terça-feira, 17 de julho de 2018

Juntas Soltas: Revenge of the Fallen Mindwipe

Revenge of The Fallen foi um momento estranho para Transformers: por um lado, tivemos uma das piores peças de ficção da história da franquia e alguns dos designs mais desnecessariamente complicados em seus 34 anos.

Por outro lado, tivemos também alguns dos melhores e mais criativos bonecos nos 34 anos de transformers - por mais que estes viessem acompanhados das estranhas decisões estéticas que marcaram os três primeiros filmes.

Entre eles, vários bonecos restritos a linha de brinquedos, sem aparecer nos filmes - e uma atualização inesperada: Mindwipe, o morcego dentre os três headmasters decepticons de 1987, que ressurgia como um jato intimidador...



FORMA DE VEÍCULO







O mindwipe de geração 1 era um morcego. Forma que não cola no pseudo realismo que marcava os primeiros quatro anos da franquia cinematográfica, que só se permitiu altmodes cybertronianos para um personagem: Megatron. Ao invés disso, temos o equivalente militar para um morcego: uma versão estilizada e futurista de um f-117 nighthawk, coberto de cyberglyph e detalhes em roxo.




Moldado em plástico vermelho translúcido, o cockpit é convincente. Mindwipe conta com 4 trens de pouso - dois deles adjacentes um ao outro - com todas funcionais e um perfil mais esguio e angular do que o avião em que é baseado.

FORMA DE ROBÔ



Mindwipe passa de um avião esguio e angular para um robô igualmente angular que traz à tona o tema de morcego do original. O kibble é limitado às asas e às metades do cockpit. As proporções não são perfeitas: os braços são curtos e grossos e a cintura é fina e delgada, com dimensões quase obarianas, mas o resultado é elegante e poderia ser um robô gigante de um ninja - ou do Batman.



A cabeça é bem detalhada, com pequenos olhos prateados por trás do visor translúcido e uma espécie de "máscara de gás", dando a ele um visual bem... sinistro.


Como todo boneco de RotF, ele conta com um gimmick "mech-alive": ao dobrar as asas, pequenas "lâminas" saltam de sua envergadura. Simples, pouco intrusivo e funcional.


As articulações são dinâmicas e funcionais: os cotovelos contam com juntas duplas, os joelhos com dobras simples, os bíceps, as coxas e a cintura tem rotações, o pescoço conta com um ball joint e os ombros e quadris contam com ratchets universais. Perfeito para poses ninja..


Complementadas por seu segundo gimmick: apertar um botão em cada braço faz com que o kibble de cockpit salte como um par de adagas com empunhadura reversa. O custo disso é a falta de ports de 5mm - que não eram comuns em RotF, mas que ainda assim fazem falta.

Considerações Finais



Mindwipe foi uma boa atualização do hipnotista-vampiro-mané de 1987. A obsessão do filme com tons de cinza fez bem para essa versão "ninja" do morcego-con. Não tem o que falar mal: é um stealth bomber que vira um robô ninja-batman. Do que reclamar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário