terça-feira, 29 de agosto de 2017

Juntas Soltas: Revenge of The Fallen Voyager Starscream

Muitos dos designs cinematográficos de Transformers foram mal recebidos pela fanbase. O já discutido Megatron foi um dos mais mal vistos em 2007, mas nada se compara ao grau de vitriol atraído por seu traiçoeiro braço-direito, Starscream. De um multicolorido F-15, o traíra supremo passou para um monocromático F-22. Sua silhueta clássica e funcional, saída dos tempos de Diaclone, dava lugar a um corpo volumoso e triangular, projetado pelo artista Singaporeano Feng Zhu. Para muitos, não havia nada de Starscream no monstro mecânico de Zhu...

Sua versão em plástico conseguiu ser ainda pior recebida: lançado em 2007, o primeiro "grande" boneco do Starscream cinematográfico era marcado por kibble excessivo, falta de mãos e um gimmick semi-funcional de lançamento de mísseis. Seu esquema de cor monótono de cinza-com-cinza e cinza, fiel ao veículo real - mais apropriado para os dias de hoje - e ao filme, não lhe fazia favores. 

Como aconteceu com quase todos os bonecos dos filmes, Starscream recebeu um molde melhorado em Revenge of The Fallen. Um que prometia resolver todos os problemas do antigo - incluindo um novo esquema de "tatuagens" para quebrar a monotonia do cinza-no-cinza-no-cinza. Mas será que deu certo?


segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Juntas Soltas: Transformers Prime Thundertron

Algumas vezes, as coisas não saem bem como planejado: personagens são projetados, a narrativa é preparada para sua introdução, faz se marketing em cima... e mudanças de última hora levam eles a não darem as caras.

Transformers tem uma longa história disso - de bonecos cancelados a personagens com um papel muito menor do que originalmente planejado, passando por uma linha de trama que começou com um personagem e terminou com outro. Transformers Prime não foi exceção.

Antes do anúncio de Beast Hunters, Prime teria um vilão completamente novo para sua terceira temporada. Líder dos piratas espaciais Star Seekers, Thundertron seria uma nova ameaça para Autobots e Decepticons. Baseado parcialmente no Capitão Ahab de Moby Dick, o capitão da nave Tidal Wave buscava vingança pela de seu mundo durante a grande guerra. O personagem projetado por Emiliano Santalucia até teve foco em um livro - Exiles - mas ao fim das contas, terminou sendo uma inexplicável adição leonina à linha de Prime.


quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Juntas Soltas: Prime RiD Vehicon

Transformers Prime encarou alguns problemas em suas produção. Entre eles, estava o velho dilema moral de se heróis matam ou não - resultante da aura de seriedade da produção, visando uma série "madura" - e as limitações da animação computadorizada, onde cada personagem novo significa um aumento considerável nos custos. Este último marcou Beast Wars e Beast Machines consideravelmente. Energon e Cybertron contornaram o problema com animação mais limitada e texturas mais simples, mas isso estava fora de cogitação para a "superprodução" de Prime...

A solução para os dois problemas veio em uma tacada só: a criação de Decepticons genéricos, estabelecidos como drones sem centelha, de forma que grandes números de inimigos pudessem ser usados sem depender de múltiplos modelos de animação e sem que houvesse dilemas morais quanto à morte dos vilões. Com essa sacada, nasciam os Vehicons. E num caso relativamente raro, esses genericons acabaram saindo como bonecos. Mais de uma vez!

Esse é o segundo lançamento dos Vehicons, como parte da linha Prime Robots in Disguise, de 2011. Embora sejam estabelecidos como drones sem centelha e sem personalidade, esses carinhas de preto tem personalidade de sobra - e o boneco consegue manter isso.


segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Juntas Soltas: Revenge of the Fallen Voyager Megatron

Semana passada, eu falei do Megatron do primeiro filme de Transformers. Por todos os aspectos, uma figura que simplesmente não deu certo. Uma forma de robô tediosa, Gimmicks pouco funcionais e um esquema de cor monótono estavam longe de ser seus maiores problemas. Juntos, ainda eram pouco perto de sua forma de "veículo", digna de um MS transformável de Gundam. Pouco mais do que um robô estirado, a conversão do "Imperador da Destruição" mal se passava por qualquer coisa

Dois anos mais tarde, em A Vingança dos Derrotados, Megatron voltava a vida com um alt mode novo: um tanque cybertroniano. Novamente, havia pouco esforço em fazer do alt-mode um disfarce, mas havia uma conversão de verdade - e desta vez, devido ao ciclo de produção conturbado do filme, os bonecos terminaram radicalmente diferentes do visto no filme. Nosso foco aqui é o tanque "tartaruga" da classe Voyager - diferente do "canhão ambulante" do Leader Class ou do bolo visto na linha de Age of Extinction. 


terça-feira, 15 de agosto de 2017

Juntas Soltas: Movie Voyager Megatron

Poucos personagens passaram por uma variedade tão grande de designs quanto Megatron, e sua incarnação cinematográfica não é exceção à tendência do "imperador da Destruição" de alterar sua forma alternativa de tempos em tempos. Em cinco filmes, Megatron (atendendo em um deles por Galvatron) passou por cinco formas alternativas - e uma quantia ainda maior de bonecos. 

Convertendo-se em um jato cybertroniano em O Último Cavaleiro, a encarnação atual de Megatron tem tido uma recepção excelente por parte da fanbase, em termos de seus bonecos. Mas não é deste design que estamos falando, mas sim do seu primeiro design, de 2007, que também virava um jato alienígena - só um tanto... rudimentar.

A versão aqui vista é  versão lançada no Boxset The Gathering at the Nemesis, de A Vingança dos Derrotados, um redeco do Voyager de 2007. Este Megatron veio com uma versão inalterada de seu mestre, o Fallen, e uma versão azul de Soundwave. 

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Juntas Soltas: Generations Darkmount "Straxus"

O começo de Generations foi marcado por uma bateria de personagens obscuros e ignorados. Enquanto Classics e Universe se focavam em mainstays como Optimus Prime, Starscream, Prowl e Grimlock, Generations abria com um misto de personagens retirados dos quadrinhos e os redesigns do jogo War For Cybertron.

É da primeira categoria que vem "Darkmount" - ou como o personagem realmente se chama, Straxus. Originário dos quadrinhos da Marvel, o tirano de Darkmount existia apenas como um personagem esquecido dos quadrinhos - tão esquecido que a Hasbro conseguiu perder o trademark de seu nome. Que, para a surpresa de todos, no começo de 2010, emergia na forma de um Deluxe.