores - mas o resultado final funciona e tem charme de sobra. 

No geral, um cara interessante que vira um dos mais odiados redesigns do Rei dos Monstros e uma das melhores partes da tão esquecida linha de Energon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário