quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Jogo cancelado vaza vilões de "Os Vingadores"

Enquanto as especulações rolam soltas sobre os vilões do filme dos Vingadores - que estréia no ano que vem - uma série de imagens de um jogo da THQ pode ter revelado não apenas a identidade dos vilões, mas também o design da versão cinematográfica dos... Skrulls. A softhouse estava preparando um jogo tie-in do filme, mas o projeto foi descartado junto com os escritórios australianos da empresa, e várias imagens acabaram vazando para a internet.

Vale lembrar que o design de personagens do artwork e dos modelos vazados da THQ batem muitos mais com os quadrinhos de "Os Supremos" do que com os filmes, mas o curriculum e as contas de Flickr e Twitter de funcionários e ex-funcionários da empresa dizem o contrário - com um caso listando especificamente a adaptação do filme como um título cancelado. Mas isso não significa que não vá sair um jogo de "Os Vingadores", só que a demora vá ser maior. Agora eu quero ver os Kree...

O crédito vai para o site Comics Alliance. 

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Critica : X-men First Class

Depois dos fiascos que foram X-men 3 : O Confronto Final e X-Men Origens : Wolverine, não tinha grandes esperanças para Primeira Classe, e tenho que admitir que fui pego de surpresa.

Embora viole brutalmente quase toda a continuidade tanto dos quadrinhos quanto dos filmes, X-men First Class é um filme legitimamente bom. Ao contrário de X-men 2, um filme de quadrinhos bom, mas fraco como filme por si só, First Class é muito superior como cinema, e não como adaptação de quadrinhos. Certas liberdades imensas foram tomadas com alguns personagens, mas nada que se compare aos absurdos feitos pela própria editora Marvel na linha Ultimate.

Narrando o inicio dos X-men e a "queda" do Magneto, First Class peca apenas pela atuação de Kevin Bacon como o Vilão Sebastian Shaw - Não que Bacon esteja ruim, mas comparado com Michael Fassbender e James Mcavoy, fica um tanto apagado, e ouvir  Bacon falando em alemaõ é uma experiência pouco agradável. 

O ator celto-alemão Michael Fassbender é tranquilamente o ponto alto do filme : Sua atuação como Erik Lensherr/Magneto é tudo o que o personagem deveria ter sido nos três filmes anteriores. Nada contra Ian McKellen, mas há uma dissonância extrema entre o Magneto "realista" dos três primeiros filmes, e o "velho bombado" dos quadrinhos, e creio que seria melhor se o papel continuasse nas mãos hábeis de Fassbender.

Embora tenha todo o tom trágico que se espera de um personagem cuja essência está no horror do holocausto, a trama que cerca o personagem é a da corrupção - mais especificamente, como um monstro gerado por uma tragédia não deixa de ser um monstro."Eu já estive a merce de homens que estavam apenas obedecendo ordens - Nunca mais" nada define melhor Magneto do que esta fala. O filme inteiro poderia ser apenas Erik caçando nazistas, e não deixaria de ser ótimo.

Do outro lado da questão mutante,  First Class mostra um Charles Xavier... diferente. Muito distante do mentor representado pelo genial (e mal aproveitado) Patrick Stewart nos três primeiros filmes, o Xavier de McAvoy é irresponsável, sarcástico e pouco ético. O tipo de pessoa que usaria de telepatia para catar mulheres em um bar, e estranhamente apegado ao cabelo que inevitavelmente perderia.

Porém, a escolha de personagens secundários não poderia ser mais estranha. É compreensivel a ausencia dos personagens dos filmes anteriores, pois este se passa em 1962, mas não vejo motivos para escolher apenas membros da lista "C" dos X-men. Destrutor? Aceitável no lugar do Ciclope. Banshee? Ok, acho. Mistica? Seria inaceitavel se ela não estivesse no filme, que dá uma profundidade muito desejada a metamorfa de pele azul. Fera? Ao menos um membro da primeira classe dos quadrinhos, então ok. Agora, Darwin e Angel Salvadore? Dispensáveis, e o ponto mais infeliz do filme : O poder de Darwin (o unico negro na equipe) é o de se adaptar para sobreviver a qualquer coisa - esse é o cara que cresceu uma segunda cabeça para não ser morto por decapitaçaõ nos quadrinhos, e que se teleportou para sobreviver contra o hulk. Ele é o único membro do grupo que morre. Angel Salvadore é a única "proto X-men" a debandar para o lado de Sebastian Shaw, e é a única latina no grupo. Os membros de minorias na equipe ou são vilões (Erik e Angel), ou morrem... por que?

Do lado dos vilões temos January Jones como Emma Frost/ A Rainha Branca, ótima no papel - algumas pessoas reclamaram de falta de emoção na interpretação de Jones, ignorando que a personagem é fria como gelo - ou como um diamante, adequado para alguém que se transforma na jóia (um dos pontos fracos dos efeitos especiais do filme). E os esqueciveis Azazel e Riptide, salvos da lata de lixo pelo filme, mas ainda dispensáveis. Ao menos Azazel tem uma fala e tem seu nome mencionado várias vezes, e tem ótimas cenas de luta, fazendo algo de agradavel com um personagem criado pelo péssimo Chuck Austen. Riptide? Nem sequer um name drop, apenas pose com furacões nas mãos e só. 

Como comentário final, devo dizer que não estou nada animado para a idéia de um X-men 4. Prefiria que a Fox continuasse do ponto em que este parou, mantivesse a série nos anos 60, e continuasse com a estética mais colorida vista em First Class - nada animou mais meu fanboy interno do que as roupas azul e amarelas ridiculas, e a capa listrada do Banshee. Recomendado.

Aliens? ... não, fantasmas de cientistas, diz Bogleech

O biólogo/ilustrador/cara bizarro Jonathan Wocjik, do site Bogleech criou uma hipotese "interessante" para encontros imediatos com extra terrestres: FANTASMAS DE CIENTISTAS. Vale a pena uma checada nos bizarrissimos quadrinhos, e nos excelentes artigos do site - mas ficam os dois avisos : é só em inglês, e Wocjik tem uma intensa paixão pelo bizarro, pertubador e desconfortante.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Roteirista de Infiltrados renovará Sin CIty

De acordo com o site Hollywood Reporter, o roteirista William Monahan, do excelente "Infiltrados" foi convocado para a importante tarefa de preparar o roteiro final do segundo filme de Sin City. A obra de Robert Rodriguez e Frank Miller está em pré produção desde 2005, e já passou por diversas alterações. Rumores em circulação desde o início do projeto afirmam que a trama vai se centrar na história "A Dame to Kill", com Angelina Jolie no papel da protagonista Ava, mas Miller mencionou algumas vezes estar trabalhando em uma nova história envolvendo a stripper Nancy Callahan - interpretada por Jessica Alba - especificamente para o segundo filme.

É esperar para ver se Monahan será capaz de adaptar o estilo sujo e não linear de Miller para as telonas - tarefa na qual a experiência de Infiltrados certamente deve ajudar.

Modok para o próximo filme do Capitão América?


isso é um tanto ofensivo...
De acordo com o site Comic Book Resources, os roteiristas de Capitão América: O Primeiro Vingador (Recomendo) Christopher Markus e Stephen McFeely expressaram o desejo de incluir não apenas Sharon Carter e o Falcão no segundo filme do herói, mas também de incluir o rídiculo vilão Modok - sabe, aquele cabeção flutuante da IMA.

Por razões óbvias, é pouco provável que o mais rídiculo dos vilões da Marvel tenha sua chance nas telonas - mas Markus fez questão de indicar um ator para caso os estúdios da Casa das Idéias mudem sua opinião : Peter Dinklage, de Game of Thrones. Francamente, acho mais provável vermos um Armin Zola fiel aos quadrinhos, com seu peito de tv, do que vermos o Modok, mas quem sabe.

domingo, 28 de agosto de 2011

ComiXology terá HQs da DC junto com as bancas

No final deste mês, o site ComiXology, com versões digitalizadas de HQs, estará disponibilizando as revistas da DC Comics junto com o lançamento delas nas bancas americanas, e não meses depois - finalmente oferecendo a DC um meio de concorrência com o serviço Marvel Digital, da concorrente Marvel Comics, e que oferece as revistas mediante mensalidade, e não através da venda de edições. A notícia foi divulgada em vários sites de quadrinhos, e o portal de entretenimento do Terra fez uma entrevista com o criador do site, John Roberts.

Agora se eu ao menos tivessem uma conta do ComiXology... Já tenho acesso ao Marvel Digital, cortesia do meu bom amigo Chris Mountenay.

Irritado, Marko Djurdjevic abandona a Marvel.

A Marvel acaba de perder mais um ótimo desenhista...
Pois então, no painel do "Espirito de Equipe" Quarteto Fantástico da Fan Expo, o desenhista Marko Djurdjevic - responsável pelo recente redesign da equipe, após a morte do Tocha Humana - anunciou sua demissão da Casa das Idéias - causando constrangimento no meio da apresentação, justamente sobre trabalho em equipe.

De acordo com o artista, a empresa nunca botava ele para trabalhar com gente que ele gostasse, interferia no seu processo criativo, e ao contrário de quando ele trabalhava com animação ou games, não permitia que ele fizesse uso de sua criatividade.

Marko partiu do painel afirmando que a Marvel era um buraco para artistas, e que se deixassem ele fazer o que queria, e não o que os roteiristas ou editores exigiam, os resultados surpreenderiam até ele mesmo. Para o alívio dos fãs, o atual roteirista do quarteto, Jonathan Hickman, disse que embora Marko estivesse "no meio de um divórcio com a Marvel", o mesmo não valia para ele - ainda bem, pois caso o contrário, o título precisaria de mais uma reformulação geral. A cobertura completa do painel - e da demissão de Djurdevic - pode ser lida (em inglês) no Site CBR.

X- Porcos?

Mais uma curiosidade no mundo dos quadrinhos : O desenhista Ian Andersen, do blog Citric Comics, recentemente publicou uma série de ilustrações reimaiginando os X-men como... porcos. Eu conheço Peter Porker, o presunto aranha, e quem pode esquecer do Porco Aranha, dos simpsons, mas isso já é ridiculo... e adorável.


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O Reboot da DC sob a ótica indie...

Para quem está meio frustrado, ou como eu, irritado com o cada vez mais próximo reboot dos quadrinhos da DC Comics, aqui vai uma boa sugestão para aliviar os animos : O blog DC Fifty-Too, que traz os personagens da editora mais velha do ramo pela mão dos nomes de maior destaque nos quadrinhos independentes - e que nos ultimos dias está escrachando com o "reset" da editora

 As capas resgatam vários personagens esquecidos da DC, não se restringindo aos super-heróis, e vão desde os tons mais "dark" até estilos "família" mais leves. Vale pela criatividade, no mínimo, e pra conhecer alguns dos personagens mais "excêntricos" da editora, como a dupla "Blondie&The Ape" - A loira e o macaco - e o Heckler - o zombeteiro.
Não ajuda muito os recentes comentários do ex-editor chefe da DC, Dan Didio, de que o reinicio do universo DC é porque "as pessoas estão abandonando super heróis mesmo" - indicando o que já era transparente para os fãs - O fato de que o Didiota não dava a mínima para a qualidade do material, como provou ao ordenar o rídiculo Countdown.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

terça-feira, 23 de agosto de 2011

ESTÁ VIVO!

O cartunista americano James Dunbar lançou recentemente a HQ/Livro Infantil (é díficil definir) It's Alive!, uma introdução à origem da vida na terra, de maneira simplificada, mas não imbecilizada. O livreto está disponível gratuitamente no site, ou encadernada por US$ 15,95. Dunbar já havia feito um livro de iniciação científica em quadrinhos com a Graphic Novel BANG!, lançada em abril do ano passado. 

Infelizmente os dois livrinhos só estão disponíveis em inglês - por ora, mas um lançamento em português é pouco provável, em vista que os dois livros foram publicações completamente independentes, divulgadas via web. A fonte da notícia é o blog Bad Astronomy,do astrônomo (e não astrólogo) e nerd  Phil Plait - vale uma visita, aos dois.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Eu apoio o novo Homem-Aranha, e você?

Como a maioria dos fãs já devem estar sabendo, o Homem-Aranha do universo Ultimate não é mais o bom e velho Peter Parker. Ao invés do clássico, temos agora o novato Miles Morales, um rapaz negro, filho de uma porto-riquenha, e que assume o "cargo" após a morte de Parker.

Morales é o protagonista do novo título do herói, Ultimate Comics: Spider-Man, que chega as bancas americanas no mês que vêm, mas não é o único personagem tentando fechar o buraco deixado pelo cabeça de teias.

Mas porque eu apoio Miles? A única coisa que eu consigo ver como uma critica válida ao personagem, que parece ter causado chiliques na blogosfera, é o fato dele não ser Peter Parker. Olhando todo o subtexto do Homem-Aranha - a vida no subúrbio de classe média-baixa, as dificuldades financeiras, a eterna posição de "underdog" na vida social - o personagem me parece muito mais condizente com a realidade dos jovens negros e latinos - e me atrevo a dizer que o único motivo pelo qual o original não era negro é por que os quadrinhos dos anos 60 não aceitavam nenhum personagem negro que não tivesse "negro" no nome ou uma temática africana ou do gueto.

Então digo o seguinte: parabenizo a Marvel pelo novo Homem-Aranha - só lamento que o personagem não esteja no novo desenho do herói, que estréia em 2012 no Disney XD (embora a série seja baseada no universo Ultimate), e temo que em alguns anos Parker seja ressucitado e Morales caia no esquecimento. E mais: a forte rejeição ao personagem mostra bem o porque as HQs precisam de um Homem-Aranha negro - agora, Marvel, podemos ter Runaways e Young Avengers de volta, ou é muito pedir que os únicos grupos onde minorias não eram caricaturas voltem ao mercado?

domingo, 21 de agosto de 2011

Bruce Willis vai estar no novo G.I. Joe?

Afinal, quem será o personagem de Willis?
Por enquanto são só boatos, mas de acordo com o Twitter do ator Dwayne "The Rock" Johnson, o astro da série "Duro de Matar" se juntou ao elenco do novo filme dos Comandos em Ação - ou G.I. Joes, como os bonequinhos são chamados nos EUA.

Dwayne postou a informação neste sábado, congrutalando a entrada de Willis em "G.I. Joe - Retribution", onde interpreta o personagem "Heavy Duty" - um especialista em artilharia. Resta saber que personagem será vivido pelo interprete de John McLane - e se os bonecos vão se parecer com o ator, ao contrário do que ocorreu com as figuras do primeiro filme, que mal lembravam os seus equivalentes de carne e osso.


"Santo Terror" de Frank Miller finalmente está a caminho

Após uma série de mudanças, a muito esperada Graphic Novel de Frank Miller (autor dos clássicos Batman : O Cavaleiro das Trevas, Sin City, Ronin) finalmente está para ser publicada. Na semana passada, a Legendary Entertainment divulgou pelo Twitter os cartazes promocionais da obra, que será publicada em setembro.

Santo Terror estava prometida desde 2001, e originalmente iria se chamar "Holy Terror, Batman!". A trama iria mostrar Batman combatendo as forças da Al Qaeda e capturando Osama bin Laden, mas a demora constante de Frank Miller, junto com o fracasso de "All Star Batman&Robin" resultaram no engavetamento do projeto. Agora resta saber como ficou, se o notório desprezo de Miller pelos árabes prejudica a HQ, e se Miller realmente perdeu o toque após os fracassos de "All Star" e de "The Dark Knight Strikes Again" - aqui publicado como "O Cavaleiro das Trevas 2".

Depois do corte você pode conferir o poster, e o preview da Graphic Novel está disponível no site Comic Book Resources. Não há previsão de um lançamento em português de "Santo Terror".

Perigo ou ameaça? Não, só incomodo.

Respondendo as velhas críticas do editor chefe do Clarim Diário, um polonês anônimo resolveu provar que o Homem-Aranha não é uma ameaça, mas sim uma chateação. O indíviduo vestido como o herói percorreu as ruas de Varsóvia "bombardeando" transeuntes com teia, entre outras formas de importunar as pessoas, e postou toda a brincadeira no Youtube.

sábado, 20 de agosto de 2011

Capitão América - Hot Toys


Em um produto mais relacionado com quadrinhos, a Hot Toys anunciou recentemente uma réplica do Capitão América, em sua indumentária do filme. O boneco está disponível para pré encomenda, e conta com o seu icônico escudo, nove mãos diferentes - um par fechado, um par de mãos espalmadas, dois pares distintos para usar o escudo, e uma mão direita feita exclusivamente para segurar sua pistola. Infelizmente, ao contrário do boneco que a empresa lançou para o filme "Batman - O Cavaleiro das Trevas", a réplica não virá com uma cabeça alternativa sem máscara.

Em escala 1/6, a figura está disponível para pré encomenda através da Big Bad Toy Store, e de outras lojas voltadas para colecionadores. Resta saber se a Hot Toys tem planejado um do Lanterna Verde.

Movie Masterpiece Sweeney Todd

Ah, Hot Toys... Quando se trata de artigos para colecionadores, nenhuma empresa supera os chineses da Hot Toys, uma empresa de Hong Kong que, francamente, não produz bonecos, mas sim estátuas perfeitas - e articuladas - de personagens do cinema, de quadrinhos e até de alguns games.

O caso não é diferente com essa réplica do vilão protagonista de "Sweeney Todd - O Barbeiro Demoniaco da Rua Fleet". Com 30 cm de altura, e 36 pontos de articulação, essa representação do personagem de Johnny Depp chega a ser - como todos os bonecos da Hot Toys - assustadora em sua fidelidade.

Vale lembrar que as peças da Hot Toys não são brinquedos - embora o boneco consiga assumir várias poses diferentes, toda a estrutura está sujeita a rasgos e outros estragos se movida demais, e o corpo True Type por baixo das roupas é bastante frágil.

Como todo bom item de colecionador, Sweeney vem com várias mãos diferentes, e vários acesórios para recriar o cenário do filme. As peças de roupa podem ser removidas, se alguém quiser um Sweeney sem jaqueta, por exemplo. A "obra prima" está disponível pelo site da Big Bad Toy Store, mas vale lembrar que por ser um item pintado a mão e projetado nos mais mínimos detalhes, o preço é bastante elevado. Vale apena dar uma olhada no ebay e em outros sites de leilão, para ver se ele não está disponível mais barato no mercado secundário.




As barbas dos quadrinhos

Agora que o Arqueiro Verde perdeu seu épico e clássico cavanhaque com o infâme "reboot" dos quadrinhos da DC, o artista Shamus Beyale preparou um "memorial das barbas" das revistas em quadrinhos. O serviço foi a pedido da loja online Thwipster, em vista de que, afinal, as barbas e bigodes dos personagens de quadrinhos são tanto um símbolo quanto suas insignias, uniformes e apetrechos.

Abaixo você pode conferir alguns dos pelos faciais que figuram nos cartazes que Beyale preparou. A notícia é cortezia do site Comics Alliance.



Novo motoqueiro fantasma vomita balas e urina fogo

Não, você não leu o título errado. O mais recente trailer do segundo filme do Motoqueiro Fantasma mostra o anti-herói com um visual novo, muito superior ao do primeiro - e fracassado - filme. Infelizmente, Johnny Blaze, o alter-ego do "espirito da vingança" continua a ser interpretado por Nicholas Cage.

Os diretores Mark Neveldine e Brian Taylor estão se inspirando nas histórias escritas por Garth Ennis - que foi responsável pelo motoqueiro entre 2005 e 2007 -  com um tom mais "sobrenatural" e menos super-heróico. Durante este período nos quadrinhos, o personagem havia fugido do inferno e estava caçando ninguém menos que o diabo, que havia escapado junto com ele.

Com um visual mais sombrio, o filme promete corrigir as falhas do primeiro, e se há um ponto em que já exibe sucesso é em fazer do personagem algo realmente assustador. Com um visual constantemente em chamas, e coberto pelo que parece ser piche ou xurume, a forma "demoníaca" do motoqueiro é puro combustível de pesadelos. Só dispenso os elementos cômicos exibidos no vídeo - em uma cena, o personagem "engole" uma rajada de balas e as vomita novamente no atirador (obviamente, a munição agora está derretida e em chamas) e em outra tomada, uma criança pergunta à Blaze como ele faz para mijar quando está transformado - e o vídeo corta para o motoqueiro de costas lançando fogo da virilha.

O trailer foi divulgado na última sexta-feira, e o filme entra em cartaz em 17 fevereiro de 2012. Agora resta ver se o resultado vai ser tão ruim quanto o primeiro, ou se este filme se salva.


Thunder, Thunder, Thundercats, HOO!

Depois de 21 anos sem nada de novo, o "clássico" de animação Thundercats está de volta, e com cara nova. No final do mês passado, o Cartoon Network americano estreeou o desenho novo dos guerreiros felinos de Thundera, retomando a velha febre dos "desenhos propaganda", tão comuns nos anos 80.

Como um bom menino nascido no final dos anos 80, eu tenho vagas lembranças do desenho original - eu me lembro bem da música de abertura, e lembro de todos os personagens, mas não tenho nehuma memória especial do desenho em si. Agora, esta nova versão, embora tenha tido um início um tanto fraco, prima pela excelente qualidade visual - não à toa, pois a produção é do estúdio japonês Studio 4ºC, responsável pelos belissímos Transformers Animated e Spriggan - e por um roteiro claramente superior ao original, mesmo que ainda um tanto apagado.

Para quem era fã do original, vale uma espiada, mesmo que por ora seja só por download. Para quem não conhece, mas gosta de animação, é recomendável cautela, pois até agora, as opiniões estão bem dividias na web - mas vale lembrar que o mesmo ocorreu com Transformers Animated e com o genial Avatar: The Last Airbender, duas séries com início fraco, mas que ganharam força conforme a temporada andou.